AVALIAÇÃO DE TECNOLOGIAS DE RECOMENDAÇÃO DE CONTEÚDO BASEADAS EM INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL NUMA VISÃO EDUCACIONAL

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MENDES, PRISCILLA BATISTA
Data de Publicação: 2019
Outros Autores: MACHIAVELLI, JOSIANE LEMOS, GUSMAO, CRISTINE MARTINS GOMES DE
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35540
Resumo: EM SISTEMAS DE APRENDIZAGEM ONLINE, É CRESCENTE A UTILIZAÇÃO DE FERRAMENTAS DE RECOMENDAÇÃO, QUE TÊM SE PROVADO ÚTEIS PARA FACILITAR AOS USUÁRIOS A ESCOLHA DE CONTEÚDOS QUE LHE SEJAM RELEVANTES, DENTRE OS DIVERSOS RECURSOS EDUCATIVOS PROVIDOS NESTES AMBIENTES. TAIS FERRAMENTAS, EM GERAL, USAM TECNOLOGIAS DE INTELIGÊNCIA ARTIFICIAL (IA), QUE PERMITEM QUE O SISTEMA SE ADAPTE ÀS CARACTERÍSTICAS DOS RECURSOS PRESENTES NELE E DOS SEUS RESPECTIVOS USUÁRIOS. O PRESENTE ARTIGO VISA FORNECER UM PANORAMA DESTES MECANISMOS DE RECOMENDAÇÃO DE CONTEÚDO NO ÂMBITO DA EDUCAÇÃO, POR MEIO DA REALIZAÇÃO DE UM MAPEAMENTO SISTEMÁTICO DE ARTIGOS COMPLETOS SOBRE ESTA TEMÁTICA, NA LÍNGUA INGLESA, PRESENTES EM BASES DE DADOS BEM REPUTADAS NESTA ÁREA: SCOPUS, PROQUEST E SCIENCEDIRECT. VERIFICOU-SE QUE HÁ UMA EXTENSA PRODUÇÃO NA LITERATURA ACADÊMICA A RESPEITO, SENDO AS TÉCNICAS MAIS UTILIZADAS A FILTRAGEM BASEADA EM CONTEÚDO E A FILTRAGEM COLABORATIVA, ÀS QUAIS FREQUENTEMENTE TAMBÉM SE ASSOCIAM OUTRAS TÉCNICAS DE IA PARA MELHORAR SUA PERFORMANCE. NO ENTANTO, AINDA HÁ BASTANTES OPORTUNIDADES PARA MELHORIA EM TERMOS DE APLICAÇÃO A SITUAÇÕES REAIS E EM LARGA ESCALA, ASSIM, ESPERA-SE QUE ESTE TRABALHO PRESTE UMA CONTRIBUIÇÃO NO SENTIDO DE INFORMAR QUAIS SÃO AS TECNOLOGIAS DE RECOMENDAÇÃO DE CONTEÚDO MAIS ADEQUADAS PARA QUE ELAS POSSAM SER UTILIZADAS COM UMA MAIOR FREQUÊNCIA NA ÁREA DE EDUCAÇÃO. O ARTIGO TAMBÉM OBJETIVA EMBASAR FUTURAS PESQUISAS DE DESENVOLVIMENTO DE UM MECANISMO DE RECOMENDAÇÃO APLICADO A UM FÓRUM DE DISCUSSÃO CUSTOMIZADO PARA AMBIENTE VIRTUAL DE APRENDIZAGEM.
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