A motivação como diferencial nas empresas de pequeno e médio porte

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: DUARTE, Lidiane Garcia
Data de Publicação: 2020
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/44564
Resumo: O presente trabalho versa sobre a importância da motivação para empresas de pequeno e médio porte. Diante da competitividade do mercado essas empresas necessitam de estratégias que contribuam de forma eficaz, respondendo como a motivação pode influenciar a produtividade dos colaboradores de uma organização de pequeno e médio porte? E visando alcançar o objetivo de compreender como a motivação nas organizações de pequeno e médio porte favorece à permanecia de seus colaboradores e o sucesso da empresa. Pois, colaboradores motivados é o diferencial para que essas organizações consigam se manter no mercado. A metodologia utilizada foi a revisão literária através da consulta de livros, artigos, dissertações e sites. Foram abordados alguns fundamentos teóricos que contribuíram para o cotidiano organizacional e a compreensão de uma nova visão no que tange a valorização do colaborador, demonstrando que o grande diferencial das organizações corresponde ao potencial humano. Dentre as teorias apresentadas estão duas teorias de conteúdo e duas teorias de processo: a pirâmide das necessidades de Maslow, a teoria de X e Y de Douglas McGregor, a teoria da expectativa de Victor Vroom e a teoria de da Fixação de Metas de Locke e Latham. Tendo como base esses fundamentos teóricos, foi possível concluir que a pesquisa alcançou os objetivos propostos, respondendo à pergunta problema que a deu origem e citando alternativas de estratégias para conseguirem alinhamento entre os interesses dos colaboradores e as necessidades das organizações.
id Krot_7020e9768e48d423c4caa7644a7ffb32
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/44564
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling A motivação como diferencial nas empresas de pequeno e médio porteMotivaçãoEstratégiasMercadoColaboradoresOrganizaçõesO presente trabalho versa sobre a importância da motivação para empresas de pequeno e médio porte. Diante da competitividade do mercado essas empresas necessitam de estratégias que contribuam de forma eficaz, respondendo como a motivação pode influenciar a produtividade dos colaboradores de uma organização de pequeno e médio porte? E visando alcançar o objetivo de compreender como a motivação nas organizações de pequeno e médio porte favorece à permanecia de seus colaboradores e o sucesso da empresa. Pois, colaboradores motivados é o diferencial para que essas organizações consigam se manter no mercado. A metodologia utilizada foi a revisão literária através da consulta de livros, artigos, dissertações e sites. Foram abordados alguns fundamentos teóricos que contribuíram para o cotidiano organizacional e a compreensão de uma nova visão no que tange a valorização do colaborador, demonstrando que o grande diferencial das organizações corresponde ao potencial humano. Dentre as teorias apresentadas estão duas teorias de conteúdo e duas teorias de processo: a pirâmide das necessidades de Maslow, a teoria de X e Y de Douglas McGregor, a teoria da expectativa de Victor Vroom e a teoria de da Fixação de Metas de Locke e Latham. Tendo como base esses fundamentos teóricos, foi possível concluir que a pesquisa alcançou os objetivos propostos, respondendo à pergunta problema que a deu origem e citando alternativas de estratégias para conseguirem alinhamento entre os interesses dos colaboradores e as necessidades das organizações.2022-07-19T19:08:02Z2022-07-19T19:08:02Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/44564DUARTE, Lidiane Garciaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-19T19:08:02Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/44564Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-07-19T19:08:02falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-07-19T19:08:02Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv A motivação como diferencial nas empresas de pequeno e médio porte
title A motivação como diferencial nas empresas de pequeno e médio porte
spellingShingle A motivação como diferencial nas empresas de pequeno e médio porte
DUARTE, Lidiane Garcia
Motivação
Estratégias
Mercado
Colaboradores
Organizações
title_short A motivação como diferencial nas empresas de pequeno e médio porte
title_full A motivação como diferencial nas empresas de pequeno e médio porte
title_fullStr A motivação como diferencial nas empresas de pequeno e médio porte
title_full_unstemmed A motivação como diferencial nas empresas de pequeno e médio porte
title_sort A motivação como diferencial nas empresas de pequeno e médio porte
author DUARTE, Lidiane Garcia
author_facet DUARTE, Lidiane Garcia
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv DUARTE, Lidiane Garcia
dc.subject.por.fl_str_mv Motivação
Estratégias
Mercado
Colaboradores
Organizações
topic Motivação
Estratégias
Mercado
Colaboradores
Organizações
description O presente trabalho versa sobre a importância da motivação para empresas de pequeno e médio porte. Diante da competitividade do mercado essas empresas necessitam de estratégias que contribuam de forma eficaz, respondendo como a motivação pode influenciar a produtividade dos colaboradores de uma organização de pequeno e médio porte? E visando alcançar o objetivo de compreender como a motivação nas organizações de pequeno e médio porte favorece à permanecia de seus colaboradores e o sucesso da empresa. Pois, colaboradores motivados é o diferencial para que essas organizações consigam se manter no mercado. A metodologia utilizada foi a revisão literária através da consulta de livros, artigos, dissertações e sites. Foram abordados alguns fundamentos teóricos que contribuíram para o cotidiano organizacional e a compreensão de uma nova visão no que tange a valorização do colaborador, demonstrando que o grande diferencial das organizações corresponde ao potencial humano. Dentre as teorias apresentadas estão duas teorias de conteúdo e duas teorias de processo: a pirâmide das necessidades de Maslow, a teoria de X e Y de Douglas McGregor, a teoria da expectativa de Victor Vroom e a teoria de da Fixação de Metas de Locke e Latham. Tendo como base esses fundamentos teóricos, foi possível concluir que a pesquisa alcançou os objetivos propostos, respondendo à pergunta problema que a deu origem e citando alternativas de estratégias para conseguirem alinhamento entre os interesses dos colaboradores e as necessidades das organizações.
publishDate 2020
dc.date.none.fl_str_mv 2020
2022-07-19T19:08:02Z
2022-07-19T19:08:02Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/44564
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/44564
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672920595103744