Eventos fisiológicos decorrentes da terapia de liberação miofascial

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: BRUCH, Cristiane Gisele
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/48931
Resumo: A Terapia de Liberação Miofascial é composta por várias técnicas e abordagens, que têm por objetivo a liberação da tensão muscular profunda, da disfunção somática e da dor, relaxando a fáscia, aumentando a amplitude de movimento e circulação. Este estudo se justificou por buscar informações sobre os eventos fisiológicos decorrentes da Terapia de Liberação Miofascial, contribuindo para novas informações e pesquisas na área. Neste contexto, a questão norteadora desse estudo foi entender quais os eventos fisiológicos ocorrem durante a Terapia de Liberação Miofascial. O objetivo geral desse estudo foi compreender os eventos fisiológicos que ocorrem durante a Terapia de Liberação Miofascial. Este estudo propôs-se a desenvolver uma revisão de literatura científica. Os resultados demonstraram que a liberação miofascial potencializa o aumento de amplitude de movimento articular, contribui para o reequilíbrio postural e tornou-se mais uma abordagem/técnica a ser utilizada nas várias áreas da Fisioterapia. Conclusão: por ser rotineiramente utilizada na prática clínica, torna-se necessária um estudo aprofundado da liberação miofascial, não só num contexto macroscópico (biomecânico, cinesiológico e funcional), mas também no nível fisiológico. Já que na literatura e pesquisas relacionadas são bem escassas nesse assunto.
id Krot_4be68e491b8714d575ab2464ca12dd39
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/48931
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Eventos fisiológicos decorrentes da terapia de liberação miofascialLiberação miofascialFásciaLiberação fascialTerapia de liberação miofascialFisioterapiaA Terapia de Liberação Miofascial é composta por várias técnicas e abordagens, que têm por objetivo a liberação da tensão muscular profunda, da disfunção somática e da dor, relaxando a fáscia, aumentando a amplitude de movimento e circulação. Este estudo se justificou por buscar informações sobre os eventos fisiológicos decorrentes da Terapia de Liberação Miofascial, contribuindo para novas informações e pesquisas na área. Neste contexto, a questão norteadora desse estudo foi entender quais os eventos fisiológicos ocorrem durante a Terapia de Liberação Miofascial. O objetivo geral desse estudo foi compreender os eventos fisiológicos que ocorrem durante a Terapia de Liberação Miofascial. Este estudo propôs-se a desenvolver uma revisão de literatura científica. Os resultados demonstraram que a liberação miofascial potencializa o aumento de amplitude de movimento articular, contribui para o reequilíbrio postural e tornou-se mais uma abordagem/técnica a ser utilizada nas várias áreas da Fisioterapia. Conclusão: por ser rotineiramente utilizada na prática clínica, torna-se necessária um estudo aprofundado da liberação miofascial, não só num contexto macroscópico (biomecânico, cinesiológico e funcional), mas também no nível fisiológico. Já que na literatura e pesquisas relacionadas são bem escassas nesse assunto.2022-12-16T18:32:01Z2022-12-16T18:32:01Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/48931BRUCH, Cristiane Giseleporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-12-16T18:32:01Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/48931Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-12-16T18:32:01falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-12-16T18:32:01Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Eventos fisiológicos decorrentes da terapia de liberação miofascial
title Eventos fisiológicos decorrentes da terapia de liberação miofascial
spellingShingle Eventos fisiológicos decorrentes da terapia de liberação miofascial
BRUCH, Cristiane Gisele
Liberação miofascial
Fáscia
Liberação fascial
Terapia de liberação miofascial
Fisioterapia
title_short Eventos fisiológicos decorrentes da terapia de liberação miofascial
title_full Eventos fisiológicos decorrentes da terapia de liberação miofascial
title_fullStr Eventos fisiológicos decorrentes da terapia de liberação miofascial
title_full_unstemmed Eventos fisiológicos decorrentes da terapia de liberação miofascial
title_sort Eventos fisiológicos decorrentes da terapia de liberação miofascial
author BRUCH, Cristiane Gisele
author_facet BRUCH, Cristiane Gisele
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv BRUCH, Cristiane Gisele
dc.subject.por.fl_str_mv Liberação miofascial
Fáscia
Liberação fascial
Terapia de liberação miofascial
Fisioterapia
topic Liberação miofascial
Fáscia
Liberação fascial
Terapia de liberação miofascial
Fisioterapia
description A Terapia de Liberação Miofascial é composta por várias técnicas e abordagens, que têm por objetivo a liberação da tensão muscular profunda, da disfunção somática e da dor, relaxando a fáscia, aumentando a amplitude de movimento e circulação. Este estudo se justificou por buscar informações sobre os eventos fisiológicos decorrentes da Terapia de Liberação Miofascial, contribuindo para novas informações e pesquisas na área. Neste contexto, a questão norteadora desse estudo foi entender quais os eventos fisiológicos ocorrem durante a Terapia de Liberação Miofascial. O objetivo geral desse estudo foi compreender os eventos fisiológicos que ocorrem durante a Terapia de Liberação Miofascial. Este estudo propôs-se a desenvolver uma revisão de literatura científica. Os resultados demonstraram que a liberação miofascial potencializa o aumento de amplitude de movimento articular, contribui para o reequilíbrio postural e tornou-se mais uma abordagem/técnica a ser utilizada nas várias áreas da Fisioterapia. Conclusão: por ser rotineiramente utilizada na prática clínica, torna-se necessária um estudo aprofundado da liberação miofascial, não só num contexto macroscópico (biomecânico, cinesiológico e funcional), mas também no nível fisiológico. Já que na literatura e pesquisas relacionadas são bem escassas nesse assunto.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2022-12-16T18:32:01Z
2022-12-16T18:32:01Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/48931
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/48931
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672935730249728