Educação construtivista: processo de alfabetização no 1° ciclo do ensino fundamental

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: GARCES, Maciane Dos Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/51324
Resumo: No contexto da educação, contemporaneamente, tem se apresentado uma inovadora percepção em torno do requisito da leitura e escrita, especialmente no 1° ciclo do ensino fundamental, a proposta construtivista, que vem exigindo do educador uma perspectiva acerca da construção do conhecimento por parte do educando. Nesta proposta, o educador não se limita a avaliar apenas o produto final da aprendizagem, devendo compreender as habilidades e competências do aluno, assim como assinalar todo o processo que o mesmo perpassa dentro da obtenção da leitura e escrita, suas suposições e a construção do conhecimento. Nessa proposta, o educando participa ativamente da alfabetização e produz sua própria aprendizagem, alicerçado em seus próprios conhecimentos e sua relação com o ambiente e colegas de classe. A proposta construtivista tem chamado atenção ao indicar um inovador processo de alfabetização, pois transfere o foco da aprendizagem do educador para o educando. O objetivo geral definido para este trabalho foi deduzir como a educação construtivista pode cooperar para a alfabetização como um processo de construção dos conhecimentos da criança no 1° ciclo do ensino fundamental. A metodologia tratou-se de uma revisão de literatura através da consulta a materiais já publicado, como livros, artigos, dissertações, entre outros, em bases como Google Acadêmico e SciELO, incluindo somente publicações datadas de 1995 a 2022 (últimos 27 anos), na língua portuguesa. Com os resultados obtidos, compreendeu-se que, para a proposta construtivista, o processo de alfabetização da criança vai sendo desenvolvido na medida em que, a partir de suas vivências interpessoais e ideias próprias, a mesma busca idealizar graficamente seus esquemas conceituais, e o professor tem o papel de mediador do ensino, respeitando os conhecimentos já adquiridos de seus educandos e oportunizando atividades, especialmente coletivas, que os façam raciocinar por meio de situações-problema. Inferiu-se que, para a proposta construtivista, é a partir das funções mentais da criança que se dá a sua aquisição da leitura e da escrita, pois é através de ideais próprias, que ela experimenta e são representadas no nível das ações mentais, que consegue construir uma sequência de estruturas conceituais, que não decorrem de influências externas.
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