Psicossomática e psicologia: da dor em pacientes com depressão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: RIBEIRO, Karina Benedito dos Santos
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/41041
Resumo: Este trabalho propõe-se abordar a problemática da doenças psicossomáticas e psicologia da dor em pacientes com depressão, partindo da ideia de que existe uma integração em psíquico e o somático, o objetivo deste estudo foi estudar a relação que o corpo e o psíquico possuem, especialmente no que se refere aos fenômenos psicossomáticos. Procura-se conhecer as relações e desenvolvimento da dor em pacientes que sofrem de depressão, que é comum que eles relatam sintomas de dor no diagnóstico, com as doenças psicossomáticas, é preciso entender os aspectos emocionais que estão relacionados a causa da doença e a própria dor pode leva ao sedentarismo, que contribuem e muito para o aumento da depressão, sendo mais difícil a forma de tratamento. Para isso, realizou-se um breve histórico da psicossomática, abordando a evolução do tema na história e os principais autores que definiram este conceitos. Problemas depressivos não tratados e que se prolongam por muito tempo influenciou bastante surgimentos das doenças psicossomática. O indivíduo não consegue conciliar seus pensamentos e ações, deixando-se dominado pelas emoções negativas, que afetam a função dos órgãos-e é interpretada como dor. Os pacientes psicossomáticos possuem uma desorganização psíquica devido à falta de capacidade de representação, com pensamento operatório e incapacidade de entrar em contato e vivenciar seus sentimentos, o que é culmina em descargas pulsionais no corpo, aumentando assim a vulnerabilidade do sujeito para adoecer. Por fim, conhecer os desenvolvimentos da doença psicossomática e psicológica da dor em pacientes com depressão, abrange ao conhecimento da Psicologia para melhores intervenções de atendimento psicológico, visando possibilidades de intervenções sob enfoque da psicoterapia e facilitará outros profissionais da saúde.
id Krot_7447c200e5ba700ddd4ebea558388512
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/41041
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Psicossomática e psicologia: da dor em pacientes com depressãoPsicossomáticaPsicologiaDepressãoRelação mente-corpoMultidisciplinarEste trabalho propõe-se abordar a problemática da doenças psicossomáticas e psicologia da dor em pacientes com depressão, partindo da ideia de que existe uma integração em psíquico e o somático, o objetivo deste estudo foi estudar a relação que o corpo e o psíquico possuem, especialmente no que se refere aos fenômenos psicossomáticos. Procura-se conhecer as relações e desenvolvimento da dor em pacientes que sofrem de depressão, que é comum que eles relatam sintomas de dor no diagnóstico, com as doenças psicossomáticas, é preciso entender os aspectos emocionais que estão relacionados a causa da doença e a própria dor pode leva ao sedentarismo, que contribuem e muito para o aumento da depressão, sendo mais difícil a forma de tratamento. Para isso, realizou-se um breve histórico da psicossomática, abordando a evolução do tema na história e os principais autores que definiram este conceitos. Problemas depressivos não tratados e que se prolongam por muito tempo influenciou bastante surgimentos das doenças psicossomática. O indivíduo não consegue conciliar seus pensamentos e ações, deixando-se dominado pelas emoções negativas, que afetam a função dos órgãos-e é interpretada como dor. Os pacientes psicossomáticos possuem uma desorganização psíquica devido à falta de capacidade de representação, com pensamento operatório e incapacidade de entrar em contato e vivenciar seus sentimentos, o que é culmina em descargas pulsionais no corpo, aumentando assim a vulnerabilidade do sujeito para adoecer. Por fim, conhecer os desenvolvimentos da doença psicossomática e psicológica da dor em pacientes com depressão, abrange ao conhecimento da Psicologia para melhores intervenções de atendimento psicológico, visando possibilidades de intervenções sob enfoque da psicoterapia e facilitará outros profissionais da saúde.2022-05-18T17:32:38Z2022-05-18T17:32:38Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/41041RIBEIRO, Karina Benedito dos Santosporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-18T17:32:38Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/41041Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-05-18T17:32:38falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-05-18T17:32:38Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Psicossomática e psicologia: da dor em pacientes com depressão
title Psicossomática e psicologia: da dor em pacientes com depressão
spellingShingle Psicossomática e psicologia: da dor em pacientes com depressão
RIBEIRO, Karina Benedito dos Santos
Psicossomática
Psicologia
Depressão
Relação mente-corpo
Multidisciplinar
title_short Psicossomática e psicologia: da dor em pacientes com depressão
title_full Psicossomática e psicologia: da dor em pacientes com depressão
title_fullStr Psicossomática e psicologia: da dor em pacientes com depressão
title_full_unstemmed Psicossomática e psicologia: da dor em pacientes com depressão
title_sort Psicossomática e psicologia: da dor em pacientes com depressão
author RIBEIRO, Karina Benedito dos Santos
author_facet RIBEIRO, Karina Benedito dos Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv RIBEIRO, Karina Benedito dos Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Psicossomática
Psicologia
Depressão
Relação mente-corpo
Multidisciplinar
topic Psicossomática
Psicologia
Depressão
Relação mente-corpo
Multidisciplinar
description Este trabalho propõe-se abordar a problemática da doenças psicossomáticas e psicologia da dor em pacientes com depressão, partindo da ideia de que existe uma integração em psíquico e o somático, o objetivo deste estudo foi estudar a relação que o corpo e o psíquico possuem, especialmente no que se refere aos fenômenos psicossomáticos. Procura-se conhecer as relações e desenvolvimento da dor em pacientes que sofrem de depressão, que é comum que eles relatam sintomas de dor no diagnóstico, com as doenças psicossomáticas, é preciso entender os aspectos emocionais que estão relacionados a causa da doença e a própria dor pode leva ao sedentarismo, que contribuem e muito para o aumento da depressão, sendo mais difícil a forma de tratamento. Para isso, realizou-se um breve histórico da psicossomática, abordando a evolução do tema na história e os principais autores que definiram este conceitos. Problemas depressivos não tratados e que se prolongam por muito tempo influenciou bastante surgimentos das doenças psicossomática. O indivíduo não consegue conciliar seus pensamentos e ações, deixando-se dominado pelas emoções negativas, que afetam a função dos órgãos-e é interpretada como dor. Os pacientes psicossomáticos possuem uma desorganização psíquica devido à falta de capacidade de representação, com pensamento operatório e incapacidade de entrar em contato e vivenciar seus sentimentos, o que é culmina em descargas pulsionais no corpo, aumentando assim a vulnerabilidade do sujeito para adoecer. Por fim, conhecer os desenvolvimentos da doença psicossomática e psicológica da dor em pacientes com depressão, abrange ao conhecimento da Psicologia para melhores intervenções de atendimento psicológico, visando possibilidades de intervenções sob enfoque da psicoterapia e facilitará outros profissionais da saúde.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-05-18T17:32:38Z
2022-05-18T17:32:38Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/41041
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/41041
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672950140829696