A Viabilidade da Inserção de Carros Elétricos na Frota Automotiva Brasileira

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Wesley Barbosa
Data de Publicação: 2023
Outros Autores: RIGHETTI, Marcus, SILVA, Jonas Oliveira da, SOARES, Michele Veiga
Tipo de documento: Artigo
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/56153
Resumo: O meio de transporte sempre foi importante para o desenvolvimento da sociedade, não só para a locomoção de pessoas, mas também para o transporte de alimentos, animais, matérias-primas entre outras. Com a revolução industrial, o processo de desenvolvimento tecnológico e econômico no campo do transporte rodoviário sofreu alterações significantes. Após os anos 1920, os carros a gasolina já eram a tecnologia dominante, permanecendo desde então sem concorrência. Ao longo dos anos houve um relevante crescimento de emissões de gases poluentes devido a queima de combustíveis fosseis e exploração de recursos naturais não renováveis. Na década de 1970, embargados gerados por produtores de petróleo elevou seu preço e causou a escassez de gasolina. O objetivo deste trabalho visa verificar a viabilidade da renovação da frota automotiva brasileira, substituindo os veículos a combustão interna por veículos puramente elétricos ou híbridos, reduzindo assim as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera, a exploração de recursos naturais não renováveis e a dependência na utilização do petróleo e seus derivados, buscando formas de desenvolvimento sustentável para preservar o meio ambiente. Para tanto, foi realizado uma revisão da literatura histórica e das principais características dos veículos a combustão e elétricos, bem como suas vantagens e desvantagens. Verificou-se também os impactos causados ao meio ambiente com a utilização de veículos a combustão, qual foi o posicionamento político frente a esses impactos e como está o cenário em 2022 e perspectivas para a eletromobilidade no mundo e principalmente no Brasil. Através desta revisão, chegou-se à conclusão de que o Brasil, segue uma curva ascendente nas vendas de veículos puramente elétricos e híbridos, duplicando sua frota a cada dois anos, mas em ritmo bem inferior de países desenvolvidos, correndo o risco de não conseguir competir com o mercado automotivo internacional, vendo a sua indústria se isolar tecnologicamente das grandes tendências globais e perder seu protagonismo frente a mobilidade sustentável.
id Krot_8527f6d42dd0f45dcbc1ae48c718de86
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/56153
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling SILVA, Wesley BarbosaRIGHETTI, MarcusSILVA, Jonas Oliveira daSOARES, Michele Veiga2023-06-07T11:47:21Z2023-06-07T11:47:21Z2023https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/56153O meio de transporte sempre foi importante para o desenvolvimento da sociedade, não só para a locomoção de pessoas, mas também para o transporte de alimentos, animais, matérias-primas entre outras. Com a revolução industrial, o processo de desenvolvimento tecnológico e econômico no campo do transporte rodoviário sofreu alterações significantes. Após os anos 1920, os carros a gasolina já eram a tecnologia dominante, permanecendo desde então sem concorrência. Ao longo dos anos houve um relevante crescimento de emissões de gases poluentes devido a queima de combustíveis fosseis e exploração de recursos naturais não renováveis. Na década de 1970, embargados gerados por produtores de petróleo elevou seu preço e causou a escassez de gasolina. O objetivo deste trabalho visa verificar a viabilidade da renovação da frota automotiva brasileira, substituindo os veículos a combustão interna por veículos puramente elétricos ou híbridos, reduzindo assim as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera, a exploração de recursos naturais não renováveis e a dependência na utilização do petróleo e seus derivados, buscando formas de desenvolvimento sustentável para preservar o meio ambiente. Para tanto, foi realizado uma revisão da literatura histórica e das principais características dos veículos a combustão e elétricos, bem como suas vantagens e desvantagens. Verificou-se também os impactos causados ao meio ambiente com a utilização de veículos a combustão, qual foi o posicionamento político frente a esses impactos e como está o cenário em 2022 e perspectivas para a eletromobilidade no mundo e principalmente no Brasil. Através desta revisão, chegou-se à conclusão de que o Brasil, segue uma curva ascendente nas vendas de veículos puramente elétricos e híbridos, duplicando sua frota a cada dois anos, mas em ritmo bem inferior de países desenvolvidos, correndo o risco de não conseguir competir com o mercado automotivo internacional, vendo a sua indústria se isolar tecnologicamente das grandes tendências globais e perder seu protagonismo frente a mobilidade sustentável.Veículos elétricosVeículos a combustãoFrota automotivaMotorEletromobilidadeA Viabilidade da Inserção de Carros Elétricos na Frota Automotiva Brasileirainfo:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/articleEngenharia Civilporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccessORIGINALA viabilidade da inserção de carros - artigo.pdfA viabilidade da inserção de carros - artigo.pdfapplication/pdf230918https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/56153/1/A%20viabilidade%20da%20inser%c3%a7%c3%a3o%20de%20carros%20-%20artigo.pdf253560eaa241010338bd2a9fcfd9678eMD51LICENSElicense.txtlicense.txttext/plain; charset=utf-81748https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/56153/2/license.txt8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33MD52123456789/561532023-06-07 08:47:21.676oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/56153Tk9URTogUExBQ0UgWU9VUiBPV04gTElDRU5TRSBIRVJFClRoaXMgc2FtcGxlIGxpY2Vuc2UgaXMgcHJvdmlkZWQgZm9yIGluZm9ybWF0aW9uYWwgcHVycG9zZXMgb25seS4KCk5PTi1FWENMVVNJVkUgRElTVFJJQlVUSU9OIExJQ0VOU0UKCkJ5IHNpZ25pbmcgYW5kIHN1Ym1pdHRpbmcgdGhpcyBsaWNlbnNlLCB5b3UgKHRoZSBhdXRob3Iocykgb3IgY29weXJpZ2h0Cm93bmVyKSBncmFudHMgdG8gRFNwYWNlIFVuaXZlcnNpdHkgKERTVSkgdGhlIG5vbi1leGNsdXNpdmUgcmlnaHQgdG8gcmVwcm9kdWNlLAp0cmFuc2xhdGUgKGFzIGRlZmluZWQgYmVsb3cpLCBhbmQvb3IgZGlzdHJpYnV0ZSB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gKGluY2x1ZGluZwp0aGUgYWJzdHJhY3QpIHdvcmxkd2lkZSBpbiBwcmludCBhbmQgZWxlY3Ryb25pYyBmb3JtYXQgYW5kIGluIGFueSBtZWRpdW0sCmluY2x1ZGluZyBidXQgbm90IGxpbWl0ZWQgdG8gYXVkaW8gb3IgdmlkZW8uCgpZb3UgYWdyZWUgdGhhdCBEU1UgbWF5LCB3aXRob3V0IGNoYW5naW5nIHRoZSBjb250ZW50LCB0cmFuc2xhdGUgdGhlCnN1Ym1pc3Npb24gdG8gYW55IG1lZGl1bSBvciBmb3JtYXQgZm9yIHRoZSBwdXJwb3NlIG9mIHByZXNlcnZhdGlvbi4KCllvdSBhbHNvIGFncmVlIHRoYXQgRFNVIG1heSBrZWVwIG1vcmUgdGhhbiBvbmUgY29weSBvZiB0aGlzIHN1Ym1pc3Npb24gZm9yCnB1cnBvc2VzIG9mIHNlY3VyaXR5LCBiYWNrLXVwIGFuZCBwcmVzZXJ2YXRpb24uCgpZb3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgdGhlIHN1Ym1pc3Npb24gaXMgeW91ciBvcmlnaW5hbCB3b3JrLCBhbmQgdGhhdCB5b3UgaGF2ZQp0aGUgcmlnaHQgdG8gZ3JhbnQgdGhlIHJpZ2h0cyBjb250YWluZWQgaW4gdGhpcyBsaWNlbnNlLiBZb3UgYWxzbyByZXByZXNlbnQKdGhhdCB5b3VyIHN1Ym1pc3Npb24gZG9lcyBub3QsIHRvIHRoZSBiZXN0IG9mIHlvdXIga25vd2xlZGdlLCBpbmZyaW5nZSB1cG9uCmFueW9uZSdzIGNvcHlyaWdodC4KCklmIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uIGNvbnRhaW5zIG1hdGVyaWFsIGZvciB3aGljaCB5b3UgZG8gbm90IGhvbGQgY29weXJpZ2h0LAp5b3UgcmVwcmVzZW50IHRoYXQgeW91IGhhdmUgb2J0YWluZWQgdGhlIHVucmVzdHJpY3RlZCBwZXJtaXNzaW9uIG9mIHRoZQpjb3B5cmlnaHQgb3duZXIgdG8gZ3JhbnQgRFNVIHRoZSByaWdodHMgcmVxdWlyZWQgYnkgdGhpcyBsaWNlbnNlLCBhbmQgdGhhdApzdWNoIHRoaXJkLXBhcnR5IG93bmVkIG1hdGVyaWFsIGlzIGNsZWFybHkgaWRlbnRpZmllZCBhbmQgYWNrbm93bGVkZ2VkCndpdGhpbiB0aGUgdGV4dCBvciBjb250ZW50IG9mIHRoZSBzdWJtaXNzaW9uLgoKSUYgVEhFIFNVQk1JU1NJT04gSVMgQkFTRUQgVVBPTiBXT1JLIFRIQVQgSEFTIEJFRU4gU1BPTlNPUkVEIE9SIFNVUFBPUlRFRApCWSBBTiBBR0VOQ1kgT1IgT1JHQU5JWkFUSU9OIE9USEVSIFRIQU4gRFNVLCBZT1UgUkVQUkVTRU5UIFRIQVQgWU9VIEhBVkUKRlVMRklMTEVEIEFOWSBSSUdIVCBPRiBSRVZJRVcgT1IgT1RIRVIgT0JMSUdBVElPTlMgUkVRVUlSRUQgQlkgU1VDSApDT05UUkFDVCBPUiBBR1JFRU1FTlQuCgpEU1Ugd2lsbCBjbGVhcmx5IGlkZW50aWZ5IHlvdXIgbmFtZShzKSBhcyB0aGUgYXV0aG9yKHMpIG9yIG93bmVyKHMpIG9mIHRoZQpzdWJtaXNzaW9uLCBhbmQgd2lsbCBub3QgbWFrZSBhbnkgYWx0ZXJhdGlvbiwgb3RoZXIgdGhhbiBhcyBhbGxvd2VkIGJ5IHRoaXMKbGljZW5zZSwgdG8geW91ciBzdWJtaXNzaW9uLgo=Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-06-07T11:47:21falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-06-07T11:47:21Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.pt_BR.fl_str_mv A Viabilidade da Inserção de Carros Elétricos na Frota Automotiva Brasileira
title A Viabilidade da Inserção de Carros Elétricos na Frota Automotiva Brasileira
spellingShingle A Viabilidade da Inserção de Carros Elétricos na Frota Automotiva Brasileira
SILVA, Wesley Barbosa
Veículos elétricos
Veículos a combustão
Frota automotiva
Motor
Eletromobilidade
title_short A Viabilidade da Inserção de Carros Elétricos na Frota Automotiva Brasileira
title_full A Viabilidade da Inserção de Carros Elétricos na Frota Automotiva Brasileira
title_fullStr A Viabilidade da Inserção de Carros Elétricos na Frota Automotiva Brasileira
title_full_unstemmed A Viabilidade da Inserção de Carros Elétricos na Frota Automotiva Brasileira
title_sort A Viabilidade da Inserção de Carros Elétricos na Frota Automotiva Brasileira
author SILVA, Wesley Barbosa
author_facet SILVA, Wesley Barbosa
RIGHETTI, Marcus
SILVA, Jonas Oliveira da
SOARES, Michele Veiga
author_role author
author2 RIGHETTI, Marcus
SILVA, Jonas Oliveira da
SOARES, Michele Veiga
author2_role author
author
author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Wesley Barbosa
RIGHETTI, Marcus
SILVA, Jonas Oliveira da
SOARES, Michele Veiga
dc.subject.por.fl_str_mv Veículos elétricos
Veículos a combustão
Frota automotiva
Motor
Eletromobilidade
topic Veículos elétricos
Veículos a combustão
Frota automotiva
Motor
Eletromobilidade
description O meio de transporte sempre foi importante para o desenvolvimento da sociedade, não só para a locomoção de pessoas, mas também para o transporte de alimentos, animais, matérias-primas entre outras. Com a revolução industrial, o processo de desenvolvimento tecnológico e econômico no campo do transporte rodoviário sofreu alterações significantes. Após os anos 1920, os carros a gasolina já eram a tecnologia dominante, permanecendo desde então sem concorrência. Ao longo dos anos houve um relevante crescimento de emissões de gases poluentes devido a queima de combustíveis fosseis e exploração de recursos naturais não renováveis. Na década de 1970, embargados gerados por produtores de petróleo elevou seu preço e causou a escassez de gasolina. O objetivo deste trabalho visa verificar a viabilidade da renovação da frota automotiva brasileira, substituindo os veículos a combustão interna por veículos puramente elétricos ou híbridos, reduzindo assim as emissões de gases de efeito estufa na atmosfera, a exploração de recursos naturais não renováveis e a dependência na utilização do petróleo e seus derivados, buscando formas de desenvolvimento sustentável para preservar o meio ambiente. Para tanto, foi realizado uma revisão da literatura histórica e das principais características dos veículos a combustão e elétricos, bem como suas vantagens e desvantagens. Verificou-se também os impactos causados ao meio ambiente com a utilização de veículos a combustão, qual foi o posicionamento político frente a esses impactos e como está o cenário em 2022 e perspectivas para a eletromobilidade no mundo e principalmente no Brasil. Através desta revisão, chegou-se à conclusão de que o Brasil, segue uma curva ascendente nas vendas de veículos puramente elétricos e híbridos, duplicando sua frota a cada dois anos, mas em ritmo bem inferior de países desenvolvidos, correndo o risco de não conseguir competir com o mercado automotivo internacional, vendo a sua indústria se isolar tecnologicamente das grandes tendências globais e perder seu protagonismo frente a mobilidade sustentável.
publishDate 2023
dc.date.accessioned.fl_str_mv 2023-06-07T11:47:21Z
dc.date.available.fl_str_mv 2023-06-07T11:47:21Z
dc.date.issued.fl_str_mv 2023
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/article
format article
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/56153
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/56153
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
bitstream.url.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/56153/1/A%20viabilidade%20da%20inser%c3%a7%c3%a3o%20de%20carros%20-%20artigo.pdf
https://repositorio.pgsscogna.com.br//bitstream/123456789/56153/2/license.txt
bitstream.checksum.fl_str_mv 253560eaa241010338bd2a9fcfd9678e
8a4605be74aa9ea9d79846c1fba20a33
bitstream.checksumAlgorithm.fl_str_mv MD5
MD5
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1809460364112297984