Lesões cervicais não cariosas

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ANDRADE, Marina Sousa
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/46190
Resumo: As lesões cervicais não cariosas (LCNCs) são caracterizadas, sobretudo, pela perda gradual de tecido mineralizado promovida por uma associação de fatores sem o envolvimento de bactérias. Dentre esses fatores, pode-se citar hábitos parafuncionais, ações mecânicas ou corrosivas. Considerando que essas são cada vez mais frequentes acometendo tanto jovens quanto idosos e que as pessoas estão mantendo sua dentição natural até idades mais avançadas e com isso expõem seus dentes aos vários fatores etiológicos da condição por um período de tempo maior é imprescindível que o cirurgião-dentista proporcione prevenção e, sempre que necessário, um bom tratamento para o seu paciente. Nesse contexto, objetivou-se realizar uma revisão de literatura sobre a etiologia e característica das LCNC com ênfase em seu diagnóstico e tratamento. A partir dos estudos analisados foi licito concluir que essas lesões são comumente diagnosticadas pela anamnese detalhada e pelo exame visual e tátil. Enquanto o tratamento e manejo dessas lesões de acordo com a literatura deve ser individualizado considerando a etiologia da lesão, o desconforto ou sensibilidade do paciente, a extensão e profundidade da lesão, e a estética. Dentre as estratégias de intervenção e proservação das LCNCs pode-se citar monitoriamento das lesões, ajuste oclusal, prescrição de placas miorrelaxantes, recomendações quanto a dietas e hábitos parafuncionais, enxertos conjuntivos, recomendações quanto a escovação, e se necessário, recobrimento radicular com sistemas adesivos e restaurações.
id Krot_45481f4d1b5a41965af7f52530f55028
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/46190
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Lesões cervicais não cariosasDesgaste dentárioLesões cervicais não cariosasEstresse mecânicoAs lesões cervicais não cariosas (LCNCs) são caracterizadas, sobretudo, pela perda gradual de tecido mineralizado promovida por uma associação de fatores sem o envolvimento de bactérias. Dentre esses fatores, pode-se citar hábitos parafuncionais, ações mecânicas ou corrosivas. Considerando que essas são cada vez mais frequentes acometendo tanto jovens quanto idosos e que as pessoas estão mantendo sua dentição natural até idades mais avançadas e com isso expõem seus dentes aos vários fatores etiológicos da condição por um período de tempo maior é imprescindível que o cirurgião-dentista proporcione prevenção e, sempre que necessário, um bom tratamento para o seu paciente. Nesse contexto, objetivou-se realizar uma revisão de literatura sobre a etiologia e característica das LCNC com ênfase em seu diagnóstico e tratamento. A partir dos estudos analisados foi licito concluir que essas lesões são comumente diagnosticadas pela anamnese detalhada e pelo exame visual e tátil. Enquanto o tratamento e manejo dessas lesões de acordo com a literatura deve ser individualizado considerando a etiologia da lesão, o desconforto ou sensibilidade do paciente, a extensão e profundidade da lesão, e a estética. Dentre as estratégias de intervenção e proservação das LCNCs pode-se citar monitoriamento das lesões, ajuste oclusal, prescrição de placas miorrelaxantes, recomendações quanto a dietas e hábitos parafuncionais, enxertos conjuntivos, recomendações quanto a escovação, e se necessário, recobrimento radicular com sistemas adesivos e restaurações.2022-08-24T20:34:29Z2022-08-24T20:34:29Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/46190ANDRADE, Marina Sousaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-24T20:34:29Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/46190Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-08-24T20:34:29falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-08-24T20:34:29Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Lesões cervicais não cariosas
title Lesões cervicais não cariosas
spellingShingle Lesões cervicais não cariosas
ANDRADE, Marina Sousa
Desgaste dentário
Lesões cervicais não cariosas
Estresse mecânico
title_short Lesões cervicais não cariosas
title_full Lesões cervicais não cariosas
title_fullStr Lesões cervicais não cariosas
title_full_unstemmed Lesões cervicais não cariosas
title_sort Lesões cervicais não cariosas
author ANDRADE, Marina Sousa
author_facet ANDRADE, Marina Sousa
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ANDRADE, Marina Sousa
dc.subject.por.fl_str_mv Desgaste dentário
Lesões cervicais não cariosas
Estresse mecânico
topic Desgaste dentário
Lesões cervicais não cariosas
Estresse mecânico
description As lesões cervicais não cariosas (LCNCs) são caracterizadas, sobretudo, pela perda gradual de tecido mineralizado promovida por uma associação de fatores sem o envolvimento de bactérias. Dentre esses fatores, pode-se citar hábitos parafuncionais, ações mecânicas ou corrosivas. Considerando que essas são cada vez mais frequentes acometendo tanto jovens quanto idosos e que as pessoas estão mantendo sua dentição natural até idades mais avançadas e com isso expõem seus dentes aos vários fatores etiológicos da condição por um período de tempo maior é imprescindível que o cirurgião-dentista proporcione prevenção e, sempre que necessário, um bom tratamento para o seu paciente. Nesse contexto, objetivou-se realizar uma revisão de literatura sobre a etiologia e característica das LCNC com ênfase em seu diagnóstico e tratamento. A partir dos estudos analisados foi licito concluir que essas lesões são comumente diagnosticadas pela anamnese detalhada e pelo exame visual e tátil. Enquanto o tratamento e manejo dessas lesões de acordo com a literatura deve ser individualizado considerando a etiologia da lesão, o desconforto ou sensibilidade do paciente, a extensão e profundidade da lesão, e a estética. Dentre as estratégias de intervenção e proservação das LCNCs pode-se citar monitoriamento das lesões, ajuste oclusal, prescrição de placas miorrelaxantes, recomendações quanto a dietas e hábitos parafuncionais, enxertos conjuntivos, recomendações quanto a escovação, e se necessário, recobrimento radicular com sistemas adesivos e restaurações.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-08-24T20:34:29Z
2022-08-24T20:34:29Z
2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/46190
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/46190
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803673009940070400