Terapia pulpar em dentes decíduos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SOUZA, Jheimys Vitor Souza e
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/57691
Resumo: Essa revisão de literatura teve como objetivo compreender os princípios das terapias pulpares utilizadas em dentes decíduos, aprofundando-se em apontar as principais terapias pulpares frente aos diagnósticos diferenciais das lesões pulpares, apresentar os protocolos clínicos e a variedade de materiais mais frequentemente utilizados nas terapias pulpares, e apresentar as técnicas de orientação comportamental não farmacológicas para pacientes pediátricos. Utilizou-se de mecanismos de buscas online – como o Google Acadêmico, Scientific Electronic Library Online (Scielo), ACADEMIA, BVS Odontologia e ResearchGate – na identificação das principais bibliografias que abordassem sobre o tema, buscando por palavras chaves como “diagnóstico de doenças pulpares”, “tratamento pulpar em dentes decíduos”, “terapia em dentes decíduos”, “manejo comportamental”, “orientação comportamental”, “soluções irrigadoras” e “materiais obturadores” tanto em português e/ou inglês. Concluiu-se que o exame radiográfico continua sendo o método de diagnóstico e escolha da técnica mais confiável e aceito, quando se trata de pacientes pediátricos. Quanto aos materiais, há uma ampla variedade e divergência entre os autores em diversos pontos, pela ausência de um material ideal que sirva para um protocolo padrão. As técnicas de orientação comportamental são de enorme importância em procedimentos invasivos como as terapias pulpares, e, apesar dos avanços nas pesquisas sobre a utilização de novas tecnologias, técnicas simples e já consagradas ainda continuam sendo as mais usadas e recomendadas. Apesar de ainda carecer de estudos em determinados pontos, a literatura sobre o assunto é vasta devido a abrangência do tema e esse trabalho não se propõe em ser definitivo, incentivando novas reflexões sobre o mesmo.
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