Agentes Bioativos de Ação Remineralizadora Biomimética

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: TOMAZ, Pedro Luiz Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/46487
Resumo: A cárie dentária é considerada pela OMS a segunda doença mais comum do mundo. Tendo em vista que sua ação se dá pela desmineralização do esmalte feita através da metabolização de carboidratos pelas bactérias do biofilme dental, estabeleceu-se como método eficaz de controle o uso de dentifrícios fluoretados. Os dentifrícios fluoretados são acessíveis e de fácil utilização, o que os torna parte integrante do cuidado individual na prevenção da doença cárie. Porém, mesmo com sua eficácia comprovada, ainda existe a prevalência da doença, o que indica que o uso apenas de fluoreto não é o suficiente. Portanto, diferentes agentes bioativos estão sendo estudados, procurando uma ação que seja auxiliar do flúor, equivalente ou até melhor. Este projeto teve como objetivo realizar um levantamento bibliográfico dos últimos cinco anos sobre os diferentes agentes bioativos obtidos e utilizados no processo de remineralização biomimética dos diferentes tecidos dentais e na modulação da doença cárie, tanto de estudos in vitro como in vivo, bem como suas características físico-químicas. Livros, resenhas e trabalhos de pesquisa originais com foco em estudos in vivo e in situ foram incluídos. As bases de dados PubMed® e Periódicos CAPES® foram utilizadas para a busca na literatura. Diferentes agentes bioativos utilizados para remineralização de esmalte foram abordados nessa revisão, incluindo diversas formas de fosfato de cálcio, bem como peptídeos de automontagem. Dos 275 estudos encontrados, 45 estudos atenderam aos critérios de inclusão e foram utilizados para esta revisão. Os estudos publicados demonstram o potencial dos diferentes agentes bioativos na remineralização biomimética do esmalte. No entanto, mais estudos são necessários para fundamentar os resultados existentes e para estender e refinar a aplicação desses agentes na higiene bucal moderna em humanos.
id Krot_414fc28a9f0c8c6233b2acaa6ae26656
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/46487
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Agentes Bioativos de Ação Remineralizadora BiomiméticaBiomiméticaRemineralizaçãoA cárie dentária é considerada pela OMS a segunda doença mais comum do mundo. Tendo em vista que sua ação se dá pela desmineralização do esmalte feita através da metabolização de carboidratos pelas bactérias do biofilme dental, estabeleceu-se como método eficaz de controle o uso de dentifrícios fluoretados. Os dentifrícios fluoretados são acessíveis e de fácil utilização, o que os torna parte integrante do cuidado individual na prevenção da doença cárie. Porém, mesmo com sua eficácia comprovada, ainda existe a prevalência da doença, o que indica que o uso apenas de fluoreto não é o suficiente. Portanto, diferentes agentes bioativos estão sendo estudados, procurando uma ação que seja auxiliar do flúor, equivalente ou até melhor. Este projeto teve como objetivo realizar um levantamento bibliográfico dos últimos cinco anos sobre os diferentes agentes bioativos obtidos e utilizados no processo de remineralização biomimética dos diferentes tecidos dentais e na modulação da doença cárie, tanto de estudos in vitro como in vivo, bem como suas características físico-químicas. Livros, resenhas e trabalhos de pesquisa originais com foco em estudos in vivo e in situ foram incluídos. As bases de dados PubMed® e Periódicos CAPES® foram utilizadas para a busca na literatura. Diferentes agentes bioativos utilizados para remineralização de esmalte foram abordados nessa revisão, incluindo diversas formas de fosfato de cálcio, bem como peptídeos de automontagem. Dos 275 estudos encontrados, 45 estudos atenderam aos critérios de inclusão e foram utilizados para esta revisão. Os estudos publicados demonstram o potencial dos diferentes agentes bioativos na remineralização biomimética do esmalte. No entanto, mais estudos são necessários para fundamentar os resultados existentes e para estender e refinar a aplicação desses agentes na higiene bucal moderna em humanos.2022-09-01T20:28:29Z2022-09-01T20:28:29Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/masterThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/46487TOMAZ, Pedro Luiz Santosporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-09-01T20:28:29Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/46487Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-09-01T20:28:29falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-09-01T20:28:29Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Agentes Bioativos de Ação Remineralizadora Biomimética
title Agentes Bioativos de Ação Remineralizadora Biomimética
spellingShingle Agentes Bioativos de Ação Remineralizadora Biomimética
TOMAZ, Pedro Luiz Santos
Biomimética
Remineralização
title_short Agentes Bioativos de Ação Remineralizadora Biomimética
title_full Agentes Bioativos de Ação Remineralizadora Biomimética
title_fullStr Agentes Bioativos de Ação Remineralizadora Biomimética
title_full_unstemmed Agentes Bioativos de Ação Remineralizadora Biomimética
title_sort Agentes Bioativos de Ação Remineralizadora Biomimética
author TOMAZ, Pedro Luiz Santos
author_facet TOMAZ, Pedro Luiz Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv TOMAZ, Pedro Luiz Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Biomimética
Remineralização
topic Biomimética
Remineralização
description A cárie dentária é considerada pela OMS a segunda doença mais comum do mundo. Tendo em vista que sua ação se dá pela desmineralização do esmalte feita através da metabolização de carboidratos pelas bactérias do biofilme dental, estabeleceu-se como método eficaz de controle o uso de dentifrícios fluoretados. Os dentifrícios fluoretados são acessíveis e de fácil utilização, o que os torna parte integrante do cuidado individual na prevenção da doença cárie. Porém, mesmo com sua eficácia comprovada, ainda existe a prevalência da doença, o que indica que o uso apenas de fluoreto não é o suficiente. Portanto, diferentes agentes bioativos estão sendo estudados, procurando uma ação que seja auxiliar do flúor, equivalente ou até melhor. Este projeto teve como objetivo realizar um levantamento bibliográfico dos últimos cinco anos sobre os diferentes agentes bioativos obtidos e utilizados no processo de remineralização biomimética dos diferentes tecidos dentais e na modulação da doença cárie, tanto de estudos in vitro como in vivo, bem como suas características físico-químicas. Livros, resenhas e trabalhos de pesquisa originais com foco em estudos in vivo e in situ foram incluídos. As bases de dados PubMed® e Periódicos CAPES® foram utilizadas para a busca na literatura. Diferentes agentes bioativos utilizados para remineralização de esmalte foram abordados nessa revisão, incluindo diversas formas de fosfato de cálcio, bem como peptídeos de automontagem. Dos 275 estudos encontrados, 45 estudos atenderam aos critérios de inclusão e foram utilizados para esta revisão. Os estudos publicados demonstram o potencial dos diferentes agentes bioativos na remineralização biomimética do esmalte. No entanto, mais estudos são necessários para fundamentar os resultados existentes e para estender e refinar a aplicação desses agentes na higiene bucal moderna em humanos.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-09-01T20:28:29Z
2022-09-01T20:28:29Z
2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/masterThesis
format masterThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/46487
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/46487
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672965232984064