Osseointegração em pacientes com diabetes mellitus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: WILLIAN, Isaque
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45805
Resumo: O tratamento com implantes osseointegrados têm se mostrado previsível para pacientes considerados saudáveis. Por outro lado, doenças sistêmicas específicas como a diabetes mellitus podem trazer resultados duvidosos e pouco previsíveis. A diabetes é uma síndrome crônica, caracterizada pela resistência dos tecidos a insulina, tendo como consequências o aumento da concentração da glicose no sangue e a alteração no metabolismo. Tais como a diminuição da formação, mineralização e remodelação óssea, anormalidades na biossíntese da cartilagem e proteoglicanas, inibição da produção de colágeno e atraso na cicatrização da ferida. Sendo assim, faz-se a seguinte pergunta norteadora: Como é a relação entre diabetes mellitus e o processo de osteo integração de implantes dentários? Contudo o objetivo deste estudo é realizar uma revisão da literatura sobre a influência da diabete tipo II na osseointegração para, de forma mais efetiva, ter um maior controle das possíveis complicações e fornecer assim uma melhor assistência ao paciente. O estudo foi realizado na base de dados do Medline, ScieLo e LILACS compreendendo o período de 2000 a 2020, onde dentro dos critérios de inclusão foram avaliados os artigos que abordavam a presença da diabetes tipo II e o uso de implantes dentários. Diante da revisão bibliográfica a literatura pontua que pacientes diagnosticados com diabetes tipo II controlados, apresentam sucesso na realização de implantes osseointegrados.
id Krot_7851aefcacf4b4a4a22eda28382e4a1a
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/45805
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Osseointegração em pacientes com diabetes mellitusOsseointegraçãoDiabetesImplanteO tratamento com implantes osseointegrados têm se mostrado previsível para pacientes considerados saudáveis. Por outro lado, doenças sistêmicas específicas como a diabetes mellitus podem trazer resultados duvidosos e pouco previsíveis. A diabetes é uma síndrome crônica, caracterizada pela resistência dos tecidos a insulina, tendo como consequências o aumento da concentração da glicose no sangue e a alteração no metabolismo. Tais como a diminuição da formação, mineralização e remodelação óssea, anormalidades na biossíntese da cartilagem e proteoglicanas, inibição da produção de colágeno e atraso na cicatrização da ferida. Sendo assim, faz-se a seguinte pergunta norteadora: Como é a relação entre diabetes mellitus e o processo de osteo integração de implantes dentários? Contudo o objetivo deste estudo é realizar uma revisão da literatura sobre a influência da diabete tipo II na osseointegração para, de forma mais efetiva, ter um maior controle das possíveis complicações e fornecer assim uma melhor assistência ao paciente. O estudo foi realizado na base de dados do Medline, ScieLo e LILACS compreendendo o período de 2000 a 2020, onde dentro dos critérios de inclusão foram avaliados os artigos que abordavam a presença da diabetes tipo II e o uso de implantes dentários. Diante da revisão bibliográfica a literatura pontua que pacientes diagnosticados com diabetes tipo II controlados, apresentam sucesso na realização de implantes osseointegrados.2022-08-17T19:50:43Z2022-08-17T19:50:43Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45805WILLIAN, Isaqueporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-17T19:50:43Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/45805Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-08-17T19:50:43falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-08-17T19:50:43Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Osseointegração em pacientes com diabetes mellitus
title Osseointegração em pacientes com diabetes mellitus
spellingShingle Osseointegração em pacientes com diabetes mellitus
WILLIAN, Isaque
Osseointegração
Diabetes
Implante
title_short Osseointegração em pacientes com diabetes mellitus
title_full Osseointegração em pacientes com diabetes mellitus
title_fullStr Osseointegração em pacientes com diabetes mellitus
title_full_unstemmed Osseointegração em pacientes com diabetes mellitus
title_sort Osseointegração em pacientes com diabetes mellitus
author WILLIAN, Isaque
author_facet WILLIAN, Isaque
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv WILLIAN, Isaque
dc.subject.por.fl_str_mv Osseointegração
Diabetes
Implante
topic Osseointegração
Diabetes
Implante
description O tratamento com implantes osseointegrados têm se mostrado previsível para pacientes considerados saudáveis. Por outro lado, doenças sistêmicas específicas como a diabetes mellitus podem trazer resultados duvidosos e pouco previsíveis. A diabetes é uma síndrome crônica, caracterizada pela resistência dos tecidos a insulina, tendo como consequências o aumento da concentração da glicose no sangue e a alteração no metabolismo. Tais como a diminuição da formação, mineralização e remodelação óssea, anormalidades na biossíntese da cartilagem e proteoglicanas, inibição da produção de colágeno e atraso na cicatrização da ferida. Sendo assim, faz-se a seguinte pergunta norteadora: Como é a relação entre diabetes mellitus e o processo de osteo integração de implantes dentários? Contudo o objetivo deste estudo é realizar uma revisão da literatura sobre a influência da diabete tipo II na osseointegração para, de forma mais efetiva, ter um maior controle das possíveis complicações e fornecer assim uma melhor assistência ao paciente. O estudo foi realizado na base de dados do Medline, ScieLo e LILACS compreendendo o período de 2000 a 2020, onde dentro dos critérios de inclusão foram avaliados os artigos que abordavam a presença da diabetes tipo II e o uso de implantes dentários. Diante da revisão bibliográfica a literatura pontua que pacientes diagnosticados com diabetes tipo II controlados, apresentam sucesso na realização de implantes osseointegrados.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-08-17T19:50:43Z
2022-08-17T19:50:43Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45805
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45805
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803673025000767488