Relação mãe/bebê: o impacto da intervenção precoce

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CRUZ, Richelle Stefanie Alves Ribeiro da Cruz
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/38314
Resumo: O presente trabalho tem como objetivo abordar temas clássicos, dentre inúmeros na teoria Winnicottiana: A importância do papel da mãe nos estágios mais primitivos do desenvolvimento humano, a função do pai e seu papel na maternagem, a contribuição da rede de apoio, a intervenção precoce e a contribuição da psicanálise na relação mãe/bebê. O processo de construção de uma teoria psicológica, ou qualquer outra, envolve uma coragem de defrontar-se com o novo, de enfrentar argumentos, de se reinventar o tempo todo e de se fazer história, permanecendo além do conflito, no tempo e no espaço da ciência. Winnicott é um teórico estudado, criticado e reverenciado dentro da academia psicológica. O autor ressalta a importância do ambiente, negligenciado pela psicanálise tradicional, privilegia o lugar de uma mãe suficientemente boa no desenvolvimento do mundo interno do bebê. No princípio não há um bebê, mas um bebê com sua mãe. Essa relação dual perdura por um longo tempo até que separado de sua mãe, o bebê percebe e encontra o pai. Mas, até percorrer esse caminho, o bebê atravessou questões básicas e primordiais em seu desenvolvimento. O estudo da teoria do amadurecimento em Winnicott leva-nos a termos, elaborações e desenvolvimento de ideias contidos em sua teoria na relação mãe/bebê. O tema será desenvolvido em tópicos específicos, sem a pretensão de abordar todo o conteúdo, limitando-se aos aspectos básicos citados acima.
id Krot_5518bdd5f7eaa72209f56a3a07c1a241
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/38314
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Relação mãe/bebê: o impacto da intervenção precocePsicanáliseRelação mãe/bebêMãe suficientemente boaIntervenção precoceRede de apoioFunção paternaO presente trabalho tem como objetivo abordar temas clássicos, dentre inúmeros na teoria Winnicottiana: A importância do papel da mãe nos estágios mais primitivos do desenvolvimento humano, a função do pai e seu papel na maternagem, a contribuição da rede de apoio, a intervenção precoce e a contribuição da psicanálise na relação mãe/bebê. O processo de construção de uma teoria psicológica, ou qualquer outra, envolve uma coragem de defrontar-se com o novo, de enfrentar argumentos, de se reinventar o tempo todo e de se fazer história, permanecendo além do conflito, no tempo e no espaço da ciência. Winnicott é um teórico estudado, criticado e reverenciado dentro da academia psicológica. O autor ressalta a importância do ambiente, negligenciado pela psicanálise tradicional, privilegia o lugar de uma mãe suficientemente boa no desenvolvimento do mundo interno do bebê. No princípio não há um bebê, mas um bebê com sua mãe. Essa relação dual perdura por um longo tempo até que separado de sua mãe, o bebê percebe e encontra o pai. Mas, até percorrer esse caminho, o bebê atravessou questões básicas e primordiais em seu desenvolvimento. O estudo da teoria do amadurecimento em Winnicott leva-nos a termos, elaborações e desenvolvimento de ideias contidos em sua teoria na relação mãe/bebê. O tema será desenvolvido em tópicos específicos, sem a pretensão de abordar todo o conteúdo, limitando-se aos aspectos básicos citados acima.2022-03-18T17:20:58Z2022-03-18T17:20:58Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/38314CRUZ, Richelle Stefanie Alves Ribeiro da Cruzporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-03-18T17:20:58Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/38314Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-03-18T17:20:58falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-03-18T17:20:58Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Relação mãe/bebê: o impacto da intervenção precoce
title Relação mãe/bebê: o impacto da intervenção precoce
spellingShingle Relação mãe/bebê: o impacto da intervenção precoce
CRUZ, Richelle Stefanie Alves Ribeiro da Cruz
Psicanálise
Relação mãe/bebê
Mãe suficientemente boa
Intervenção precoce
Rede de apoio
Função paterna
title_short Relação mãe/bebê: o impacto da intervenção precoce
title_full Relação mãe/bebê: o impacto da intervenção precoce
title_fullStr Relação mãe/bebê: o impacto da intervenção precoce
title_full_unstemmed Relação mãe/bebê: o impacto da intervenção precoce
title_sort Relação mãe/bebê: o impacto da intervenção precoce
author CRUZ, Richelle Stefanie Alves Ribeiro da Cruz
author_facet CRUZ, Richelle Stefanie Alves Ribeiro da Cruz
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CRUZ, Richelle Stefanie Alves Ribeiro da Cruz
dc.subject.por.fl_str_mv Psicanálise
Relação mãe/bebê
Mãe suficientemente boa
Intervenção precoce
Rede de apoio
Função paterna
topic Psicanálise
Relação mãe/bebê
Mãe suficientemente boa
Intervenção precoce
Rede de apoio
Função paterna
description O presente trabalho tem como objetivo abordar temas clássicos, dentre inúmeros na teoria Winnicottiana: A importância do papel da mãe nos estágios mais primitivos do desenvolvimento humano, a função do pai e seu papel na maternagem, a contribuição da rede de apoio, a intervenção precoce e a contribuição da psicanálise na relação mãe/bebê. O processo de construção de uma teoria psicológica, ou qualquer outra, envolve uma coragem de defrontar-se com o novo, de enfrentar argumentos, de se reinventar o tempo todo e de se fazer história, permanecendo além do conflito, no tempo e no espaço da ciência. Winnicott é um teórico estudado, criticado e reverenciado dentro da academia psicológica. O autor ressalta a importância do ambiente, negligenciado pela psicanálise tradicional, privilegia o lugar de uma mãe suficientemente boa no desenvolvimento do mundo interno do bebê. No princípio não há um bebê, mas um bebê com sua mãe. Essa relação dual perdura por um longo tempo até que separado de sua mãe, o bebê percebe e encontra o pai. Mas, até percorrer esse caminho, o bebê atravessou questões básicas e primordiais em seu desenvolvimento. O estudo da teoria do amadurecimento em Winnicott leva-nos a termos, elaborações e desenvolvimento de ideias contidos em sua teoria na relação mãe/bebê. O tema será desenvolvido em tópicos específicos, sem a pretensão de abordar todo o conteúdo, limitando-se aos aspectos básicos citados acima.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-03-18T17:20:58Z
2022-03-18T17:20:58Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/38314
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/38314
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672922527629312