Características e benefícios do uso de manejo rotacionado na pecuária de corte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PIMENTEL, Jackson Júnio da Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/62282
Resumo: A produção de bovinos de corte no Brasil e no mundo é uma das principais e maiores práticas dentro do agronegócio, são produzidas cerca de 8,1 milhões de toneladas de carnes com expectativa para que a disponibilidade per capita fique em torno de 25 quilos por habitante/ano, o que mostra ser umas das maiores forças responsável pela economia brasileira. Dentro da pecuária temos vários meios de manejo de pastagens adotados, responsáveis pela nutrição animal. O manejo rotacionado das pastagens é uma técnica responsável por melhorar os meios de produção, sendo possível produzir mais unidades por ano em uma menor área, tendo um aumento positivo na taxa de lotação em comparação ao pastejo contínuo. Sendo o aumento da taxa de lotação um fator favorável aos produtores. Portanto o presente trabalho trata-se de uma revisão de literatura que buscou apresentar os benefícios e características do manejo rotacionado na pecuária de gado de corte, além de evidenciar as vantagens deste sistema bem como as principais estratégias e técnicas da prática. Observando que o manejo rotacionado se sobressai, porque além do aumento da produção de UA em um menor espaço, há vários outros fatores positivos obtidos através do manejo rotacionado de pastagens, o melhor controle do produtor sobre suas forrageiras utilizadas nas áreas de pastejo, sabendo o momento certo da entrada e saída dos animais e tendo um aproveitamento uniforme de toda a forrageira e consequentemente uma melhora na distribuição das excretas, fortalecendo a forrageira para o pastejo seguinte. Assim o manejo rotacionado, proporciona a melhoria no controle sobre o gado e a pastagem, tornando a atividade mais rentável em comparação a outros métodos de manejo, deixando de lado os meios considerados tradicionais.
id Krot_4300f6e35e9dcaea1f0e4bb3d1189ffa
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/62282
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Características e benefícios do uso de manejo rotacionado na pecuária de cortePastejo rotacionadoBovinos de corteForrageiraPecuáriaA produção de bovinos de corte no Brasil e no mundo é uma das principais e maiores práticas dentro do agronegócio, são produzidas cerca de 8,1 milhões de toneladas de carnes com expectativa para que a disponibilidade per capita fique em torno de 25 quilos por habitante/ano, o que mostra ser umas das maiores forças responsável pela economia brasileira. Dentro da pecuária temos vários meios de manejo de pastagens adotados, responsáveis pela nutrição animal. O manejo rotacionado das pastagens é uma técnica responsável por melhorar os meios de produção, sendo possível produzir mais unidades por ano em uma menor área, tendo um aumento positivo na taxa de lotação em comparação ao pastejo contínuo. Sendo o aumento da taxa de lotação um fator favorável aos produtores. Portanto o presente trabalho trata-se de uma revisão de literatura que buscou apresentar os benefícios e características do manejo rotacionado na pecuária de gado de corte, além de evidenciar as vantagens deste sistema bem como as principais estratégias e técnicas da prática. Observando que o manejo rotacionado se sobressai, porque além do aumento da produção de UA em um menor espaço, há vários outros fatores positivos obtidos através do manejo rotacionado de pastagens, o melhor controle do produtor sobre suas forrageiras utilizadas nas áreas de pastejo, sabendo o momento certo da entrada e saída dos animais e tendo um aproveitamento uniforme de toda a forrageira e consequentemente uma melhora na distribuição das excretas, fortalecendo a forrageira para o pastejo seguinte. Assim o manejo rotacionado, proporciona a melhoria no controle sobre o gado e a pastagem, tornando a atividade mais rentável em comparação a outros métodos de manejo, deixando de lado os meios considerados tradicionais.2023-08-31T12:30:18Z2023-08-31T12:30:18Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/62282PIMENTEL, Jackson Júnio da Silvaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-31T12:30:18Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/62282Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-08-31T12:30:18falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-08-31T12:30:18Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Características e benefícios do uso de manejo rotacionado na pecuária de corte
title Características e benefícios do uso de manejo rotacionado na pecuária de corte
spellingShingle Características e benefícios do uso de manejo rotacionado na pecuária de corte
PIMENTEL, Jackson Júnio da Silva
Pastejo rotacionado
Bovinos de corte
Forrageira
Pecuária
title_short Características e benefícios do uso de manejo rotacionado na pecuária de corte
title_full Características e benefícios do uso de manejo rotacionado na pecuária de corte
title_fullStr Características e benefícios do uso de manejo rotacionado na pecuária de corte
title_full_unstemmed Características e benefícios do uso de manejo rotacionado na pecuária de corte
title_sort Características e benefícios do uso de manejo rotacionado na pecuária de corte
author PIMENTEL, Jackson Júnio da Silva
author_facet PIMENTEL, Jackson Júnio da Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PIMENTEL, Jackson Júnio da Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Pastejo rotacionado
Bovinos de corte
Forrageira
Pecuária
topic Pastejo rotacionado
Bovinos de corte
Forrageira
Pecuária
description A produção de bovinos de corte no Brasil e no mundo é uma das principais e maiores práticas dentro do agronegócio, são produzidas cerca de 8,1 milhões de toneladas de carnes com expectativa para que a disponibilidade per capita fique em torno de 25 quilos por habitante/ano, o que mostra ser umas das maiores forças responsável pela economia brasileira. Dentro da pecuária temos vários meios de manejo de pastagens adotados, responsáveis pela nutrição animal. O manejo rotacionado das pastagens é uma técnica responsável por melhorar os meios de produção, sendo possível produzir mais unidades por ano em uma menor área, tendo um aumento positivo na taxa de lotação em comparação ao pastejo contínuo. Sendo o aumento da taxa de lotação um fator favorável aos produtores. Portanto o presente trabalho trata-se de uma revisão de literatura que buscou apresentar os benefícios e características do manejo rotacionado na pecuária de gado de corte, além de evidenciar as vantagens deste sistema bem como as principais estratégias e técnicas da prática. Observando que o manejo rotacionado se sobressai, porque além do aumento da produção de UA em um menor espaço, há vários outros fatores positivos obtidos através do manejo rotacionado de pastagens, o melhor controle do produtor sobre suas forrageiras utilizadas nas áreas de pastejo, sabendo o momento certo da entrada e saída dos animais e tendo um aproveitamento uniforme de toda a forrageira e consequentemente uma melhora na distribuição das excretas, fortalecendo a forrageira para o pastejo seguinte. Assim o manejo rotacionado, proporciona a melhoria no controle sobre o gado e a pastagem, tornando a atividade mais rentável em comparação a outros métodos de manejo, deixando de lado os meios considerados tradicionais.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-08-31T12:30:18Z
2023-08-31T12:30:18Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/62282
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/62282
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672960749273088