Função paterna

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: JEMPIERRE, Danielli
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/41890
Resumo: Com a transformação que a sociedade vem sofrendo nos dias atuais e observando o impacto causado por ela, se torna pertinente abrir uma discussão sobre o tema o declínio da função paterna, o qual é o objetivo geral deste trabalho de conclusão de curso. O foco é pensar sobre as formas de enfrentamento que essa mudança vem trazendo para a sociedade, chamar atenção para os sintomas gerados em decorrência disto. Neste sentido o trabalho aborda as teorias psicanalíticas em Freud e Lacan, como o complexo de Édipo e função paterna. Para a base deste, foram utilizadas pesquisas bibliográficas, sendo o presente projeto classificado como qualitativo. Através deste estudo, percebeu-se uma forma de enfrentamento das angustias que acaba gerando mais prejuízos do que alivio, por isso incentiva-se a abordagem deste tema em questão. O mundo já funcionou de forma vertical, nos dias atuais está de forma horizontal. Já não existe a hierarquia onde o pai ditava as regras e o corpo familiar seguia. Agora há uma ausência daquele que delega, dando espaço para autonomia e liberdade, porém, parece que exercer a autonomia e liberdade traz consigo o peso das consequências das escolhas. É nesse sentido que inicia o problema, porque todos querem gozar, mas o limite já não existe, que se dava através da função paterna. Parece que gerou um desequilíbrio que tem por consequência sintomas, que não são resolvidos com os estímulos apresentados pela globalização e indústria farmacêutica, o contrário disto, somente potencializa o que já não estava bom, o qual acaba gerando mais maleficio do que o contrário.
id Krot_7b8eb558404264dd735e639aa2a4a9f9
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/41890
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Função paternaFunção paternaPsicanáliseFaloComplexo de ÉdipoCastraçãoCom a transformação que a sociedade vem sofrendo nos dias atuais e observando o impacto causado por ela, se torna pertinente abrir uma discussão sobre o tema o declínio da função paterna, o qual é o objetivo geral deste trabalho de conclusão de curso. O foco é pensar sobre as formas de enfrentamento que essa mudança vem trazendo para a sociedade, chamar atenção para os sintomas gerados em decorrência disto. Neste sentido o trabalho aborda as teorias psicanalíticas em Freud e Lacan, como o complexo de Édipo e função paterna. Para a base deste, foram utilizadas pesquisas bibliográficas, sendo o presente projeto classificado como qualitativo. Através deste estudo, percebeu-se uma forma de enfrentamento das angustias que acaba gerando mais prejuízos do que alivio, por isso incentiva-se a abordagem deste tema em questão. O mundo já funcionou de forma vertical, nos dias atuais está de forma horizontal. Já não existe a hierarquia onde o pai ditava as regras e o corpo familiar seguia. Agora há uma ausência daquele que delega, dando espaço para autonomia e liberdade, porém, parece que exercer a autonomia e liberdade traz consigo o peso das consequências das escolhas. É nesse sentido que inicia o problema, porque todos querem gozar, mas o limite já não existe, que se dava através da função paterna. Parece que gerou um desequilíbrio que tem por consequência sintomas, que não são resolvidos com os estímulos apresentados pela globalização e indústria farmacêutica, o contrário disto, somente potencializa o que já não estava bom, o qual acaba gerando mais maleficio do que o contrário.2022-05-31T13:25:59Z2022-05-31T13:25:59Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/41890JEMPIERRE, Danielliporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-31T13:25:59Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/41890Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-05-31T13:25:59falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-05-31T13:25:59Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Função paterna
title Função paterna
spellingShingle Função paterna
JEMPIERRE, Danielli
Função paterna
Psicanálise
Falo
Complexo de Édipo
Castração
title_short Função paterna
title_full Função paterna
title_fullStr Função paterna
title_full_unstemmed Função paterna
title_sort Função paterna
author JEMPIERRE, Danielli
author_facet JEMPIERRE, Danielli
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv JEMPIERRE, Danielli
dc.subject.por.fl_str_mv Função paterna
Psicanálise
Falo
Complexo de Édipo
Castração
topic Função paterna
Psicanálise
Falo
Complexo de Édipo
Castração
description Com a transformação que a sociedade vem sofrendo nos dias atuais e observando o impacto causado por ela, se torna pertinente abrir uma discussão sobre o tema o declínio da função paterna, o qual é o objetivo geral deste trabalho de conclusão de curso. O foco é pensar sobre as formas de enfrentamento que essa mudança vem trazendo para a sociedade, chamar atenção para os sintomas gerados em decorrência disto. Neste sentido o trabalho aborda as teorias psicanalíticas em Freud e Lacan, como o complexo de Édipo e função paterna. Para a base deste, foram utilizadas pesquisas bibliográficas, sendo o presente projeto classificado como qualitativo. Através deste estudo, percebeu-se uma forma de enfrentamento das angustias que acaba gerando mais prejuízos do que alivio, por isso incentiva-se a abordagem deste tema em questão. O mundo já funcionou de forma vertical, nos dias atuais está de forma horizontal. Já não existe a hierarquia onde o pai ditava as regras e o corpo familiar seguia. Agora há uma ausência daquele que delega, dando espaço para autonomia e liberdade, porém, parece que exercer a autonomia e liberdade traz consigo o peso das consequências das escolhas. É nesse sentido que inicia o problema, porque todos querem gozar, mas o limite já não existe, que se dava através da função paterna. Parece que gerou um desequilíbrio que tem por consequência sintomas, que não são resolvidos com os estímulos apresentados pela globalização e indústria farmacêutica, o contrário disto, somente potencializa o que já não estava bom, o qual acaba gerando mais maleficio do que o contrário.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-05-31T13:25:59Z
2022-05-31T13:25:59Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/41890
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/41890
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672917923332096