Saneamento ambiental saneamento básico e sua relação com a saúde pública no brasil

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LIMA, Bianca Oliveira
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/44591
Resumo: O presente trabalho teve como objetivo geral do trabalho a identificação dos impactos na saúde pública e na economia proporcionados pela falta de saneamento básico, bem como a compreensão da realidade do saneamento básico no Brasil; a identificação dos impactos à saúde causados pela falta de saneamento e a indicação meios para a minimização dos problemas inerentes à incipiência do saneamento básico. Verificou-se a importância do saneamento básico como parte da infraestrutura e a necessidade de uma política adequada e abrangente, que envolva a gestão das águas pluviais urbanas e as outras ações inerentes à infraestrutura. Apesar do arcabouço jurídico existente, verifica-se a fragilidade das medidas tomadas no campo da efetivação do direito ao saneamento básico. Assim, a falta de políticas efetivas de prevenção às doenças é um dos obstáculos ao acesso à saúde, bem como o desequilíbrio da distribuição dos recursos. Constata-se que a universalização do acesso ao saneamento básico no Brasil exige uma revisão na política de abastecimento e mesmo de concessão de serviços, que é pautada pela defesa dos interesses econômicos. Os danos à saúde da população são a principal consequência, mas o custo financeito desses prejuízos, que é suportado pelo próprio governo, também representa um problema a ser enfrentado.
id Krot_479171e7c4d68eadc507e6267db512c2
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/44591
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Saneamento ambiental saneamento básico e sua relação com a saúde pública no brasilSaneamento básicoSaneamento básicoSaúde públicaO presente trabalho teve como objetivo geral do trabalho a identificação dos impactos na saúde pública e na economia proporcionados pela falta de saneamento básico, bem como a compreensão da realidade do saneamento básico no Brasil; a identificação dos impactos à saúde causados pela falta de saneamento e a indicação meios para a minimização dos problemas inerentes à incipiência do saneamento básico. Verificou-se a importância do saneamento básico como parte da infraestrutura e a necessidade de uma política adequada e abrangente, que envolva a gestão das águas pluviais urbanas e as outras ações inerentes à infraestrutura. Apesar do arcabouço jurídico existente, verifica-se a fragilidade das medidas tomadas no campo da efetivação do direito ao saneamento básico. Assim, a falta de políticas efetivas de prevenção às doenças é um dos obstáculos ao acesso à saúde, bem como o desequilíbrio da distribuição dos recursos. Constata-se que a universalização do acesso ao saneamento básico no Brasil exige uma revisão na política de abastecimento e mesmo de concessão de serviços, que é pautada pela defesa dos interesses econômicos. Os danos à saúde da população são a principal consequência, mas o custo financeito desses prejuízos, que é suportado pelo próprio governo, também representa um problema a ser enfrentado.2022-07-20T12:59:25Z2022-07-20T12:59:25Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/44591LIMA, Bianca Oliveiraporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-20T13:08:28Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/44591Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-07-20T13:08:28falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-07-20T13:08:28Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Saneamento ambiental saneamento básico e sua relação com a saúde pública no brasil
title Saneamento ambiental saneamento básico e sua relação com a saúde pública no brasil
spellingShingle Saneamento ambiental saneamento básico e sua relação com a saúde pública no brasil
LIMA, Bianca Oliveira
Saneamento básico
Saneamento básico
Saúde pública
title_short Saneamento ambiental saneamento básico e sua relação com a saúde pública no brasil
title_full Saneamento ambiental saneamento básico e sua relação com a saúde pública no brasil
title_fullStr Saneamento ambiental saneamento básico e sua relação com a saúde pública no brasil
title_full_unstemmed Saneamento ambiental saneamento básico e sua relação com a saúde pública no brasil
title_sort Saneamento ambiental saneamento básico e sua relação com a saúde pública no brasil
author LIMA, Bianca Oliveira
author_facet LIMA, Bianca Oliveira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LIMA, Bianca Oliveira
dc.subject.por.fl_str_mv Saneamento básico
Saneamento básico
Saúde pública
topic Saneamento básico
Saneamento básico
Saúde pública
description O presente trabalho teve como objetivo geral do trabalho a identificação dos impactos na saúde pública e na economia proporcionados pela falta de saneamento básico, bem como a compreensão da realidade do saneamento básico no Brasil; a identificação dos impactos à saúde causados pela falta de saneamento e a indicação meios para a minimização dos problemas inerentes à incipiência do saneamento básico. Verificou-se a importância do saneamento básico como parte da infraestrutura e a necessidade de uma política adequada e abrangente, que envolva a gestão das águas pluviais urbanas e as outras ações inerentes à infraestrutura. Apesar do arcabouço jurídico existente, verifica-se a fragilidade das medidas tomadas no campo da efetivação do direito ao saneamento básico. Assim, a falta de políticas efetivas de prevenção às doenças é um dos obstáculos ao acesso à saúde, bem como o desequilíbrio da distribuição dos recursos. Constata-se que a universalização do acesso ao saneamento básico no Brasil exige uma revisão na política de abastecimento e mesmo de concessão de serviços, que é pautada pela defesa dos interesses econômicos. Os danos à saúde da população são a principal consequência, mas o custo financeito desses prejuízos, que é suportado pelo próprio governo, também representa um problema a ser enfrentado.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2022-07-20T12:59:25Z
2022-07-20T12:59:25Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/44591
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/44591
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672923424161792