Inteligência artificial: possibilidades nos processos de ensino e de aprendizagem
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/32651 |
Resumo: | Vivemos um momento em que a tecnologia está substituindo progressivamente muitas das atividades do ser humano na execução de diversas tarefas. A Inteligência Artificial (IA) tem dominado as mais diferentes áreas buscando otimizar e facilitar o cotidiano das pessoas. A Inteligência Artificial na Educação torna-se cada vez mais evidenciada, por meio do rápido desenvolvimento de sistemas inteligentes aliados às metodologias inovadoras que potencializam novas formas de ensinar e aprender. Nesse sentido, esta pesquisa buscou organizar o seu escopo de investigação a partir de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) com o objetivo de analisar e discutir as pesquisas realizadas sobre a adoção de programas de inteligência artificial na educação abordando as principais ferramentas que podem ser utilizadas no processo de ensino e aprendizagem. Foram analisadas 19 (dezenove) pesquisas, envolvendo teses e dissertações publicadas no Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD) durante o período de 2015 a 2020. Antes, porém, este estudo apresenta um panorama histórico sobre a trajetória da IA focando as principais definições e suas características. Para subsidiar a análise dos dados coletados pela RSL foi elaborado um constructo teórico sobre a Inteligência Artificial na Educação por meio do diálogo com os estudos de vários pesquisadores nacionais e internacionais, inclusive trazendo questões abordadas nos documentos oficiais brasileiros. Quanto aos resultados da análise desta investigação destacou-se os estudos sobre os Sistemas de Tutores Inteligentes (STI), os chatterbots, a gamificação, quizzes e os Ambientes Virtuais Inteligentes, os quais, através de algoritmos, monitoram o desenvolvimento do aluno e podem até determinar uma iminente desistência. Por outro lado, as análises também evidenciaram alguns aspectos que podem dificultar o avanço da IA na Educação, tais como, a falta de investimentos em estudos e pesquisas para implementação de IA nas escolas e de infraestrutura. Além disso, requer outras demandas, por exemplo, atualização do currículo voltado para o mundo digital e da formação do professor, atentando para o fato de que a IA envolve ensinar a máquina a aprender, e isto implica em propiciar um ensino que possa auxiliar o aluno (o ser humano) a ampliar a dimensão da sua própria aprendizagem. |
id |
Krot_4363970639cc693309568bf57c28659b |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/32651 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
Inteligência artificial: possibilidades nos processos de ensino e de aprendizagemInteligência ArtificialTecnologias inteligentesVivemos um momento em que a tecnologia está substituindo progressivamente muitas das atividades do ser humano na execução de diversas tarefas. A Inteligência Artificial (IA) tem dominado as mais diferentes áreas buscando otimizar e facilitar o cotidiano das pessoas. A Inteligência Artificial na Educação torna-se cada vez mais evidenciada, por meio do rápido desenvolvimento de sistemas inteligentes aliados às metodologias inovadoras que potencializam novas formas de ensinar e aprender. Nesse sentido, esta pesquisa buscou organizar o seu escopo de investigação a partir de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) com o objetivo de analisar e discutir as pesquisas realizadas sobre a adoção de programas de inteligência artificial na educação abordando as principais ferramentas que podem ser utilizadas no processo de ensino e aprendizagem. Foram analisadas 19 (dezenove) pesquisas, envolvendo teses e dissertações publicadas no Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD) durante o período de 2015 a 2020. Antes, porém, este estudo apresenta um panorama histórico sobre a trajetória da IA focando as principais definições e suas características. Para subsidiar a análise dos dados coletados pela RSL foi elaborado um constructo teórico sobre a Inteligência Artificial na Educação por meio do diálogo com os estudos de vários pesquisadores nacionais e internacionais, inclusive trazendo questões abordadas nos documentos oficiais brasileiros. Quanto aos resultados da análise desta investigação destacou-se os estudos sobre os Sistemas de Tutores Inteligentes (STI), os chatterbots, a gamificação, quizzes e os Ambientes Virtuais Inteligentes, os quais, através de algoritmos, monitoram o desenvolvimento do aluno e podem até determinar uma iminente desistência. Por outro lado, as análises também evidenciaram alguns aspectos que podem dificultar o avanço da IA na Educação, tais como, a falta de investimentos em estudos e pesquisas para implementação de IA nas escolas e de infraestrutura. Além disso, requer outras demandas, por exemplo, atualização do currículo voltado para o mundo digital e da formação do professor, atentando para o fato de que a IA envolve ensinar a máquina a aprender, e isto implica em propiciar um ensino que possa auxiliar o aluno (o ser humano) a ampliar a dimensão da sua própria aprendizagem.2021-05-11T18:32:28Z2021-05-11T18:32:28Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/doctoralThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/32651SHIMASAKI, Rodrigoporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-11-03T12:12:42Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/32651Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-11-03T12:12:42falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-11-03T12:12:42Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.none.fl_str_mv |
Inteligência artificial: possibilidades nos processos de ensino e de aprendizagem |
title |
Inteligência artificial: possibilidades nos processos de ensino e de aprendizagem |
spellingShingle |
Inteligência artificial: possibilidades nos processos de ensino e de aprendizagem SHIMASAKI, Rodrigo Inteligência Artificial Tecnologias inteligentes |
title_short |
Inteligência artificial: possibilidades nos processos de ensino e de aprendizagem |
title_full |
Inteligência artificial: possibilidades nos processos de ensino e de aprendizagem |
title_fullStr |
Inteligência artificial: possibilidades nos processos de ensino e de aprendizagem |
title_full_unstemmed |
Inteligência artificial: possibilidades nos processos de ensino e de aprendizagem |
title_sort |
Inteligência artificial: possibilidades nos processos de ensino e de aprendizagem |
author |
SHIMASAKI, Rodrigo |
author_facet |
SHIMASAKI, Rodrigo |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SHIMASAKI, Rodrigo |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Inteligência Artificial Tecnologias inteligentes |
topic |
Inteligência Artificial Tecnologias inteligentes |
description |
Vivemos um momento em que a tecnologia está substituindo progressivamente muitas das atividades do ser humano na execução de diversas tarefas. A Inteligência Artificial (IA) tem dominado as mais diferentes áreas buscando otimizar e facilitar o cotidiano das pessoas. A Inteligência Artificial na Educação torna-se cada vez mais evidenciada, por meio do rápido desenvolvimento de sistemas inteligentes aliados às metodologias inovadoras que potencializam novas formas de ensinar e aprender. Nesse sentido, esta pesquisa buscou organizar o seu escopo de investigação a partir de uma Revisão Sistemática de Literatura (RSL) com o objetivo de analisar e discutir as pesquisas realizadas sobre a adoção de programas de inteligência artificial na educação abordando as principais ferramentas que podem ser utilizadas no processo de ensino e aprendizagem. Foram analisadas 19 (dezenove) pesquisas, envolvendo teses e dissertações publicadas no Banco Digital de Teses e Dissertações (BDTD) durante o período de 2015 a 2020. Antes, porém, este estudo apresenta um panorama histórico sobre a trajetória da IA focando as principais definições e suas características. Para subsidiar a análise dos dados coletados pela RSL foi elaborado um constructo teórico sobre a Inteligência Artificial na Educação por meio do diálogo com os estudos de vários pesquisadores nacionais e internacionais, inclusive trazendo questões abordadas nos documentos oficiais brasileiros. Quanto aos resultados da análise desta investigação destacou-se os estudos sobre os Sistemas de Tutores Inteligentes (STI), os chatterbots, a gamificação, quizzes e os Ambientes Virtuais Inteligentes, os quais, através de algoritmos, monitoram o desenvolvimento do aluno e podem até determinar uma iminente desistência. Por outro lado, as análises também evidenciaram alguns aspectos que podem dificultar o avanço da IA na Educação, tais como, a falta de investimentos em estudos e pesquisas para implementação de IA nas escolas e de infraestrutura. Além disso, requer outras demandas, por exemplo, atualização do currículo voltado para o mundo digital e da formação do professor, atentando para o fato de que a IA envolve ensinar a máquina a aprender, e isto implica em propiciar um ensino que possa auxiliar o aluno (o ser humano) a ampliar a dimensão da sua própria aprendizagem. |
publishDate |
2021 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2021-05-11T18:32:28Z 2021-05-11T18:32:28Z 2021 |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/doctoralThesis |
format |
doctoralThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/32651 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/32651 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1803672917833154560 |