Institucionalização e o embotamento da identidade e subjetividade do indivíduo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MORAES, Jhony Simões
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51760
Resumo: As instituições estão presentes na construção do indivíduo e sociedade. O Objetivo do trabalho foi estudar o poder das instituições, buscando analisar os efeitos e consequências da institucionalização em contato com a identidade e subjetividade do indivíduo, assim como compreender a relação entre eles no contexto da saúde. Os objetivos específicos foram: conceitualização e definição das instituições explicitando seu funcionamento na sociedade no contexto da saúde. Demonstrar a ilusória autonomia e humanização oferecida ao sujeito institucionalizado na concepção identitária e subjetiva. Discorrer sobre a importância da psicologia no estabelecimento de limites entre instituições e indivíduos na produção de humanização e saúde desse indivíduo. O presente trabalho foi elaborado como revisão bibliográfica, em forma de texto dissertativo expositivo. Embasamos a pesquisa nas áreas da psicologia Institucional, psicologia social, sociologia, filosofia, assim como seus principais autores, onde foram usados para fontes de pesquisas: livros, dissertações, teses e artigos científicos, selecionados através de busca nas seguintes bases de dados: livros, sites, artigos científicos e teses. Como conclusão foi destacada a importância da psicologia como ponte entre instituição e indivíduo, visando a promoção de saúde e humanização das práticas que englobam essa relação.
id Krot_6081ba455ac805cfbd033849bf116092
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/51760
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Institucionalização e o embotamento da identidade e subjetividade do indivíduoInstitucionalizaçãoIdentidadeSubjetividadeIndivíduoAs instituições estão presentes na construção do indivíduo e sociedade. O Objetivo do trabalho foi estudar o poder das instituições, buscando analisar os efeitos e consequências da institucionalização em contato com a identidade e subjetividade do indivíduo, assim como compreender a relação entre eles no contexto da saúde. Os objetivos específicos foram: conceitualização e definição das instituições explicitando seu funcionamento na sociedade no contexto da saúde. Demonstrar a ilusória autonomia e humanização oferecida ao sujeito institucionalizado na concepção identitária e subjetiva. Discorrer sobre a importância da psicologia no estabelecimento de limites entre instituições e indivíduos na produção de humanização e saúde desse indivíduo. O presente trabalho foi elaborado como revisão bibliográfica, em forma de texto dissertativo expositivo. Embasamos a pesquisa nas áreas da psicologia Institucional, psicologia social, sociologia, filosofia, assim como seus principais autores, onde foram usados para fontes de pesquisas: livros, dissertações, teses e artigos científicos, selecionados através de busca nas seguintes bases de dados: livros, sites, artigos científicos e teses. Como conclusão foi destacada a importância da psicologia como ponte entre instituição e indivíduo, visando a promoção de saúde e humanização das práticas que englobam essa relação.2023-04-11T18:27:52Z2023-04-11T18:27:52Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51760MORAES, Jhony Simõesporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-11T18:27:52Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/51760Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-04-11T18:27:52falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-04-11T18:27:52Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Institucionalização e o embotamento da identidade e subjetividade do indivíduo
title Institucionalização e o embotamento da identidade e subjetividade do indivíduo
spellingShingle Institucionalização e o embotamento da identidade e subjetividade do indivíduo
MORAES, Jhony Simões
Institucionalização
Identidade
Subjetividade
Indivíduo
title_short Institucionalização e o embotamento da identidade e subjetividade do indivíduo
title_full Institucionalização e o embotamento da identidade e subjetividade do indivíduo
title_fullStr Institucionalização e o embotamento da identidade e subjetividade do indivíduo
title_full_unstemmed Institucionalização e o embotamento da identidade e subjetividade do indivíduo
title_sort Institucionalização e o embotamento da identidade e subjetividade do indivíduo
author MORAES, Jhony Simões
author_facet MORAES, Jhony Simões
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MORAES, Jhony Simões
dc.subject.por.fl_str_mv Institucionalização
Identidade
Subjetividade
Indivíduo
topic Institucionalização
Identidade
Subjetividade
Indivíduo
description As instituições estão presentes na construção do indivíduo e sociedade. O Objetivo do trabalho foi estudar o poder das instituições, buscando analisar os efeitos e consequências da institucionalização em contato com a identidade e subjetividade do indivíduo, assim como compreender a relação entre eles no contexto da saúde. Os objetivos específicos foram: conceitualização e definição das instituições explicitando seu funcionamento na sociedade no contexto da saúde. Demonstrar a ilusória autonomia e humanização oferecida ao sujeito institucionalizado na concepção identitária e subjetiva. Discorrer sobre a importância da psicologia no estabelecimento de limites entre instituições e indivíduos na produção de humanização e saúde desse indivíduo. O presente trabalho foi elaborado como revisão bibliográfica, em forma de texto dissertativo expositivo. Embasamos a pesquisa nas áreas da psicologia Institucional, psicologia social, sociologia, filosofia, assim como seus principais autores, onde foram usados para fontes de pesquisas: livros, dissertações, teses e artigos científicos, selecionados através de busca nas seguintes bases de dados: livros, sites, artigos científicos e teses. Como conclusão foi destacada a importância da psicologia como ponte entre instituição e indivíduo, visando a promoção de saúde e humanização das práticas que englobam essa relação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-04-11T18:27:52Z
2023-04-11T18:27:52Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51760
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51760
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672999791951872