Educando os filhos com amor mediante a “teoria do apego”: uma fuga da educação punitiva

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARVALHO, Kenia Raquel Castro Cordeiro
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35800
Resumo: O presente trabalho de conclusão de curso propõe uma breve revisão sobre a Teoria do Apego, destacando como uma educação com amor, atenção e afeto, é importante para o fortalecimento de vínculos afetivos, através de uma mãe/cuidadora sensitiva e responsiva, que oferece apoio, segurança e proteção sempre que a criança necessitar, dando liberdade para ela explorar o ambiente, promove um desenvolvimento psíquico infantil saudável. Visando discutir sobre alguns modelos de educação punitiva e violenta, e como estes métodos de educação podem causar danos irreversíveis no desenvolvimento psíquico das crianças, podendo gerar diversas psicopatologias na adolescência e vida adulta dos mesmos. Através de uma revisão bibliográfica dos estudos do precursor da Teoria do Apego John Bowlby e outros colaboradores, transcrevendo os resultados de forma qualitativa, fazer uma reflexão de como a maneira de se educar influencia diretamente na formação da personalidade da criança e como métodos educacionais podem prejudicar ou potencializar o desenvolvimento infantil.
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