Atenção farmacêutica: no uso indiscriminado do levonorgestrel

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SANTANA, Tainana Alves Dos Reis
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/58849
Resumo: A anticoncepção de emergência (CE) é definida como o uso de um medicamento ou dispositivo como medida de emergência para prevenir a gravidez após uma relação sexual desprotegida. A partir desta definição, segue-se que os métodos que são usados após o coito, mas antes que a gravidez ocorra, e que eles são destinados como um backup para uso ocasional, em vez de uma forma regular de contracepção (Rodrigues, 2020). A relevância deste estudo se deve ao uso irracional da pílula do dia seguinte, por mulheres ou adolescentes em idade fértil. Pacientes que não possuem conhecimento sobre os efeitos colaterais da substancia, sobre os tipos de doenças que pode ser adquiridos, não possuem acompanhamento de um profissional de saúde, seja um médico ginecologista ou um farmacêutico. O objetivo geral desse trabalho foi descrever as causas do uso indiscriminado da pílula emergencial e como o farmacêutico pode contribuir para evitá-lo. Trata-se de uma revisão de literatura de caráter exploratório feito através de busca de artigos científicos, revistas eletrônicas e livros. A pílula do dia seguinte não tem comprovação de cause que aborto, devido a sua ação que é pode ser retardar ou adiantar o período fértil, portanto não age quando já houve a fecundação.
id Krot_5125bee853cf05d7da2e48607a93cdb5
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/58849
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Atenção farmacêutica: no uso indiscriminado do levonorgestrelPílula do dia seguinteAnticoncepcionais pós-coitoAssistência farmacêuticaA anticoncepção de emergência (CE) é definida como o uso de um medicamento ou dispositivo como medida de emergência para prevenir a gravidez após uma relação sexual desprotegida. A partir desta definição, segue-se que os métodos que são usados após o coito, mas antes que a gravidez ocorra, e que eles são destinados como um backup para uso ocasional, em vez de uma forma regular de contracepção (Rodrigues, 2020). A relevância deste estudo se deve ao uso irracional da pílula do dia seguinte, por mulheres ou adolescentes em idade fértil. Pacientes que não possuem conhecimento sobre os efeitos colaterais da substancia, sobre os tipos de doenças que pode ser adquiridos, não possuem acompanhamento de um profissional de saúde, seja um médico ginecologista ou um farmacêutico. O objetivo geral desse trabalho foi descrever as causas do uso indiscriminado da pílula emergencial e como o farmacêutico pode contribuir para evitá-lo. Trata-se de uma revisão de literatura de caráter exploratório feito através de busca de artigos científicos, revistas eletrônicas e livros. A pílula do dia seguinte não tem comprovação de cause que aborto, devido a sua ação que é pode ser retardar ou adiantar o período fértil, portanto não age quando já houve a fecundação.2023-07-07T17:44:20Z2023-07-07T17:44:20Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/58849SANTANA, Tainana Alves Dos Reisporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-07T17:44:20Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/58849Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-07-07T17:44:20falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-07-07T17:44:20Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Atenção farmacêutica: no uso indiscriminado do levonorgestrel
title Atenção farmacêutica: no uso indiscriminado do levonorgestrel
spellingShingle Atenção farmacêutica: no uso indiscriminado do levonorgestrel
SANTANA, Tainana Alves Dos Reis
Pílula do dia seguinte
Anticoncepcionais pós-coito
Assistência farmacêutica
title_short Atenção farmacêutica: no uso indiscriminado do levonorgestrel
title_full Atenção farmacêutica: no uso indiscriminado do levonorgestrel
title_fullStr Atenção farmacêutica: no uso indiscriminado do levonorgestrel
title_full_unstemmed Atenção farmacêutica: no uso indiscriminado do levonorgestrel
title_sort Atenção farmacêutica: no uso indiscriminado do levonorgestrel
author SANTANA, Tainana Alves Dos Reis
author_facet SANTANA, Tainana Alves Dos Reis
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SANTANA, Tainana Alves Dos Reis
dc.subject.por.fl_str_mv Pílula do dia seguinte
Anticoncepcionais pós-coito
Assistência farmacêutica
topic Pílula do dia seguinte
Anticoncepcionais pós-coito
Assistência farmacêutica
description A anticoncepção de emergência (CE) é definida como o uso de um medicamento ou dispositivo como medida de emergência para prevenir a gravidez após uma relação sexual desprotegida. A partir desta definição, segue-se que os métodos que são usados após o coito, mas antes que a gravidez ocorra, e que eles são destinados como um backup para uso ocasional, em vez de uma forma regular de contracepção (Rodrigues, 2020). A relevância deste estudo se deve ao uso irracional da pílula do dia seguinte, por mulheres ou adolescentes em idade fértil. Pacientes que não possuem conhecimento sobre os efeitos colaterais da substancia, sobre os tipos de doenças que pode ser adquiridos, não possuem acompanhamento de um profissional de saúde, seja um médico ginecologista ou um farmacêutico. O objetivo geral desse trabalho foi descrever as causas do uso indiscriminado da pílula emergencial e como o farmacêutico pode contribuir para evitá-lo. Trata-se de uma revisão de literatura de caráter exploratório feito através de busca de artigos científicos, revistas eletrônicas e livros. A pílula do dia seguinte não tem comprovação de cause que aborto, devido a sua ação que é pode ser retardar ou adiantar o período fértil, portanto não age quando já houve a fecundação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-07-07T17:44:20Z
2023-07-07T17:44:20Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/58849
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/58849
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672904957689856