Efeitos da indutância mútua em condutores eilolétricos conectados em paralelo

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: OLIVEIRA, José Jonatan de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/56980
Resumo: A alimentação elétrica de cargas que demandam uma quantidade muito grande de potência elétrica exige condutores de elevada bitola para que seja garantida a ampacidade nominal destes. Porém muitas vezes somente um condutor por fase e neutro não é suficiente para atender a corrente elétrica que é consumida pela carga, e isso ocorre principalmente em ramais alimentadores de quadros gerais de baixa tensão e em painéis de distribuição. Então faz-se necessário a utilização de mais de um condutor por fase e neutro, situação que leva a utilização de vários condutores por fase e neutro conectados em paralelo, para que a corrente total seja dividida igualmente entre os condutores que estão conectados em paralelo. Entretanto a distribuição homogênea de corrente elétrica pode não ocorrer entre os condutores devido a indutância mútua que é gerada pelo acoplamento do fluxo magnético produzido pelos vários condutores do arranjo. Então com base nisso, este trabalho buscou através de uma revisão de literatura entender os fenômenos que levam ao aparecimento da indutância mútua e também discutir os efeitos desta em condutores elétricos conectados em paralelo, onde ao final chega-se ao entendimento que a indutância mútua age diretamente sobre o valor da impedância dos condutores e isso pode acarretar efeitos indesejáveis à instalação elétrica onde tais condutores se fazem presentes.
id Krot_8236ef7b625a1504a10d5cbef33dad47
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/56980
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Efeitos da indutância mútua em condutores eilolétricos conectados em paraleloEletromagnetismoIndução eletromagnéticaCondutores elétricos em paraleloIndutância mútuaA alimentação elétrica de cargas que demandam uma quantidade muito grande de potência elétrica exige condutores de elevada bitola para que seja garantida a ampacidade nominal destes. Porém muitas vezes somente um condutor por fase e neutro não é suficiente para atender a corrente elétrica que é consumida pela carga, e isso ocorre principalmente em ramais alimentadores de quadros gerais de baixa tensão e em painéis de distribuição. Então faz-se necessário a utilização de mais de um condutor por fase e neutro, situação que leva a utilização de vários condutores por fase e neutro conectados em paralelo, para que a corrente total seja dividida igualmente entre os condutores que estão conectados em paralelo. Entretanto a distribuição homogênea de corrente elétrica pode não ocorrer entre os condutores devido a indutância mútua que é gerada pelo acoplamento do fluxo magnético produzido pelos vários condutores do arranjo. Então com base nisso, este trabalho buscou através de uma revisão de literatura entender os fenômenos que levam ao aparecimento da indutância mútua e também discutir os efeitos desta em condutores elétricos conectados em paralelo, onde ao final chega-se ao entendimento que a indutância mútua age diretamente sobre o valor da impedância dos condutores e isso pode acarretar efeitos indesejáveis à instalação elétrica onde tais condutores se fazem presentes.2023-06-16T08:21:56Z2023-06-16T08:21:56Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/56980OLIVEIRA, José Jonatan deporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-16T08:21:56Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/56980Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-06-16T08:21:56falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-06-16T08:21:56Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Efeitos da indutância mútua em condutores eilolétricos conectados em paralelo
title Efeitos da indutância mútua em condutores eilolétricos conectados em paralelo
spellingShingle Efeitos da indutância mútua em condutores eilolétricos conectados em paralelo
OLIVEIRA, José Jonatan de
Eletromagnetismo
Indução eletromagnética
Condutores elétricos em paralelo
Indutância mútua
title_short Efeitos da indutância mútua em condutores eilolétricos conectados em paralelo
title_full Efeitos da indutância mútua em condutores eilolétricos conectados em paralelo
title_fullStr Efeitos da indutância mútua em condutores eilolétricos conectados em paralelo
title_full_unstemmed Efeitos da indutância mútua em condutores eilolétricos conectados em paralelo
title_sort Efeitos da indutância mútua em condutores eilolétricos conectados em paralelo
author OLIVEIRA, José Jonatan de
author_facet OLIVEIRA, José Jonatan de
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv OLIVEIRA, José Jonatan de
dc.subject.por.fl_str_mv Eletromagnetismo
Indução eletromagnética
Condutores elétricos em paralelo
Indutância mútua
topic Eletromagnetismo
Indução eletromagnética
Condutores elétricos em paralelo
Indutância mútua
description A alimentação elétrica de cargas que demandam uma quantidade muito grande de potência elétrica exige condutores de elevada bitola para que seja garantida a ampacidade nominal destes. Porém muitas vezes somente um condutor por fase e neutro não é suficiente para atender a corrente elétrica que é consumida pela carga, e isso ocorre principalmente em ramais alimentadores de quadros gerais de baixa tensão e em painéis de distribuição. Então faz-se necessário a utilização de mais de um condutor por fase e neutro, situação que leva a utilização de vários condutores por fase e neutro conectados em paralelo, para que a corrente total seja dividida igualmente entre os condutores que estão conectados em paralelo. Entretanto a distribuição homogênea de corrente elétrica pode não ocorrer entre os condutores devido a indutância mútua que é gerada pelo acoplamento do fluxo magnético produzido pelos vários condutores do arranjo. Então com base nisso, este trabalho buscou através de uma revisão de literatura entender os fenômenos que levam ao aparecimento da indutância mútua e também discutir os efeitos desta em condutores elétricos conectados em paralelo, onde ao final chega-se ao entendimento que a indutância mútua age diretamente sobre o valor da impedância dos condutores e isso pode acarretar efeitos indesejáveis à instalação elétrica onde tais condutores se fazem presentes.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-06-16T08:21:56Z
2023-06-16T08:21:56Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/56980
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/56980
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672951902437376