Medicamentos genéricos: uma alternativa para o mercado brasileiro

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Sonally Sianny da Costa
Data de Publicação: 2019
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35303
Resumo: Medicamento genérico é aquele que se apresenta com o mesmo princípio ativo, dosagem, posologia e apresentação do medicamento de referência, sendo intercambiável a este, apesentando qualidade comprovada pelos testes de bioequivalência e biodisponibilidade. Esse medicamento foi inserido no Brasil na década de 90, todavia, sua aceitação pela população no início se deu de forma lenta, sendo rejeitado pela crença de que o medicamento não era efetivo, gerando inúmeras dúvidas. Mediante isto, a utilização dos medicamentos genéricos vem sendo cada vez mais explorada, por ser uma alternativa que oferece a disponibilidade de medicamentos essenciais e a preços mais baixos para a população. Assim, este trabalho se torna imprescindível por apresentar os benefícios que a política de implantação dos medicamentos genéricos pode trazer tanto para a população como para o país em geral. O estudo teve o objetivo de demonstrar a importância da promoção e adesão de medicamentos genéricos no Brasil. O presente trabalho tomou como base metodológica a revisão bibliográfica, e a pesquisa qualitativa e descritiva, com fundamentação em artigos que foram publicados no período de 2010 a 2018 da promoção e adesão de medicamentos genéricos no Brasil, demostrando a sua contribuição à população. Utilizou-se as bases de dados do Google acadêmico, Biblioteca Virtual em Saúde (BVS), Scientific Electronic Library Online (SciELO) e PubMed, utilizando seguintes descritores: medicamento genérico, indústria farmacêutica, mercado de medicamentos, políticas de medicamento em saúde. O conhecimento sobre os genéricos se configura importante, sendo considerado influenciador na escolha do produto. Dentre as estratégias para a promoção ao medicamento, encontra-se na política do medicamento genérico. Que torna possível a adoção dos medicamentos genéricos, influencia a política no setor de saúde e aumentando significativamente a economia e desenvolvimento governamental. A implementação da Lei dos Genéricos em 1999, resultou no aumento de produção e venda no mercado nacional. Isso proporciona as empresas maior participação com a redução nos custos, assim favorecendo maior rentabilidade em seus negócios. Os medicamentos genéricos, possibilitou as maioria das famílias brasileiras o acesso ao medicamento, em especial, aqueles que obtêm de doenças crônicas. Desta forma, as estratégias utilizadas pelas empresas de medicamentos genéricos, é oriundo de diminuição de custos na admissão de medicamentos e também na metodologias de marketing na propaganda, gerando confiabilidade ao consumidor, por meio de fidelização do cliente. Sendo que as leis dos medicamentos ofertou aos médicos, opção de tratamento ao paciente, vinculados a inserção de programas de farmácias populares no Brasil, para tratar doenças comuns, como hipertensão, diabetes e dislipidemias, arritmias.
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