Ambiência

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA NETO, Amanda
Data de Publicação: 2022
Outros Autores: EDUARDO, Gustavo Alves
Tipo de documento: Artigo de conferência
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/47539
Resumo: Ambiência, vem do francês “ambience”, é a qualidade do que é ambiente. O termo pode, por si mesmo, definir distintos tipos de espaços físicos propostos de espaços físicos determinados a um proposito, acontecendo ali atividades sociais. Refere-se a um ambiente adequado para todos, onde neste local tenha, por exemplo: cor, luz, sons, artes de diferentes expressões entre outros. Isso, faz-se necessário pois em contexto traz vida ao ambiente, e faz com que seja acolhedor é confortável para todos, principalmente aos pacientes exemplos: hospitais, clinicas, postos de saúde, quanto para os funcionários que trabalham nesses locais. A atenção e gestão de projetos co-gestores sendo a gestão de algo, baseia-se em ideia de transversalidade: questões atravessadas diz respeito à possibilidade de instruir na questão educacional, aprendendo conhecimentos sobre a realidade e questões da vida real; referente a saúde reconhece que as áreas deve-se ser permitida a conversa entre os usuários, ouvindo-os e fazendo com que o público do local participe; também á indissociabilidade referindo-se ao lado de ser inseparável, relacionado a saúde ira se referir a que o publico da saúde em questão, que as questões a ser tratadas devem ser em conjunto logo todos devem conhecer como funciona a gestão dos serviços e redes de saúde. Consiste uma diretriz em questão a PNH (Política Nacional de Humanização) entende-se ambiência, por três eixos principais: 1- o espaço que visa a confortabilidade: ambiente acolhedor favorecendo a privacidade e individualidade dos usuários do serviço e trabalhadores que usam o espaço, levando em consideração á valorização do que há em volta da pessoa em contexto para interação da mesma; 2- o espaço como ferramenta facilitadora do processo de trabalho: ambiente adequado para locomoção, exemplo: corrimões, rampa e calçada cidadã, em questão biossegurança, refere-se a não transmissão de doenças, com isso os exemplos podem ser: a utilização de mascaras, luvas, jalecos/aventais, calçados e roupas adequadas, toucas e luvas entre outros.; 3- a ambiência como espaço de encontros entre os sujeitos: condiz em uma criação de espaços coletivos (oficinas, rodas) onde faz com que o publico possa se reunir para discutir questões de intervenções no espaço físico dos serviços de saúde, com isso o publico faz-se parte para debater e opinar em melhorias para o espaço. De acordo com a PNH, a inclusão do público levando em consideração ao tópico de ambiência é de grande importância, já que a discussão de um espaço físico para convívio de um todo, sendo eles o público é os funcionários, deve-se ocorrer uma criação de espaços entre estes, onde ocorra um diálogo/reunião para que assim seja discutido os projetos arquitetônicos e intervenção que neste ambiente poderá ter, logo levando em consideração a opinião da população, o que pode ou não ser feito. Os processos de trabalho nestes locais, contribuem para o aumento da capacidade de analisar e fazer intervenção, tendo isso novas situações de relação de trabalho e convivência, considerando essa questão de humanização dando voz é entendendo a população. Pode-se criar, dinâmicas, palestras sendo isso um grupo de co-gestão exemplo.
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