Controle biológico de pragas na cultura da soja

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: IANCOSKI, Roberto Carlos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/50666
Resumo: A utilização massiva de agroquímicos nos últimos anos tem resultado em diversos agravantes ambientais, dentre eles a intoxicação humana, de solos, rios e redução dos níveis populacionais de insetos benéficos para a agricultura, tanto a nível micro quanto de macro organismos. Diante disso, a adoção de práticas sustentáveis como o Manejo Integrado de Pragas (MIP), bem como a utilização do controle biológico, surgiu para auxiliar a demanda dos produtores e consumidores por uma agricultura com menos agroquímicos. Com isso o objetivo do trabalho foi de analisar os benefícios da adoção do controle biológico para o manejo de pragas, na cultura da soja. Como objetivos específicos temos a abordagem das características da cultura da soja no Brasil e o uso de produtos fitossanitários, o entendimento das vantagens do uso do manejo integrado de pragas (MIP) e também a análise do uso do controle biológico seus benefícios e relatar alguns casos de sucesso. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho foi a revisão bibliográfica, a qual se baseou em uma pesquisa qualitativa e descritiva. Com isso pelos objetivos presentes no trabalho a pesquisa para a elaboração deste evidenciou periódicos e artigos relevantes ao tema em plataformas on line (Google Scholar, Scielo, Elsevier e Science Direct). Tendo como prioridade os trabalhos mais recentes e pelo menos publicados há no máximo 20 anos salvo trabalhos utilizados como embasamento teórico. Concluímos que o controle biológico é um fenômeno que ocorre naturalmente, e consiste na regulação do número de plantas e animais pelos inimigos naturais. Atua de tal forma que, sempre uma população é regulada por outra população, ou seja, um ser vivo é sempre explorado por outro ser vivo e com efeitos na regulação do crescimento populacional, e assim mantendo o equilíbrio da natureza. Do ponto de vista econômico, um produto biológico efetivo é aquele que é capaz de regular a densidade populacional de uma praga e mantê-la em níveis abaixo daquele de dano econômico estabelecido para o cultivo da soja.
id Krot_4927f752acdaa262164ac9397b7e88ae
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/50666
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Controle biológico de pragas na cultura da sojaManejo integrado de pragasInimigos naturaisCusto ambientalSustentabilidadeA utilização massiva de agroquímicos nos últimos anos tem resultado em diversos agravantes ambientais, dentre eles a intoxicação humana, de solos, rios e redução dos níveis populacionais de insetos benéficos para a agricultura, tanto a nível micro quanto de macro organismos. Diante disso, a adoção de práticas sustentáveis como o Manejo Integrado de Pragas (MIP), bem como a utilização do controle biológico, surgiu para auxiliar a demanda dos produtores e consumidores por uma agricultura com menos agroquímicos. Com isso o objetivo do trabalho foi de analisar os benefícios da adoção do controle biológico para o manejo de pragas, na cultura da soja. Como objetivos específicos temos a abordagem das características da cultura da soja no Brasil e o uso de produtos fitossanitários, o entendimento das vantagens do uso do manejo integrado de pragas (MIP) e também a análise do uso do controle biológico seus benefícios e relatar alguns casos de sucesso. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho foi a revisão bibliográfica, a qual se baseou em uma pesquisa qualitativa e descritiva. Com isso pelos objetivos presentes no trabalho a pesquisa para a elaboração deste evidenciou periódicos e artigos relevantes ao tema em plataformas on line (Google Scholar, Scielo, Elsevier e Science Direct). Tendo como prioridade os trabalhos mais recentes e pelo menos publicados há no máximo 20 anos salvo trabalhos utilizados como embasamento teórico. Concluímos que o controle biológico é um fenômeno que ocorre naturalmente, e consiste na regulação do número de plantas e animais pelos inimigos naturais. Atua de tal forma que, sempre uma população é regulada por outra população, ou seja, um ser vivo é sempre explorado por outro ser vivo e com efeitos na regulação do crescimento populacional, e assim mantendo o equilíbrio da natureza. Do ponto de vista econômico, um produto biológico efetivo é aquele que é capaz de regular a densidade populacional de uma praga e mantê-la em níveis abaixo daquele de dano econômico estabelecido para o cultivo da soja.2023-03-31T14:22:13Z2023-03-31T14:22:13Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/50666IANCOSKI, Roberto Carlosporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-03-31T14:22:13Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/50666Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-03-31T14:22:13falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-03-31T14:22:13Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Controle biológico de pragas na cultura da soja
title Controle biológico de pragas na cultura da soja
spellingShingle Controle biológico de pragas na cultura da soja
IANCOSKI, Roberto Carlos
Manejo integrado de pragas
Inimigos naturais
Custo ambiental
Sustentabilidade
title_short Controle biológico de pragas na cultura da soja
title_full Controle biológico de pragas na cultura da soja
title_fullStr Controle biológico de pragas na cultura da soja
title_full_unstemmed Controle biológico de pragas na cultura da soja
title_sort Controle biológico de pragas na cultura da soja
author IANCOSKI, Roberto Carlos
author_facet IANCOSKI, Roberto Carlos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv IANCOSKI, Roberto Carlos
dc.subject.por.fl_str_mv Manejo integrado de pragas
Inimigos naturais
Custo ambiental
Sustentabilidade
topic Manejo integrado de pragas
Inimigos naturais
Custo ambiental
Sustentabilidade
description A utilização massiva de agroquímicos nos últimos anos tem resultado em diversos agravantes ambientais, dentre eles a intoxicação humana, de solos, rios e redução dos níveis populacionais de insetos benéficos para a agricultura, tanto a nível micro quanto de macro organismos. Diante disso, a adoção de práticas sustentáveis como o Manejo Integrado de Pragas (MIP), bem como a utilização do controle biológico, surgiu para auxiliar a demanda dos produtores e consumidores por uma agricultura com menos agroquímicos. Com isso o objetivo do trabalho foi de analisar os benefícios da adoção do controle biológico para o manejo de pragas, na cultura da soja. Como objetivos específicos temos a abordagem das características da cultura da soja no Brasil e o uso de produtos fitossanitários, o entendimento das vantagens do uso do manejo integrado de pragas (MIP) e também a análise do uso do controle biológico seus benefícios e relatar alguns casos de sucesso. A metodologia utilizada para a realização deste trabalho foi a revisão bibliográfica, a qual se baseou em uma pesquisa qualitativa e descritiva. Com isso pelos objetivos presentes no trabalho a pesquisa para a elaboração deste evidenciou periódicos e artigos relevantes ao tema em plataformas on line (Google Scholar, Scielo, Elsevier e Science Direct). Tendo como prioridade os trabalhos mais recentes e pelo menos publicados há no máximo 20 anos salvo trabalhos utilizados como embasamento teórico. Concluímos que o controle biológico é um fenômeno que ocorre naturalmente, e consiste na regulação do número de plantas e animais pelos inimigos naturais. Atua de tal forma que, sempre uma população é regulada por outra população, ou seja, um ser vivo é sempre explorado por outro ser vivo e com efeitos na regulação do crescimento populacional, e assim mantendo o equilíbrio da natureza. Do ponto de vista econômico, um produto biológico efetivo é aquele que é capaz de regular a densidade populacional de uma praga e mantê-la em níveis abaixo daquele de dano econômico estabelecido para o cultivo da soja.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-03-31T14:22:13Z
2023-03-31T14:22:13Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/50666
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/50666
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672972555190272