Tratamento fisioterapêutico na síndrome do túnel do carpo: ênfase na cinesioterapia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: REIS, Bruna Evangelista dos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45067
Resumo: A síndrome do túnel do carpo (STC) é uma neuropatia compressiva do nervo mediano no punho. A causa é descrita como idiopática, ou seja, não é definida, no entanto, pesquisas sugerem a existência de fatores que predispõem à STC. Movimentos intensos e repetitivos de punho e dedos nas atividades laborais, tem constituído o principal fator no aumento do número de casos da síndrome do túnel do carpo em trabalhadores e consequente afastamento destes do local de trabalho. Portanto, o presente estudo demonstra a importância da reabilitação, cujo seu objetivo principal é enfatizar as abordagens fisioterapêuticas, evidenciando a cinesioterapia como forma de intervenção, a qual possibilita que esses indivíduos retornem as suas atividades laborais e cotidianas. Este trata-se de uma revisão de literatura, onde foram realizados busca ativa de conteúdos que abordam a STC e os tratamentos envolvidos nessa neuropatia. Após a análise das informações coletadas, foi possível a identificação dos principais tratamentos e levantamento da abordagem fisioterapêutica, que de forma integrada possibilita o retorno das atividades de vida diária dos pacientes.
id Krot_64f257ba84edc2518110d5727e102858
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/45067
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Tratamento fisioterapêutico na síndrome do túnel do carpo: ênfase na cinesioterapiaSíndrome do túnel do carpoTratamentoFisioterapiaCinesioterapiaA síndrome do túnel do carpo (STC) é uma neuropatia compressiva do nervo mediano no punho. A causa é descrita como idiopática, ou seja, não é definida, no entanto, pesquisas sugerem a existência de fatores que predispõem à STC. Movimentos intensos e repetitivos de punho e dedos nas atividades laborais, tem constituído o principal fator no aumento do número de casos da síndrome do túnel do carpo em trabalhadores e consequente afastamento destes do local de trabalho. Portanto, o presente estudo demonstra a importância da reabilitação, cujo seu objetivo principal é enfatizar as abordagens fisioterapêuticas, evidenciando a cinesioterapia como forma de intervenção, a qual possibilita que esses indivíduos retornem as suas atividades laborais e cotidianas. Este trata-se de uma revisão de literatura, onde foram realizados busca ativa de conteúdos que abordam a STC e os tratamentos envolvidos nessa neuropatia. Após a análise das informações coletadas, foi possível a identificação dos principais tratamentos e levantamento da abordagem fisioterapêutica, que de forma integrada possibilita o retorno das atividades de vida diária dos pacientes.2022-07-28T18:13:21Z2022-07-28T18:13:21Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45067REIS, Bruna Evangelista dosporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-28T18:13:21Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/45067Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-07-28T18:13:21falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-07-28T18:13:21Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Tratamento fisioterapêutico na síndrome do túnel do carpo: ênfase na cinesioterapia
title Tratamento fisioterapêutico na síndrome do túnel do carpo: ênfase na cinesioterapia
spellingShingle Tratamento fisioterapêutico na síndrome do túnel do carpo: ênfase na cinesioterapia
REIS, Bruna Evangelista dos
Síndrome do túnel do carpo
Tratamento
Fisioterapia
Cinesioterapia
title_short Tratamento fisioterapêutico na síndrome do túnel do carpo: ênfase na cinesioterapia
title_full Tratamento fisioterapêutico na síndrome do túnel do carpo: ênfase na cinesioterapia
title_fullStr Tratamento fisioterapêutico na síndrome do túnel do carpo: ênfase na cinesioterapia
title_full_unstemmed Tratamento fisioterapêutico na síndrome do túnel do carpo: ênfase na cinesioterapia
title_sort Tratamento fisioterapêutico na síndrome do túnel do carpo: ênfase na cinesioterapia
author REIS, Bruna Evangelista dos
author_facet REIS, Bruna Evangelista dos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv REIS, Bruna Evangelista dos
dc.subject.por.fl_str_mv Síndrome do túnel do carpo
Tratamento
Fisioterapia
Cinesioterapia
topic Síndrome do túnel do carpo
Tratamento
Fisioterapia
Cinesioterapia
description A síndrome do túnel do carpo (STC) é uma neuropatia compressiva do nervo mediano no punho. A causa é descrita como idiopática, ou seja, não é definida, no entanto, pesquisas sugerem a existência de fatores que predispõem à STC. Movimentos intensos e repetitivos de punho e dedos nas atividades laborais, tem constituído o principal fator no aumento do número de casos da síndrome do túnel do carpo em trabalhadores e consequente afastamento destes do local de trabalho. Portanto, o presente estudo demonstra a importância da reabilitação, cujo seu objetivo principal é enfatizar as abordagens fisioterapêuticas, evidenciando a cinesioterapia como forma de intervenção, a qual possibilita que esses indivíduos retornem as suas atividades laborais e cotidianas. Este trata-se de uma revisão de literatura, onde foram realizados busca ativa de conteúdos que abordam a STC e os tratamentos envolvidos nessa neuropatia. Após a análise das informações coletadas, foi possível a identificação dos principais tratamentos e levantamento da abordagem fisioterapêutica, que de forma integrada possibilita o retorno das atividades de vida diária dos pacientes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-28T18:13:21Z
2022-07-28T18:13:21Z
2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45067
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45067
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803673011630374912