Educação física e esporte adaptado para pessoas com deficiência física, auditiva e visual: revisão de literatura
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/38340 |
Resumo: | Este estudo objetivou descrever a importância da prática esportiva como agente motivador em pessoas com deficiência na melhoria da qualidade de vida dos mesmos. Para realização da pesquisa, recorreu-se a revisão de literatura. Para a coleta de dados foram utilizados livros, artigos nas bases de dados Scielo, Lilacs delimitada no período de 2007 a 2018. O presente estudo revela que o esporte adaptado oportuniza para as pessoas com deficiência conhecer novas possibilidades e o reconhecer suas potencialidades, a prática do esporte adaptado traz abundantes benefícios para a pessoa com deficiência uma possibilidade de integração e inclusão social. De tal modo, compreende-se que a Educação Física adaptada reconhece as características das deficiências e foi construída a partir de programas e ações específicas, como uma possibilidade de assistir com maior e melhor atenção às pessoas com deficiência. Neste contexto, ao profissional de Educação Física, cabe a responsabilidade de buscar a qualidade profissional e o ajustamento dentro dos contextos em que se atua. |
id |
Krot_4983183bb88e06112c15c945013ac82d |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/38340 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
SISNANDE, Matheus Oliveira2022-03-21T16:28:51Z2022-03-21T16:28:51Z2021https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/38340Este estudo objetivou descrever a importância da prática esportiva como agente motivador em pessoas com deficiência na melhoria da qualidade de vida dos mesmos. Para realização da pesquisa, recorreu-se a revisão de literatura. Para a coleta de dados foram utilizados livros, artigos nas bases de dados Scielo, Lilacs delimitada no período de 2007 a 2018. O presente estudo revela que o esporte adaptado oportuniza para as pessoas com deficiência conhecer novas possibilidades e o reconhecer suas potencialidades, a prática do esporte adaptado traz abundantes benefícios para a pessoa com deficiência uma possibilidade de integração e inclusão social. De tal modo, compreende-se que a Educação Física adaptada reconhece as características das deficiências e foi construída a partir de programas e ações específicas, como uma possibilidade de assistir com maior e melhor atenção às pessoas com deficiência. Neste contexto, ao profissional de Educação Física, cabe a responsabilidade de buscar a qualidade profissional e o ajustamento dentro dos contextos em que se atua.DeficiênciasEsporte adaptadoProfissional de educação físicaEducação física e esporte adaptado para pessoas com deficiência física, auditiva e visual: revisão de literaturainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEducação Físicaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALMATHEUS_SISNANDE.pdfMATHEUS_SISNANDE.pdfapplication/pdf232486https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/38340/1/MATHEUS_SISNANDE.pdfca2887ee6420e13c1992d1bd61ca1fdeMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/38340/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/383402023-09-25 15:31:42.252oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/38340Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-09-25T18:31:42falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-09-25T18:31:42Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Educação física e esporte adaptado para pessoas com deficiência física, auditiva e visual: revisão de literatura |
title |
Educação física e esporte adaptado para pessoas com deficiência física, auditiva e visual: revisão de literatura |
spellingShingle |
Educação física e esporte adaptado para pessoas com deficiência física, auditiva e visual: revisão de literatura SISNANDE, Matheus Oliveira Deficiências Esporte adaptado Profissional de educação física |
title_short |
Educação física e esporte adaptado para pessoas com deficiência física, auditiva e visual: revisão de literatura |
title_full |
Educação física e esporte adaptado para pessoas com deficiência física, auditiva e visual: revisão de literatura |
title_fullStr |
Educação física e esporte adaptado para pessoas com deficiência física, auditiva e visual: revisão de literatura |
title_full_unstemmed |
Educação física e esporte adaptado para pessoas com deficiência física, auditiva e visual: revisão de literatura |
title_sort |
Educação física e esporte adaptado para pessoas com deficiência física, auditiva e visual: revisão de literatura |
author |
SISNANDE, Matheus Oliveira |
author_facet |
SISNANDE, Matheus Oliveira |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
SISNANDE, Matheus Oliveira |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Deficiências Esporte adaptado Profissional de educação física |
topic |
Deficiências Esporte adaptado Profissional de educação física |
description |
Este estudo objetivou descrever a importância da prática esportiva como agente motivador em pessoas com deficiência na melhoria da qualidade de vida dos mesmos. Para realização da pesquisa, recorreu-se a revisão de literatura. Para a coleta de dados foram utilizados livros, artigos nas bases de dados Scielo, Lilacs delimitada no período de 2007 a 2018. O presente estudo revela que o esporte adaptado oportuniza para as pessoas com deficiência conhecer novas possibilidades e o reconhecer suas potencialidades, a prática do esporte adaptado traz abundantes benefícios para a pessoa com deficiência uma possibilidade de integração e inclusão social. De tal modo, compreende-se que a Educação Física adaptada reconhece as características das deficiências e foi construída a partir de programas e ações específicas, como uma possibilidade de assistir com maior e melhor atenção às pessoas com deficiência. Neste contexto, ao profissional de Educação Física, cabe a responsabilidade de buscar a qualidade profissional e o ajustamento dentro dos contextos em que se atua. |
publishDate |
2021 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2021 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2022-03-21T16:28:51Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2022-03-21T16:28:51Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/38340 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/38340 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/38340/1/MATHEUS_SISNANDE.pdf https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/38340/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
ca2887ee6420e13c1992d1bd61ca1fde 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1809460351321767936 |