Inteligência artificial: possibilidades nos processos de ensino e de aprendizagem

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SHIMASAKI, Rodrigo
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Tese
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/32651
Resumo: Vivemos um momento em que a tecnologia está substituindo progressivamente muitas das atividades do ser humano na execução de diversas tarefas. A Inteligência Artificial (IA) tem dominado as mais diferentes áreas buscando otimizar e facilitar o cotidiano das pessoas. A Inteligência Artificial na Educação torna-se cada vez mais evidenciada, por meio do rápido desenvolvimento de sistemas inteligentes aliados às metodologias inovadoras que potencializam novas formas de ensinar e aprender. Nesse sentido, esta pesquisa buscou organizar o seu escopo de investigação a partir de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) com o objetivo de analisar e discutir as pesquisas realizadas sobre a adoção de programas de inteligência artificial na educação abordando as principais ferramentas que podem ser utilizadas no processo de ensino e aprendizagem. Foram analisadas 19 (dezenove) pesquisas, envolvendo teses e dissertações publicadas no Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD) durante o período de 2015 a 2020. Antes, porém, este estudo apresenta um panorama histórico sobre a trajetória da IA focando as principais definições e suas características. Para subsidiar a análise dos dados coletados pela RSL foi elaborado um constructo teórico sobre a Inteligência Artificial na Educação por meio do diálogo com os estudos de vários pesquisadores nacionais e internacionais, inclusive trazendo questões abordadas nos documentos oficiais brasileiros. Quanto aos resultados da análise desta investigação destacou-se os estudos sobre os Sistemas de Tutores Inteligentes (STI), os chatterbots, a gamificação, quizzes e os Ambientes Virtuais Inteligentes, os quais, através de algoritmos, monitoram o desenvolvimento do aluno e podem até determinar uma iminente desistência. Por outro lado, as análises também evidenciaram alguns aspectos que podem dificultar o avanço da IA na Educação, tais como, a falta de investimentos em estudos e pesquisas para implementação de IA nas escolas e de infraestrutura. Além disso, requer outras demandas, por exemplo, atualização do currículo voltado para o mundo digital e da formação do professor, atentando para o fato de que a IA envolve ensinar a máquina a aprender, e isto implica em propiciar um ensino que possa auxiliar o aluno (o ser humano) a ampliar a dimensão da sua própria aprendizagem.
id Krot_4363970639cc693309568bf57c28659b
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/32651
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Inteligência artificial: possibilidades nos processos de ensino e de aprendizagemInteligência ArtificialTecnologias inteligentesVivemos um momento em que a tecnologia está substituindo progressivamente muitas das atividades do ser humano na execução de diversas tarefas. A Inteligência Artificial (IA) tem dominado as mais diferentes áreas buscando otimizar e facilitar o cotidiano das pessoas. A Inteligência Artificial na Educação torna-se cada vez mais evidenciada, por meio do rápido desenvolvimento de sistemas inteligentes aliados às metodologias inovadoras que potencializam novas formas de ensinar e aprender. Nesse sentido, esta pesquisa buscou organizar o seu escopo de investigação a partir de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) com o objetivo de analisar e discutir as pesquisas realizadas sobre a adoção de programas de inteligência artificial na educação abordando as principais ferramentas que podem ser utilizadas no processo de ensino e aprendizagem. Foram analisadas 19 (dezenove) pesquisas, envolvendo teses e dissertações publicadas no Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD) durante o período de 2015 a 2020. Antes, porém, este estudo apresenta um panorama histórico sobre a trajetória da IA focando as principais definições e suas características. Para subsidiar a análise dos dados coletados pela RSL foi elaborado um constructo teórico sobre a Inteligência Artificial na Educação por meio do diálogo com os estudos de vários pesquisadores nacionais e internacionais, inclusive trazendo questões abordadas nos documentos oficiais brasileiros. Quanto aos resultados da análise desta investigação destacou-se os estudos sobre os Sistemas de Tutores Inteligentes (STI), os chatterbots, a gamificação, quizzes e os Ambientes Virtuais Inteligentes, os quais, através de algoritmos, monitoram o desenvolvimento do aluno e podem até determinar uma iminente desistência. Por outro lado, as análises também evidenciaram alguns aspectos que podem dificultar o avanço da IA na Educação, tais como, a falta de investimentos em estudos e pesquisas para implementação de IA nas escolas e de infraestrutura. Além disso, requer outras demandas, por exemplo, atualização do currículo voltado para o mundo digital e da formação do professor, atentando para o fato de que a IA envolve ensinar a máquina a aprender, e isto implica em propiciar um ensino que possa auxiliar o aluno (o ser humano) a ampliar a dimensão da sua própria aprendizagem.2021-05-11T18:32:28Z2021-05-11T18:32:28Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/32651SHIMASAKI, Rodrigoporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-03T12:12:42Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/32651Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-11-03T12:12:42falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-11-03T12:12:42Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Inteligência artificial: possibilidades nos processos de ensino e de aprendizagem
title Inteligência artificial: possibilidades nos processos de ensino e de aprendizagem
spellingShingle Inteligência artificial: possibilidades nos processos de ensino e de aprendizagem
SHIMASAKI, Rodrigo
Inteligência Artificial
Tecnologias inteligentes
title_short Inteligência artificial: possibilidades nos processos de ensino e de aprendizagem
title_full Inteligência artificial: possibilidades nos processos de ensino e de aprendizagem
title_fullStr Inteligência artificial: possibilidades nos processos de ensino e de aprendizagem
title_full_unstemmed Inteligência artificial: possibilidades nos processos de ensino e de aprendizagem
title_sort Inteligência artificial: possibilidades nos processos de ensino e de aprendizagem
author SHIMASAKI, Rodrigo
author_facet SHIMASAKI, Rodrigo
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SHIMASAKI, Rodrigo
dc.subject.por.fl_str_mv Inteligência Artificial
Tecnologias inteligentes
topic Inteligência Artificial
Tecnologias inteligentes
description Vivemos um momento em que a tecnologia está substituindo progressivamente muitas das atividades do ser humano na execução de diversas tarefas. A Inteligência Artificial (IA) tem dominado as mais diferentes áreas buscando otimizar e facilitar o cotidiano das pessoas. A Inteligência Artificial na Educação torna-se cada vez mais evidenciada, por meio do rápido desenvolvimento de sistemas inteligentes aliados às metodologias inovadoras que potencializam novas formas de ensinar e aprender. Nesse sentido, esta pesquisa buscou organizar o seu escopo de investigação a partir de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) com o objetivo de analisar e discutir as pesquisas realizadas sobre a adoção de programas de inteligência artificial na educação abordando as principais ferramentas que podem ser utilizadas no processo de ensino e aprendizagem. Foram analisadas 19 (dezenove) pesquisas, envolvendo teses e dissertações publicadas no Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD) durante o período de 2015 a 2020. Antes, porém, este estudo apresenta um panorama histórico sobre a trajetória da IA focando as principais definições e suas características. Para subsidiar a análise dos dados coletados pela RSL foi elaborado um constructo teórico sobre a Inteligência Artificial na Educação por meio do diálogo com os estudos de vários pesquisadores nacionais e internacionais, inclusive trazendo questões abordadas nos documentos oficiais brasileiros. Quanto aos resultados da análise desta investigação destacou-se os estudos sobre os Sistemas de Tutores Inteligentes (STI), os chatterbots, a gamificação, quizzes e os Ambientes Virtuais Inteligentes, os quais, através de algoritmos, monitoram o desenvolvimento do aluno e podem até determinar uma iminente desistência. Por outro lado, as análises também evidenciaram alguns aspectos que podem dificultar o avanço da IA na Educação, tais como, a falta de investimentos em estudos e pesquisas para implementação de IA nas escolas e de infraestrutura. Além disso, requer outras demandas, por exemplo, atualização do currículo voltado para o mundo digital e da formação do professor, atentando para o fato de que a IA envolve ensinar a máquina a aprender, e isto implica em propiciar um ensino que possa auxiliar o aluno (o ser humano) a ampliar a dimensão da sua própria aprendizagem.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021-05-11T18:32:28Z
2021-05-11T18:32:28Z
2021
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/doctoralThesis
format doctoralThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/32651
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/32651
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672917833154560