Lesão cervical não cariosa do tipo abfração: do diagnóstico ao tratamento

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ALMEIDA, Camila de
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/42279
Resumo: A lesão de abfração é um tipo de lesão cervical não cariosa que tem se tornado cada vez mais comum na cavidade bucal. Trata-se de um defeito em forma de cunha na região cervical do dente, que é consequência de um desgaste dentário e cuja origem é multifatorial. Assim como as demais lesões não cariosas, dificilmente ocorre isoladamente. Apresenta como principais fatores de risco as maloclusões (contatos prematuros, falta de guias) e as parafunções (apertamento, bruxismo), embora possa ter inúmeros fatores associados, como gengivais, restaurações ou até mesmo a própria estrutura do elemento dentário em questão. Pode acometer um ou mais dentes. A ocorrência da Pandemia de Covid-19 aumentou a prevalência da lesão. Este trabalho de revisão de literatura sobre a abfração foi realizado com pesquisa em trabalhos dos últimos dez anos. O objetivo foi apresentar todos os aspectos sobre a lesão, dos fatores de risco e características clínicas para o correto diagnóstico até as opções de tratamento e materiais atualmente disponíveis, sendo a resina composta o mais indicado. Trata-se de um tema que ainda é bastante controverso e precisa ser mais discutido entre os profissionais cirurgiões-dentistas, para que se possa diagnosticar com mais precisão e no momento certo, tratar da melhor forma possível. Este tratamento deve ser inicialmente cessar ou controlar os fatores etiológicos e em seguida utilizar produtos dessensibilizantes, restaurar, realizar cirurgia de recobrimento radicular (com enxerto de tecido conjuntivo associado a retalho posicionado coronalmente) ou a combinação de procedimentos.
id Krot_7aa2102627bfaac1ad1dfe9014d8663e
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/42279
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Lesão cervical não cariosa do tipo abfração: do diagnóstico ao tratamentoAbfração dentáriaLesão cervical não cariosaDesgaste dentárioOclusãoA lesão de abfração é um tipo de lesão cervical não cariosa que tem se tornado cada vez mais comum na cavidade bucal. Trata-se de um defeito em forma de cunha na região cervical do dente, que é consequência de um desgaste dentário e cuja origem é multifatorial. Assim como as demais lesões não cariosas, dificilmente ocorre isoladamente. Apresenta como principais fatores de risco as maloclusões (contatos prematuros, falta de guias) e as parafunções (apertamento, bruxismo), embora possa ter inúmeros fatores associados, como gengivais, restaurações ou até mesmo a própria estrutura do elemento dentário em questão. Pode acometer um ou mais dentes. A ocorrência da Pandemia de Covid-19 aumentou a prevalência da lesão. Este trabalho de revisão de literatura sobre a abfração foi realizado com pesquisa em trabalhos dos últimos dez anos. O objetivo foi apresentar todos os aspectos sobre a lesão, dos fatores de risco e características clínicas para o correto diagnóstico até as opções de tratamento e materiais atualmente disponíveis, sendo a resina composta o mais indicado. Trata-se de um tema que ainda é bastante controverso e precisa ser mais discutido entre os profissionais cirurgiões-dentistas, para que se possa diagnosticar com mais precisão e no momento certo, tratar da melhor forma possível. Este tratamento deve ser inicialmente cessar ou controlar os fatores etiológicos e em seguida utilizar produtos dessensibilizantes, restaurar, realizar cirurgia de recobrimento radicular (com enxerto de tecido conjuntivo associado a retalho posicionado coronalmente) ou a combinação de procedimentos.2022-06-06T18:29:19Z2022-06-06T18:29:19Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/42279ALMEIDA, Camila deporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-06-06T18:29:19Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/42279Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-06-06T18:29:19falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-06-06T18:29:19Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Lesão cervical não cariosa do tipo abfração: do diagnóstico ao tratamento
title Lesão cervical não cariosa do tipo abfração: do diagnóstico ao tratamento
spellingShingle Lesão cervical não cariosa do tipo abfração: do diagnóstico ao tratamento
ALMEIDA, Camila de
Abfração dentária
Lesão cervical não cariosa
Desgaste dentário
Oclusão
title_short Lesão cervical não cariosa do tipo abfração: do diagnóstico ao tratamento
title_full Lesão cervical não cariosa do tipo abfração: do diagnóstico ao tratamento
title_fullStr Lesão cervical não cariosa do tipo abfração: do diagnóstico ao tratamento
title_full_unstemmed Lesão cervical não cariosa do tipo abfração: do diagnóstico ao tratamento
title_sort Lesão cervical não cariosa do tipo abfração: do diagnóstico ao tratamento
author ALMEIDA, Camila de
author_facet ALMEIDA, Camila de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ALMEIDA, Camila de
dc.subject.por.fl_str_mv Abfração dentária
Lesão cervical não cariosa
Desgaste dentário
Oclusão
topic Abfração dentária
Lesão cervical não cariosa
Desgaste dentário
Oclusão
description A lesão de abfração é um tipo de lesão cervical não cariosa que tem se tornado cada vez mais comum na cavidade bucal. Trata-se de um defeito em forma de cunha na região cervical do dente, que é consequência de um desgaste dentário e cuja origem é multifatorial. Assim como as demais lesões não cariosas, dificilmente ocorre isoladamente. Apresenta como principais fatores de risco as maloclusões (contatos prematuros, falta de guias) e as parafunções (apertamento, bruxismo), embora possa ter inúmeros fatores associados, como gengivais, restaurações ou até mesmo a própria estrutura do elemento dentário em questão. Pode acometer um ou mais dentes. A ocorrência da Pandemia de Covid-19 aumentou a prevalência da lesão. Este trabalho de revisão de literatura sobre a abfração foi realizado com pesquisa em trabalhos dos últimos dez anos. O objetivo foi apresentar todos os aspectos sobre a lesão, dos fatores de risco e características clínicas para o correto diagnóstico até as opções de tratamento e materiais atualmente disponíveis, sendo a resina composta o mais indicado. Trata-se de um tema que ainda é bastante controverso e precisa ser mais discutido entre os profissionais cirurgiões-dentistas, para que se possa diagnosticar com mais precisão e no momento certo, tratar da melhor forma possível. Este tratamento deve ser inicialmente cessar ou controlar os fatores etiológicos e em seguida utilizar produtos dessensibilizantes, restaurar, realizar cirurgia de recobrimento radicular (com enxerto de tecido conjuntivo associado a retalho posicionado coronalmente) ou a combinação de procedimentos.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-06-06T18:29:19Z
2022-06-06T18:29:19Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/42279
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/42279
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672907294965760