A influência de residências terapêuticas no tratamento de pacientes com esquizofrenia

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: PASCOAL FILHO, Idário
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/41039
Resumo: O presente estudo tem como foco entender quais as implicações psicossociais que as residências terapêuticas podem ocasionar em pacientes com esquizofrenia, auxiliando na compreensão da importância das residências terapêuticas na melhora de pacientes com esquizofrenia. Partindo disso, durante o trabalho foi possível entender os impactos psicossociais ocasionados pela esquizofrenia; entender o conceito de residência terapêutica; verificar a importância das residências terapêuticas na inserção dos pacientes com esquizofrenia ao convívio em sociedade. O tipo de pesquisa realizado neste estudo será uma revisão bibliográfica, por meio de uma pesquisa a livros e artigos, onde os principais autores consultados foram: Oliveira (2012) e Kikuchi (2015). Dentre os resultados mais importantes obtidos na pesquisa, destaca-se que o serviço residencial terapêutico é fundamental na reinserção de indivíduos com transtornos mentais em tratamento a sociedade, pois representa a oportunidade de constituir laços, amizades e relações. Além disso, o entendimento e participação da família no acolhimento a esses pacientes tornam-se essencial para que as residências terapêuticas consigam de forma mais efetiva garantir uma melhor qualidade de vida a essas pessoas.
id Krot_8372337ededad58de277b6ceb75e15eb
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/41039
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling A influência de residências terapêuticas no tratamento de pacientes com esquizofreniaResidência terapêuticaDoenças mentaisTratamentoSociedadePsicologiaO presente estudo tem como foco entender quais as implicações psicossociais que as residências terapêuticas podem ocasionar em pacientes com esquizofrenia, auxiliando na compreensão da importância das residências terapêuticas na melhora de pacientes com esquizofrenia. Partindo disso, durante o trabalho foi possível entender os impactos psicossociais ocasionados pela esquizofrenia; entender o conceito de residência terapêutica; verificar a importância das residências terapêuticas na inserção dos pacientes com esquizofrenia ao convívio em sociedade. O tipo de pesquisa realizado neste estudo será uma revisão bibliográfica, por meio de uma pesquisa a livros e artigos, onde os principais autores consultados foram: Oliveira (2012) e Kikuchi (2015). Dentre os resultados mais importantes obtidos na pesquisa, destaca-se que o serviço residencial terapêutico é fundamental na reinserção de indivíduos com transtornos mentais em tratamento a sociedade, pois representa a oportunidade de constituir laços, amizades e relações. Além disso, o entendimento e participação da família no acolhimento a esses pacientes tornam-se essencial para que as residências terapêuticas consigam de forma mais efetiva garantir uma melhor qualidade de vida a essas pessoas.2022-05-18T17:29:48Z2022-05-18T17:29:48Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/41039PASCOAL FILHO, Idárioporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-05-18T17:29:48Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/41039Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-05-18T17:29:48falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-05-18T17:29:48Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv A influência de residências terapêuticas no tratamento de pacientes com esquizofrenia
title A influência de residências terapêuticas no tratamento de pacientes com esquizofrenia
spellingShingle A influência de residências terapêuticas no tratamento de pacientes com esquizofrenia
PASCOAL FILHO, Idário
Residência terapêutica
Doenças mentais
Tratamento
Sociedade
Psicologia
title_short A influência de residências terapêuticas no tratamento de pacientes com esquizofrenia
title_full A influência de residências terapêuticas no tratamento de pacientes com esquizofrenia
title_fullStr A influência de residências terapêuticas no tratamento de pacientes com esquizofrenia
title_full_unstemmed A influência de residências terapêuticas no tratamento de pacientes com esquizofrenia
title_sort A influência de residências terapêuticas no tratamento de pacientes com esquizofrenia
author PASCOAL FILHO, Idário
author_facet PASCOAL FILHO, Idário
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv PASCOAL FILHO, Idário
dc.subject.por.fl_str_mv Residência terapêutica
Doenças mentais
Tratamento
Sociedade
Psicologia
topic Residência terapêutica
Doenças mentais
Tratamento
Sociedade
Psicologia
description O presente estudo tem como foco entender quais as implicações psicossociais que as residências terapêuticas podem ocasionar em pacientes com esquizofrenia, auxiliando na compreensão da importância das residências terapêuticas na melhora de pacientes com esquizofrenia. Partindo disso, durante o trabalho foi possível entender os impactos psicossociais ocasionados pela esquizofrenia; entender o conceito de residência terapêutica; verificar a importância das residências terapêuticas na inserção dos pacientes com esquizofrenia ao convívio em sociedade. O tipo de pesquisa realizado neste estudo será uma revisão bibliográfica, por meio de uma pesquisa a livros e artigos, onde os principais autores consultados foram: Oliveira (2012) e Kikuchi (2015). Dentre os resultados mais importantes obtidos na pesquisa, destaca-se que o serviço residencial terapêutico é fundamental na reinserção de indivíduos com transtornos mentais em tratamento a sociedade, pois representa a oportunidade de constituir laços, amizades e relações. Além disso, o entendimento e participação da família no acolhimento a esses pacientes tornam-se essencial para que as residências terapêuticas consigam de forma mais efetiva garantir uma melhor qualidade de vida a essas pessoas.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-05-18T17:29:48Z
2022-05-18T17:29:48Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/41039
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/41039
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672928093470720