A motivação como diferencial nas empresas de pequeno e médio porte
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/44564 |
Resumo: | O presente trabalho versa sobre a importância da motivação para empresas de pequeno e médio porte. Diante da competitividade do mercado essas empresas necessitam de estratégias que contribuam de forma eficaz, respondendo como a motivação pode influenciar a produtividade dos colaboradores de uma organização de pequeno e médio porte? E visando alcançar o objetivo de compreender como a motivação nas organizações de pequeno e médio porte favorece à permanecia de seus colaboradores e o sucesso da empresa. Pois, colaboradores motivados é o diferencial para que essas organizações consigam se manter no mercado. A metodologia utilizada foi a revisão literária através da consulta de livros, artigos, dissertações e sites. Foram abordados alguns fundamentos teóricos que contribuíram para o cotidiano organizacional e a compreensão de uma nova visão no que tange a valorização do colaborador, demonstrando que o grande diferencial das organizações corresponde ao potencial humano. Dentre as teorias apresentadas estão duas teorias de conteúdo e duas teorias de processo: a pirâmide das necessidades de Maslow, a teoria de X e Y de Douglas McGregor, a teoria da expectativa de Victor Vroom e a teoria de da Fixação de Metas de Locke e Latham. Tendo como base esses fundamentos teóricos, foi possível concluir que a pesquisa alcançou os objetivos propostos, respondendo à pergunta problema que a deu origem e citando alternativas de estratégias para conseguirem alinhamento entre os interesses dos colaboradores e as necessidades das organizações. |
id |
Krot_7020e9768e48d423c4caa7644a7ffb32 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/44564 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
A motivação como diferencial nas empresas de pequeno e médio porteMotivaçãoEstratégiasMercadoColaboradoresOrganizaçõesO presente trabalho versa sobre a importância da motivação para empresas de pequeno e médio porte. Diante da competitividade do mercado essas empresas necessitam de estratégias que contribuam de forma eficaz, respondendo como a motivação pode influenciar a produtividade dos colaboradores de uma organização de pequeno e médio porte? E visando alcançar o objetivo de compreender como a motivação nas organizações de pequeno e médio porte favorece à permanecia de seus colaboradores e o sucesso da empresa. Pois, colaboradores motivados é o diferencial para que essas organizações consigam se manter no mercado. A metodologia utilizada foi a revisão literária através da consulta de livros, artigos, dissertações e sites. Foram abordados alguns fundamentos teóricos que contribuíram para o cotidiano organizacional e a compreensão de uma nova visão no que tange a valorização do colaborador, demonstrando que o grande diferencial das organizações corresponde ao potencial humano. Dentre as teorias apresentadas estão duas teorias de conteúdo e duas teorias de processo: a pirâmide das necessidades de Maslow, a teoria de X e Y de Douglas McGregor, a teoria da expectativa de Victor Vroom e a teoria de da Fixação de Metas de Locke e Latham. Tendo como base esses fundamentos teóricos, foi possível concluir que a pesquisa alcançou os objetivos propostos, respondendo à pergunta problema que a deu origem e citando alternativas de estratégias para conseguirem alinhamento entre os interesses dos colaboradores e as necessidades das organizações.2022-07-19T19:08:02Z2022-07-19T19:08:02Z2020info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/44564DUARTE, Lidiane Garciaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-19T19:08:02Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/44564Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-07-19T19:08:02falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-07-19T19:08:02Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.none.fl_str_mv |
A motivação como diferencial nas empresas de pequeno e médio porte |
title |
A motivação como diferencial nas empresas de pequeno e médio porte |
spellingShingle |
A motivação como diferencial nas empresas de pequeno e médio porte DUARTE, Lidiane Garcia Motivação Estratégias Mercado Colaboradores Organizações |
title_short |
A motivação como diferencial nas empresas de pequeno e médio porte |
title_full |
A motivação como diferencial nas empresas de pequeno e médio porte |
title_fullStr |
A motivação como diferencial nas empresas de pequeno e médio porte |
title_full_unstemmed |
A motivação como diferencial nas empresas de pequeno e médio porte |
title_sort |
A motivação como diferencial nas empresas de pequeno e médio porte |
author |
DUARTE, Lidiane Garcia |
author_facet |
DUARTE, Lidiane Garcia |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
DUARTE, Lidiane Garcia |
dc.subject.por.fl_str_mv |
Motivação Estratégias Mercado Colaboradores Organizações |
topic |
Motivação Estratégias Mercado Colaboradores Organizações |
description |
O presente trabalho versa sobre a importância da motivação para empresas de pequeno e médio porte. Diante da competitividade do mercado essas empresas necessitam de estratégias que contribuam de forma eficaz, respondendo como a motivação pode influenciar a produtividade dos colaboradores de uma organização de pequeno e médio porte? E visando alcançar o objetivo de compreender como a motivação nas organizações de pequeno e médio porte favorece à permanecia de seus colaboradores e o sucesso da empresa. Pois, colaboradores motivados é o diferencial para que essas organizações consigam se manter no mercado. A metodologia utilizada foi a revisão literária através da consulta de livros, artigos, dissertações e sites. Foram abordados alguns fundamentos teóricos que contribuíram para o cotidiano organizacional e a compreensão de uma nova visão no que tange a valorização do colaborador, demonstrando que o grande diferencial das organizações corresponde ao potencial humano. Dentre as teorias apresentadas estão duas teorias de conteúdo e duas teorias de processo: a pirâmide das necessidades de Maslow, a teoria de X e Y de Douglas McGregor, a teoria da expectativa de Victor Vroom e a teoria de da Fixação de Metas de Locke e Latham. Tendo como base esses fundamentos teóricos, foi possível concluir que a pesquisa alcançou os objetivos propostos, respondendo à pergunta problema que a deu origem e citando alternativas de estratégias para conseguirem alinhamento entre os interesses dos colaboradores e as necessidades das organizações. |
publishDate |
2020 |
dc.date.none.fl_str_mv |
2020 2022-07-19T19:08:02Z 2022-07-19T19:08:02Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/44564 |
url |
https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/44564 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.format.none.fl_str_mv |
application/pdf |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1803672920595103744 |