Implementação de gás natural liquefeito (LNG) em veículos pesados

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MORONI, Eduardo Gabriel
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/57527
Resumo: Atualmente no Brasil estamos com um desenvolvimento considerável no centro de logística de transporte, assim, seu meiomais efetivo tem sido sistema rodoviário, ou seja, caminhões que transitam ininterruptamente pelas rodovias utilizando diesel, como seu principal meio de combustível, visando este cenário o mercado de novas tecnologias vem avançando nos combustível, sustentáveis. O Gás Natural Liquefeito (LNG), é incolor, não tóxico, inodoro e não corrosivo, pequenas emissões são raramente convertidas em uma forma gasosa, as grandes emissões se assentam rente ao solo e evaporam. Este artigo científico tem como objetivo realizar o estudo da aplicação deste gás em veículo pesado movido a Diesel e seus sistemas tecnológicos que possibilitam a máxima eficiência do motor a combustão, os resultados encontrados foram de vasto conhecimento referente ao tema e a aplicação do LNG, onde o mesmo apresenta grande possibilidade de consequentimente ser uma excelente alternativa sustentável para o meio de mobilidade urbana em geral, assim, atingindo uma redução considerável de emissões de poluentes na atmosfera.
id Krot_57cd66b7414ea4b9db85e4498228c537
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/57527
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling MORONI, Eduardo Gabriel2023-06-23T13:26:24Z2023-06-23T13:26:24Z2022https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/57527Atualmente no Brasil estamos com um desenvolvimento considerável no centro de logística de transporte, assim, seu meiomais efetivo tem sido sistema rodoviário, ou seja, caminhões que transitam ininterruptamente pelas rodovias utilizando diesel, como seu principal meio de combustível, visando este cenário o mercado de novas tecnologias vem avançando nos combustível, sustentáveis. O Gás Natural Liquefeito (LNG), é incolor, não tóxico, inodoro e não corrosivo, pequenas emissões são raramente convertidas em uma forma gasosa, as grandes emissões se assentam rente ao solo e evaporam. Este artigo científico tem como objetivo realizar o estudo da aplicação deste gás em veículo pesado movido a Diesel e seus sistemas tecnológicos que possibilitam a máxima eficiência do motor a combustão, os resultados encontrados foram de vasto conhecimento referente ao tema e a aplicação do LNG, onde o mesmo apresenta grande possibilidade de consequentimente ser uma excelente alternativa sustentável para o meio de mobilidade urbana em geral, assim, atingindo uma redução considerável de emissões de poluentes na atmosfera.Gás natural liquefeitoSustentáveisTecnologiasMotor a combustãoImplementação de gás natural liquefeito (LNG) em veículos pesadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEngenharia Mecânicaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALEDUARDO_GABRIEL_MORONI.pdfEDUARDO_GABRIEL_MORONI.pdfapplication/pdf399821https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/57527/1/EDUARDO_GABRIEL_MORONI.pdf2a2f3d642c623292dac3439821ddbf90MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/57527/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/575272023-06-23 10:26:24.599oai:repositorio.pgsscogna.com.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-06-23T13:26:24falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-06-23T13:26:24Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv Implementação de gás natural liquefeito (LNG) em veículos pesados
title Implementação de gás natural liquefeito (LNG) em veículos pesados
spellingShingle Implementação de gás natural liquefeito (LNG) em veículos pesados
MORONI, Eduardo Gabriel
Gás natural liquefeito
Sustentáveis
Tecnologias
Motor a combustão
title_short Implementação de gás natural liquefeito (LNG) em veículos pesados
title_full Implementação de gás natural liquefeito (LNG) em veículos pesados
title_fullStr Implementação de gás natural liquefeito (LNG) em veículos pesados
title_full_unstemmed Implementação de gás natural liquefeito (LNG) em veículos pesados
title_sort Implementação de gás natural liquefeito (LNG) em veículos pesados
author MORONI, Eduardo Gabriel
author_facet MORONI, Eduardo Gabriel
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MORONI, Eduardo Gabriel
dc.subject.por.fl_str_mv Gás natural liquefeito
Sustentáveis
Tecnologias
Motor a combustão
topic Gás natural liquefeito
Sustentáveis
Tecnologias
Motor a combustão
description Atualmente no Brasil estamos com um desenvolvimento considerável no centro de logística de transporte, assim, seu meiomais efetivo tem sido sistema rodoviário, ou seja, caminhões que transitam ininterruptamente pelas rodovias utilizando diesel, como seu principal meio de combustível, visando este cenário o mercado de novas tecnologias vem avançando nos combustível, sustentáveis. O Gás Natural Liquefeito (LNG), é incolor, não tóxico, inodoro e não corrosivo, pequenas emissões são raramente convertidas em uma forma gasosa, as grandes emissões se assentam rente ao solo e evaporam. Este artigo científico tem como objetivo realizar o estudo da aplicação deste gás em veículo pesado movido a Diesel e seus sistemas tecnológicos que possibilitam a máxima eficiência do motor a combustão, os resultados encontrados foram de vasto conhecimento referente ao tema e a aplicação do LNG, onde o mesmo apresenta grande possibilidade de consequentimente ser uma excelente alternativa sustentável para o meio de mobilidade urbana em geral, assim, atingindo uma redução considerável de emissões de poluentes na atmosfera.
publishDate 2022
dc.date.issued.fl_str_mv 2022
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-23T13:26:24Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-23T13:26:24Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/57527
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/57527
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/57527/1/EDUARDO_GABRIEL_MORONI.pdf
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/57527/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 2a2f3d642c623292dac3439821ddbf90
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1809460279790010368