Implementação de gás natural liquefeito (LNG) em veículos pesados
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/57527 |
Resumo: | Atualmente no Brasil estamos com um desenvolvimento considerável no centro de logística de transporte, assim, seu meiomais efetivo tem sido sistema rodoviário, ou seja, caminhões que transitam ininterruptamente pelas rodovias utilizando diesel, como seu principal meio de combustível, visando este cenário o mercado de novas tecnologias vem avançando nos combustível, sustentáveis. O Gás Natural Liquefeito (LNG), é incolor, não tóxico, inodoro e não corrosivo, pequenas emissões são raramente convertidas em uma forma gasosa, as grandes emissões se assentam rente ao solo e evaporam. Este artigo científico tem como objetivo realizar o estudo da aplicação deste gás em veículo pesado movido a Diesel e seus sistemas tecnológicos que possibilitam a máxima eficiência do motor a combustão, os resultados encontrados foram de vasto conhecimento referente ao tema e a aplicação do LNG, onde o mesmo apresenta grande possibilidade de consequentimente ser uma excelente alternativa sustentável para o meio de mobilidade urbana em geral, assim, atingindo uma redução considerável de emissões de poluentes na atmosfera. |
id |
Krot_57cd66b7414ea4b9db85e4498228c537 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/57527 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
MORONI, Eduardo Gabriel2023-06-23T13:26:24Z2023-06-23T13:26:24Z2022https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/57527Atualmente no Brasil estamos com um desenvolvimento considerável no centro de logística de transporte, assim, seu meiomais efetivo tem sido sistema rodoviário, ou seja, caminhões que transitam ininterruptamente pelas rodovias utilizando diesel, como seu principal meio de combustível, visando este cenário o mercado de novas tecnologias vem avançando nos combustível, sustentáveis. O Gás Natural Liquefeito (LNG), é incolor, não tóxico, inodoro e não corrosivo, pequenas emissões são raramente convertidas em uma forma gasosa, as grandes emissões se assentam rente ao solo e evaporam. Este artigo científico tem como objetivo realizar o estudo da aplicação deste gás em veículo pesado movido a Diesel e seus sistemas tecnológicos que possibilitam a máxima eficiência do motor a combustão, os resultados encontrados foram de vasto conhecimento referente ao tema e a aplicação do LNG, onde o mesmo apresenta grande possibilidade de consequentimente ser uma excelente alternativa sustentável para o meio de mobilidade urbana em geral, assim, atingindo uma redução considerável de emissões de poluentes na atmosfera.Gás natural liquefeitoSustentáveisTecnologiasMotor a combustãoImplementação de gás natural liquefeito (LNG) em veículos pesadosinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisEngenharia Mecânicaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALEDUARDO_GABRIEL_MORONI.pdfEDUARDO_GABRIEL_MORONI.pdfapplication/pdf399821https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/57527/1/EDUARDO_GABRIEL_MORONI.pdf2a2f3d642c623292dac3439821ddbf90MD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/57527/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/575272023-06-23 10:26:24.599oai:repositorio.pgsscogna.com.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-06-23T13:26:24falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-06-23T13:26:24Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Implementação de gás natural liquefeito (LNG) em veículos pesados |
title |
Implementação de gás natural liquefeito (LNG) em veículos pesados |
spellingShingle |
Implementação de gás natural liquefeito (LNG) em veículos pesados MORONI, Eduardo Gabriel Gás natural liquefeito Sustentáveis Tecnologias Motor a combustão |
title_short |
Implementação de gás natural liquefeito (LNG) em veículos pesados |
title_full |
Implementação de gás natural liquefeito (LNG) em veículos pesados |
title_fullStr |
Implementação de gás natural liquefeito (LNG) em veículos pesados |
title_full_unstemmed |
Implementação de gás natural liquefeito (LNG) em veículos pesados |
title_sort |
Implementação de gás natural liquefeito (LNG) em veículos pesados |
author |
MORONI, Eduardo Gabriel |
author_facet |
MORONI, Eduardo Gabriel |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
MORONI, Eduardo Gabriel |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Gás natural liquefeito Sustentáveis Tecnologias Motor a combustão |
topic |
Gás natural liquefeito Sustentáveis Tecnologias Motor a combustão |
description |
Atualmente no Brasil estamos com um desenvolvimento considerável no centro de logística de transporte, assim, seu meiomais efetivo tem sido sistema rodoviário, ou seja, caminhões que transitam ininterruptamente pelas rodovias utilizando diesel, como seu principal meio de combustível, visando este cenário o mercado de novas tecnologias vem avançando nos combustível, sustentáveis. O Gás Natural Liquefeito (LNG), é incolor, não tóxico, inodoro e não corrosivo, pequenas emissões são raramente convertidas em uma forma gasosa, as grandes emissões se assentam rente ao solo e evaporam. Este artigo científico tem como objetivo realizar o estudo da aplicação deste gás em veículo pesado movido a Diesel e seus sistemas tecnológicos que possibilitam a máxima eficiência do motor a combustão, os resultados encontrados foram de vasto conhecimento referente ao tema e a aplicação do LNG, onde o mesmo apresenta grande possibilidade de consequentimente ser uma excelente alternativa sustentável para o meio de mobilidade urbana em geral, assim, atingindo uma redução considerável de emissões de poluentes na atmosfera. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-06-23T13:26:24Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-06-23T13:26:24Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/57527 |
url |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/57527 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/57527/1/EDUARDO_GABRIEL_MORONI.pdf https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/57527/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
2a2f3d642c623292dac3439821ddbf90 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1809460279790010368 |