Síndrome de Burnout em enfermeiros

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ISALINO, Jaqueline Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51088
Resumo: Vivemos em um ambiente corporativo competitivo e exigente, em que se é cobrado muito dos colaboradores. Sendo assim o estresse tornou-se parte do cotidiano das pessoas independente da sua profissão, porém prolongado pode desencadear várias doenças físicas e psicológicas, como depressão, ansiedade e a Síndrome de Burnout. Desenvolvendo distúrbio emocional, tendo sua principal causa o excesso de trabalho a pessoa desenvolve os sintomas de esgotamento físico, estresse e exaustão extrema. A Síndrome de Burnout desencadeada em enfermeiros é o tema a ser tratado neste trabalho. Por se tratar de uma síndrome causada pela alteração do padrão do estado biopsicológico, o aparecimento de sinais e sintomas se dá também pela composição da personalidade do indivíduo. O diagnóstico leva algum tempo pois é necessário colher a história do paciente, seu envolvimento e realização pessoal no trabalho. O tratamento é feito através do uso de antidepressivos e psicoterapia, atividade física e exercícios de relaxamento. É possível prevenir a doença fazendo atividades físicas regulares, participar de atividades de lazer com amigos e familiares sendo fundamental manter o equilíbrio e bem estar. O presente estudo teve como objetivo entender o que é a doença, seus fatores de risco, sinais e sintomas, identificar enfermeiros que desenvolveram a patologia durante a pandemia e quais assistências prestadas a estes profissionais. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, descritiva de abordagem qualitativa, realizada por meio de busca bibliográfica publicados no período de janeiro de 2012 a outubro de 2022 nos idiomas português e inglês. A busca pelos artigos foram realizadas pelos recursos eletrônicos nas seguintes bases de dados Scientific Eletronic Library On-line, US National e na Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Para a seleção dos artigos foram utilizados artigos originais, publicados em português e inglês, disponíveis na íntegra. Foram excluídos as duplicidades, teses e dissertações.
id Krot_48ef815cdb7ea4f1ef9fa2045211b577
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/51088
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Síndrome de Burnout em enfermeirosEnfermeirosPandemia COVID-19Síndrome de BurnoutVivemos em um ambiente corporativo competitivo e exigente, em que se é cobrado muito dos colaboradores. Sendo assim o estresse tornou-se parte do cotidiano das pessoas independente da sua profissão, porém prolongado pode desencadear várias doenças físicas e psicológicas, como depressão, ansiedade e a Síndrome de Burnout. Desenvolvendo distúrbio emocional, tendo sua principal causa o excesso de trabalho a pessoa desenvolve os sintomas de esgotamento físico, estresse e exaustão extrema. A Síndrome de Burnout desencadeada em enfermeiros é o tema a ser tratado neste trabalho. Por se tratar de uma síndrome causada pela alteração do padrão do estado biopsicológico, o aparecimento de sinais e sintomas se dá também pela composição da personalidade do indivíduo. O diagnóstico leva algum tempo pois é necessário colher a história do paciente, seu envolvimento e realização pessoal no trabalho. O tratamento é feito através do uso de antidepressivos e psicoterapia, atividade física e exercícios de relaxamento. É possível prevenir a doença fazendo atividades físicas regulares, participar de atividades de lazer com amigos e familiares sendo fundamental manter o equilíbrio e bem estar. O presente estudo teve como objetivo entender o que é a doença, seus fatores de risco, sinais e sintomas, identificar enfermeiros que desenvolveram a patologia durante a pandemia e quais assistências prestadas a estes profissionais. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, descritiva de abordagem qualitativa, realizada por meio de busca bibliográfica publicados no período de janeiro de 2012 a outubro de 2022 nos idiomas português e inglês. A busca pelos artigos foram realizadas pelos recursos eletrônicos nas seguintes bases de dados Scientific Eletronic Library On-line, US National e na Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Para a seleção dos artigos foram utilizados artigos originais, publicados em português e inglês, disponíveis na íntegra. Foram excluídos as duplicidades, teses e dissertações.2023-04-04T14:35:13Z2023-04-04T14:35:13Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51088ISALINO, Jaqueline Rodriguesporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-04T14:35:13Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/51088Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-04-04T14:35:13falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-04-04T14:35:13Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Síndrome de Burnout em enfermeiros
title Síndrome de Burnout em enfermeiros
spellingShingle Síndrome de Burnout em enfermeiros
ISALINO, Jaqueline Rodrigues
Enfermeiros
Pandemia COVID-19
Síndrome de Burnout
title_short Síndrome de Burnout em enfermeiros
title_full Síndrome de Burnout em enfermeiros
title_fullStr Síndrome de Burnout em enfermeiros
title_full_unstemmed Síndrome de Burnout em enfermeiros
title_sort Síndrome de Burnout em enfermeiros
author ISALINO, Jaqueline Rodrigues
author_facet ISALINO, Jaqueline Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ISALINO, Jaqueline Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Enfermeiros
Pandemia COVID-19
Síndrome de Burnout
topic Enfermeiros
Pandemia COVID-19
Síndrome de Burnout
description Vivemos em um ambiente corporativo competitivo e exigente, em que se é cobrado muito dos colaboradores. Sendo assim o estresse tornou-se parte do cotidiano das pessoas independente da sua profissão, porém prolongado pode desencadear várias doenças físicas e psicológicas, como depressão, ansiedade e a Síndrome de Burnout. Desenvolvendo distúrbio emocional, tendo sua principal causa o excesso de trabalho a pessoa desenvolve os sintomas de esgotamento físico, estresse e exaustão extrema. A Síndrome de Burnout desencadeada em enfermeiros é o tema a ser tratado neste trabalho. Por se tratar de uma síndrome causada pela alteração do padrão do estado biopsicológico, o aparecimento de sinais e sintomas se dá também pela composição da personalidade do indivíduo. O diagnóstico leva algum tempo pois é necessário colher a história do paciente, seu envolvimento e realização pessoal no trabalho. O tratamento é feito através do uso de antidepressivos e psicoterapia, atividade física e exercícios de relaxamento. É possível prevenir a doença fazendo atividades físicas regulares, participar de atividades de lazer com amigos e familiares sendo fundamental manter o equilíbrio e bem estar. O presente estudo teve como objetivo entender o que é a doença, seus fatores de risco, sinais e sintomas, identificar enfermeiros que desenvolveram a patologia durante a pandemia e quais assistências prestadas a estes profissionais. Trata-se de uma revisão integrativa da literatura, descritiva de abordagem qualitativa, realizada por meio de busca bibliográfica publicados no período de janeiro de 2012 a outubro de 2022 nos idiomas português e inglês. A busca pelos artigos foram realizadas pelos recursos eletrônicos nas seguintes bases de dados Scientific Eletronic Library On-line, US National e na Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Para a seleção dos artigos foram utilizados artigos originais, publicados em português e inglês, disponíveis na íntegra. Foram excluídos as duplicidades, teses e dissertações.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-04-04T14:35:13Z
2023-04-04T14:35:13Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51088
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51088
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803673003752423424