Relação do ácido fólico na gestação e o diagnóstico de autismo em crianças

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PEREIRA, Geandra Michels
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/39418
Resumo: O autismo é um distúrbio neurológico associado a dificuldades no desenvolvimento da comunicação, interação social e comportamentos repetitivos. Algumas pesquisas apontam que a exposição ao ácido fólico durante a gestação pode colaborar para a manifestação da doença. Porém, outras abordam que o medicamento auxilia o feto quanto ao crescimento e à redução de malformações congênitas; e à mãe no aumento da produção de eritrócitos e no crescimento da placenta. Este trabalho tem como intuito estudar a relação do uso de ácido fólico e o surgimento do autismo, bem como avaliar como acontece a suplementação do medicamento na gestação e também compreender sobre o transtorno. A pesquisa está fundamentada na metodologia qualitativa e descritiva, por meio de uma revisão bibliográfica dos últimos dez anos, com o uso das seguintes bases de dados: Periódicos CAPES, Google Acadêmico e SciELO. Foi possível concluir que a suplementação materna com ácido fólico tem um efeito positivo na prevenção de defeitos do tubo neural e que a administração da dose correta de ácido fólico traz muito mais benefícios do que malefícios, uma vez que a origem do autismo ainda não está totalmente conhecida e detalhada. Portanto, faz-se necessário que a população tenha o conhecimento necessário sobre o uso correto do medicamento, uma vez que deve se atentar à prescrição do médico e à dispensação do farmacêutico.
id Krot_4ccc7577bbdd74314ade605ba354ea18
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/39418
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Relação do ácido fólico na gestação e o diagnóstico de autismo em criançasAutismoÁcido fólicoÁcido fólico e autismoO autismo é um distúrbio neurológico associado a dificuldades no desenvolvimento da comunicação, interação social e comportamentos repetitivos. Algumas pesquisas apontam que a exposição ao ácido fólico durante a gestação pode colaborar para a manifestação da doença. Porém, outras abordam que o medicamento auxilia o feto quanto ao crescimento e à redução de malformações congênitas; e à mãe no aumento da produção de eritrócitos e no crescimento da placenta. Este trabalho tem como intuito estudar a relação do uso de ácido fólico e o surgimento do autismo, bem como avaliar como acontece a suplementação do medicamento na gestação e também compreender sobre o transtorno. A pesquisa está fundamentada na metodologia qualitativa e descritiva, por meio de uma revisão bibliográfica dos últimos dez anos, com o uso das seguintes bases de dados: Periódicos CAPES, Google Acadêmico e SciELO. Foi possível concluir que a suplementação materna com ácido fólico tem um efeito positivo na prevenção de defeitos do tubo neural e que a administração da dose correta de ácido fólico traz muito mais benefícios do que malefícios, uma vez que a origem do autismo ainda não está totalmente conhecida e detalhada. Portanto, faz-se necessário que a população tenha o conhecimento necessário sobre o uso correto do medicamento, uma vez que deve se atentar à prescrição do médico e à dispensação do farmacêutico.2022-04-12T11:30:41Z2022-04-12T11:30:41Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/39418PEREIRA, Geandra Michelsporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-04-12T11:30:41Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/39418Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-04-12T11:30:41falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-04-12T11:30:41Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Relação do ácido fólico na gestação e o diagnóstico de autismo em crianças
title Relação do ácido fólico na gestação e o diagnóstico de autismo em crianças
spellingShingle Relação do ácido fólico na gestação e o diagnóstico de autismo em crianças
PEREIRA, Geandra Michels
Autismo
Ácido fólico
Ácido fólico e autismo
title_short Relação do ácido fólico na gestação e o diagnóstico de autismo em crianças
title_full Relação do ácido fólico na gestação e o diagnóstico de autismo em crianças
title_fullStr Relação do ácido fólico na gestação e o diagnóstico de autismo em crianças
title_full_unstemmed Relação do ácido fólico na gestação e o diagnóstico de autismo em crianças
title_sort Relação do ácido fólico na gestação e o diagnóstico de autismo em crianças
author PEREIRA, Geandra Michels
author_facet PEREIRA, Geandra Michels
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PEREIRA, Geandra Michels
dc.subject.por.fl_str_mv Autismo
Ácido fólico
Ácido fólico e autismo
topic Autismo
Ácido fólico
Ácido fólico e autismo
description O autismo é um distúrbio neurológico associado a dificuldades no desenvolvimento da comunicação, interação social e comportamentos repetitivos. Algumas pesquisas apontam que a exposição ao ácido fólico durante a gestação pode colaborar para a manifestação da doença. Porém, outras abordam que o medicamento auxilia o feto quanto ao crescimento e à redução de malformações congênitas; e à mãe no aumento da produção de eritrócitos e no crescimento da placenta. Este trabalho tem como intuito estudar a relação do uso de ácido fólico e o surgimento do autismo, bem como avaliar como acontece a suplementação do medicamento na gestação e também compreender sobre o transtorno. A pesquisa está fundamentada na metodologia qualitativa e descritiva, por meio de uma revisão bibliográfica dos últimos dez anos, com o uso das seguintes bases de dados: Periódicos CAPES, Google Acadêmico e SciELO. Foi possível concluir que a suplementação materna com ácido fólico tem um efeito positivo na prevenção de defeitos do tubo neural e que a administração da dose correta de ácido fólico traz muito mais benefícios do que malefícios, uma vez que a origem do autismo ainda não está totalmente conhecida e detalhada. Portanto, faz-se necessário que a população tenha o conhecimento necessário sobre o uso correto do medicamento, uma vez que deve se atentar à prescrição do médico e à dispensação do farmacêutico.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-04-12T11:30:41Z
2022-04-12T11:30:41Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/39418
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/39418
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672991206211584