Aplicação da inteligência artificial em jogos digitais
Autor(a) principal: | |
---|---|
Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/65246 |
Resumo: | O presente trabalho tem como objetivo apresentar a metodologia utilizada para a aplicação da Inteligência Artificial nos jogos digitais e suas características visando uma melhor imersão do jogador, proporcionando-lhe novas experiências bem como um ambiente de melhor interação. Um dos responsáveis por essa interação são os personagens controlados pelo jogo (NPCs) que atuam de forma inteligente para trazer mais realidade no que tange ao seu comportamento. Desta forma apresentouse o uso da IA no desenvolvimento como responsável por permitir uma experiência melhorada para o jogador. E, assim, admitiu-se as formas de sua utilização e possibilidades de implementação para o conhecimento dos novos profissionais. Para isto, primeiramente foi realizado um estudo sobre os conceitos necessários, os quais constituem toda a fundamentação teórica deste trabalho. |
id |
Krot_7b3fdc2a9026a573e646c17504d3a8b2 |
---|---|
oai_identifier_str |
oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/65246 |
network_acronym_str |
Krot |
network_name_str |
Scientia – Repositório Institucional |
repository_id_str |
|
spelling |
NAGEM, Kevin Lopes2023-10-26T19:58:55Z2023-10-26T19:58:55Z2022https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/65246O presente trabalho tem como objetivo apresentar a metodologia utilizada para a aplicação da Inteligência Artificial nos jogos digitais e suas características visando uma melhor imersão do jogador, proporcionando-lhe novas experiências bem como um ambiente de melhor interação. Um dos responsáveis por essa interação são os personagens controlados pelo jogo (NPCs) que atuam de forma inteligente para trazer mais realidade no que tange ao seu comportamento. Desta forma apresentouse o uso da IA no desenvolvimento como responsável por permitir uma experiência melhorada para o jogador. E, assim, admitiu-se as formas de sua utilização e possibilidades de implementação para o conhecimento dos novos profissionais. Para isto, primeiramente foi realizado um estudo sobre os conceitos necessários, os quais constituem toda a fundamentação teórica deste trabalho.IANPCsJogabilidadeBTsExperiênciaAplicação da inteligência artificial em jogos digitaisinfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisCiência da Computaçãoporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALKEVIN_LOPES_NAGEM.pdfKEVIN_LOPES_NAGEM.pdfapplication/pdf205664https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/65246/1/KEVIN_LOPES_NAGEM.pdf18592794561d1cea2d9e16d6c5a4af2dMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/65246/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/652462023-10-26 16:58:55.372oai:repositorio.pgsscogna.com.br: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Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-10-26T19:58:55falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-10-26T19:58:55Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false |
dc.title.pt_BR.fl_str_mv |
Aplicação da inteligência artificial em jogos digitais |
title |
Aplicação da inteligência artificial em jogos digitais |
spellingShingle |
Aplicação da inteligência artificial em jogos digitais NAGEM, Kevin Lopes IA NPCs Jogabilidade BTs Experiência |
title_short |
Aplicação da inteligência artificial em jogos digitais |
title_full |
Aplicação da inteligência artificial em jogos digitais |
title_fullStr |
Aplicação da inteligência artificial em jogos digitais |
title_full_unstemmed |
Aplicação da inteligência artificial em jogos digitais |
title_sort |
Aplicação da inteligência artificial em jogos digitais |
author |
NAGEM, Kevin Lopes |
author_facet |
NAGEM, Kevin Lopes |
author_role |
author |
dc.contributor.author.fl_str_mv |
NAGEM, Kevin Lopes |
dc.subject.por.fl_str_mv |
IA NPCs Jogabilidade BTs Experiência |
topic |
IA NPCs Jogabilidade BTs Experiência |
description |
O presente trabalho tem como objetivo apresentar a metodologia utilizada para a aplicação da Inteligência Artificial nos jogos digitais e suas características visando uma melhor imersão do jogador, proporcionando-lhe novas experiências bem como um ambiente de melhor interação. Um dos responsáveis por essa interação são os personagens controlados pelo jogo (NPCs) que atuam de forma inteligente para trazer mais realidade no que tange ao seu comportamento. Desta forma apresentouse o uso da IA no desenvolvimento como responsável por permitir uma experiência melhorada para o jogador. E, assim, admitiu-se as formas de sua utilização e possibilidades de implementação para o conhecimento dos novos profissionais. Para isto, primeiramente foi realizado um estudo sobre os conceitos necessários, os quais constituem toda a fundamentação teórica deste trabalho. |
publishDate |
2022 |
dc.date.issued.fl_str_mv |
2022 |
dc.date.accessioned.fl_str_mv |
2023-10-26T19:58:55Z |
dc.date.available.fl_str_mv |
2023-10-26T19:58:55Z |
dc.type.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/publishedVersion info:eu-repo/semantics/bachelorThesis |
format |
bachelorThesis |
status_str |
publishedVersion |
dc.identifier.uri.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/65246 |
url |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/65246 |
dc.language.iso.fl_str_mv |
por |
language |
por |
dc.rights.driver.fl_str_mv |
info:eu-repo/semantics/openAccess |
eu_rights_str_mv |
openAccess |
dc.source.none.fl_str_mv |
reponame:Scientia – Repositório Institucional instname:Kroton Educacional S.A. instacron:KROTON |
instname_str |
Kroton Educacional S.A. |
instacron_str |
KROTON |
institution |
KROTON |
reponame_str |
Scientia – Repositório Institucional |
collection |
Scientia – Repositório Institucional |
bitstream.url.fl_str_mv |
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/65246/1/KEVIN_LOPES_NAGEM.pdf https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/65246/2/license.txt |
bitstream.checksum.fl_str_mv |
18592794561d1cea2d9e16d6c5a4af2d 8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33 |
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv |
MD5 MD5 |
repository.name.fl_str_mv |
Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A. |
repository.mail.fl_str_mv |
repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br |
_version_ |
1809460303570665472 |