HUMANIZAÇÃO NO PARTO E NASCIMENTO

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RAMOS, CAMILA
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/33805
Resumo: Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva, baseada na revisão de literatura, cujo o objetivo foi estudar a humanização da assistência de enfermagem ao parto. Desta forma realizou-se uma busca no site da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), nas bases de dados eletrônicos Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), e na Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), através dos descritores em saúde (DECS): Parto Humanizado; Autonomia; Cuidados de Enfermagem. Os critérios de inclusão para este estudo foram: artigos publicados entre os anos de 2007 a 2018 e a coleta de dados ocorreu no primeiro semestre de 2018. A humanização do parto e nascimento envolve práticas que atendam às necessidades da mulher, pautado no acolhimento, na escuta e preservando sua autonomia. E nesse contexto, tem-se a escolha da mulher do tipo de parto, onde a disponibilização de informações adequadas favorece a autonomia da mulher nesse processo de decisão, ficando mais favorável ao parto natural. A enfermeira é figura fundamental nesse processo, devendo oferecer um cuidado único, diferenciado e integral à mulher durante o processo de parto, com ações de conforto e apoio emocional, sendo fundamental o uso do conhecimento técnico-científico, para a promoção do bem-estar da mulher parturiente. Desse modo, reflete-se que a realização de novas pesquisas aprofundando a temática e protagonizando a figura da mulher nesse momento, pode contribuir para a redução de cesáreas desnecessárias no país e favorecendo a assistência de enfermagem baseada em práticas humanizadoras que promovam a saúde e o bem-estar da parturiente.
id Krot_654d89553073d77a238992dc20f67e64
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/33805
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling HUMANIZAÇÃO NO PARTO E NASCIMENTOParto HumanizadoAutonomiaTrata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva, baseada na revisão de literatura, cujo o objetivo foi estudar a humanização da assistência de enfermagem ao parto. Desta forma realizou-se uma busca no site da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), nas bases de dados eletrônicos Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), e na Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), através dos descritores em saúde (DECS): Parto Humanizado; Autonomia; Cuidados de Enfermagem. Os critérios de inclusão para este estudo foram: artigos publicados entre os anos de 2007 a 2018 e a coleta de dados ocorreu no primeiro semestre de 2018. A humanização do parto e nascimento envolve práticas que atendam às necessidades da mulher, pautado no acolhimento, na escuta e preservando sua autonomia. E nesse contexto, tem-se a escolha da mulher do tipo de parto, onde a disponibilização de informações adequadas favorece a autonomia da mulher nesse processo de decisão, ficando mais favorável ao parto natural. A enfermeira é figura fundamental nesse processo, devendo oferecer um cuidado único, diferenciado e integral à mulher durante o processo de parto, com ações de conforto e apoio emocional, sendo fundamental o uso do conhecimento técnico-científico, para a promoção do bem-estar da mulher parturiente. Desse modo, reflete-se que a realização de novas pesquisas aprofundando a temática e protagonizando a figura da mulher nesse momento, pode contribuir para a redução de cesáreas desnecessárias no país e favorecendo a assistência de enfermagem baseada em práticas humanizadoras que promovam a saúde e o bem-estar da parturiente.2021-08-25T16:06:43Z2021-08-25T16:06:43Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/33805RAMOS, CAMILAporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-18T20:39:21Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/33805Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-07-18T20:39:21falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-07-18T20:39:21Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv HUMANIZAÇÃO NO PARTO E NASCIMENTO
title HUMANIZAÇÃO NO PARTO E NASCIMENTO
spellingShingle HUMANIZAÇÃO NO PARTO E NASCIMENTO
RAMOS, CAMILA
Parto Humanizado
Autonomia
title_short HUMANIZAÇÃO NO PARTO E NASCIMENTO
title_full HUMANIZAÇÃO NO PARTO E NASCIMENTO
title_fullStr HUMANIZAÇÃO NO PARTO E NASCIMENTO
title_full_unstemmed HUMANIZAÇÃO NO PARTO E NASCIMENTO
title_sort HUMANIZAÇÃO NO PARTO E NASCIMENTO
author RAMOS, CAMILA
author_facet RAMOS, CAMILA
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv RAMOS, CAMILA
dc.subject.por.fl_str_mv Parto Humanizado
Autonomia
topic Parto Humanizado
Autonomia
description Trata-se de uma pesquisa qualitativa do tipo descritiva, baseada na revisão de literatura, cujo o objetivo foi estudar a humanização da assistência de enfermagem ao parto. Desta forma realizou-se uma busca no site da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), nas bases de dados eletrônicos Scientific Eletronic Library Online (SCIELO), e na Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS), através dos descritores em saúde (DECS): Parto Humanizado; Autonomia; Cuidados de Enfermagem. Os critérios de inclusão para este estudo foram: artigos publicados entre os anos de 2007 a 2018 e a coleta de dados ocorreu no primeiro semestre de 2018. A humanização do parto e nascimento envolve práticas que atendam às necessidades da mulher, pautado no acolhimento, na escuta e preservando sua autonomia. E nesse contexto, tem-se a escolha da mulher do tipo de parto, onde a disponibilização de informações adequadas favorece a autonomia da mulher nesse processo de decisão, ficando mais favorável ao parto natural. A enfermeira é figura fundamental nesse processo, devendo oferecer um cuidado único, diferenciado e integral à mulher durante o processo de parto, com ações de conforto e apoio emocional, sendo fundamental o uso do conhecimento técnico-científico, para a promoção do bem-estar da mulher parturiente. Desse modo, reflete-se que a realização de novas pesquisas aprofundando a temática e protagonizando a figura da mulher nesse momento, pode contribuir para a redução de cesáreas desnecessárias no país e favorecendo a assistência de enfermagem baseada em práticas humanizadoras que promovam a saúde e o bem-estar da parturiente.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2021-08-25T16:06:43Z
2021-08-25T16:06:43Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/33805
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/33805
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672981634809856