Autismo nas academias

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RODRIGUES, Rodolfo Penteado
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/42912
Resumo: Este trabalho abordou sobre pessoas com autismo que frequentam academias e teve como objetivo geral abordar os benefícios da prática de atividades físicas em academias para alunos autistas. A metodologia adotada foi a revisão da literatura com método de pesquisa bibliográfica qualitativa e descritiva. A literatura pesquisada descreve que a o autismo pode ter origem genética ou ser o resultado de um relacionamento familiar sem afetividade. Desses dois princípios originaram-se duas correntes: a da biologia, que atribui as causas do autismo às condições genéticas, e a da psicanálise, que explica o autismo pelas condições emocionais deficientes presentes no ambiente familiar. Verificou-se que não há cura para o autismo, mas tratamentos que amenizam as características dessa patologia, já que se trata de um transtorno crônico e complexo. A atividade física foi apontada pelos autores consultados como um recurso importante para minimizar as consequências do transtorno de espectro autista (TEA), apresentando benefícios que vão além da esfera física, contribuindo também para melhorar a qualidade de vida social do portador de TEA. Concluiu-se que quanto mais cedo os sintomas do TEA forem tratados, melhores resultados serão obtidos em relação ao desenvolvimento motor, sensorial, cognitivo e social, e frequentar academias está inserido nesse contexto.
id Krot_45a28a1b97cabf3dd297cd4810def91f
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/42912
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Autismo nas academiasAcademiaTranstorno do Espectro do AutismoTEAEducação físicaEste trabalho abordou sobre pessoas com autismo que frequentam academias e teve como objetivo geral abordar os benefícios da prática de atividades físicas em academias para alunos autistas. A metodologia adotada foi a revisão da literatura com método de pesquisa bibliográfica qualitativa e descritiva. A literatura pesquisada descreve que a o autismo pode ter origem genética ou ser o resultado de um relacionamento familiar sem afetividade. Desses dois princípios originaram-se duas correntes: a da biologia, que atribui as causas do autismo às condições genéticas, e a da psicanálise, que explica o autismo pelas condições emocionais deficientes presentes no ambiente familiar. Verificou-se que não há cura para o autismo, mas tratamentos que amenizam as características dessa patologia, já que se trata de um transtorno crônico e complexo. A atividade física foi apontada pelos autores consultados como um recurso importante para minimizar as consequências do transtorno de espectro autista (TEA), apresentando benefícios que vão além da esfera física, contribuindo também para melhorar a qualidade de vida social do portador de TEA. Concluiu-se que quanto mais cedo os sintomas do TEA forem tratados, melhores resultados serão obtidos em relação ao desenvolvimento motor, sensorial, cognitivo e social, e frequentar academias está inserido nesse contexto.2022-06-20T20:43:31Z2022-06-20T20:43:31Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/42912RODRIGUES, Rodolfo Penteadoporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-20T20:43:31Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/42912Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-06-20T20:43:31falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-06-20T20:43:31Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Autismo nas academias
title Autismo nas academias
spellingShingle Autismo nas academias
RODRIGUES, Rodolfo Penteado
Academia
Transtorno do Espectro do Autismo
TEA
Educação física
title_short Autismo nas academias
title_full Autismo nas academias
title_fullStr Autismo nas academias
title_full_unstemmed Autismo nas academias
title_sort Autismo nas academias
author RODRIGUES, Rodolfo Penteado
author_facet RODRIGUES, Rodolfo Penteado
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv RODRIGUES, Rodolfo Penteado
dc.subject.por.fl_str_mv Academia
Transtorno do Espectro do Autismo
TEA
Educação física
topic Academia
Transtorno do Espectro do Autismo
TEA
Educação física
description Este trabalho abordou sobre pessoas com autismo que frequentam academias e teve como objetivo geral abordar os benefícios da prática de atividades físicas em academias para alunos autistas. A metodologia adotada foi a revisão da literatura com método de pesquisa bibliográfica qualitativa e descritiva. A literatura pesquisada descreve que a o autismo pode ter origem genética ou ser o resultado de um relacionamento familiar sem afetividade. Desses dois princípios originaram-se duas correntes: a da biologia, que atribui as causas do autismo às condições genéticas, e a da psicanálise, que explica o autismo pelas condições emocionais deficientes presentes no ambiente familiar. Verificou-se que não há cura para o autismo, mas tratamentos que amenizam as características dessa patologia, já que se trata de um transtorno crônico e complexo. A atividade física foi apontada pelos autores consultados como um recurso importante para minimizar as consequências do transtorno de espectro autista (TEA), apresentando benefícios que vão além da esfera física, contribuindo também para melhorar a qualidade de vida social do portador de TEA. Concluiu-se que quanto mais cedo os sintomas do TEA forem tratados, melhores resultados serão obtidos em relação ao desenvolvimento motor, sensorial, cognitivo e social, e frequentar academias está inserido nesse contexto.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2022-06-20T20:43:31Z
2022-06-20T20:43:31Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/42912
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/42912
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672950650437632