Desnutrição hospitalar de pacientes idosos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: FIORINDO, Natália Rodrigues
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/58370
Resumo: O presente estudo tem por principal objetivo descrever alguns dos principais problemas inerentes à desnutrição hospitalar do idoso, em face das condições específicas da internação, a qual quase afeta negativamente sua conduta alimentar habitual, conduzindo-o a situações que diminuem sua qualidade de saúde. Assim, a questão problema é: que procedimentos podem ser adotados para minimizar os efeitos negativos da internação hospitalar de idosos? A hipótese aqui levantada é a de que, havendo avaliação nutricional prévia, torna-se mais fácil diagnosticar pacientes idosos com maior risco de complicações durante a internação. Justificando a elaboração desse trabalho tem-se a importância de descobrir formas de minimizar o agravamento na saúde dos idosos hospitalizados; além disso, faz-se necessário diminuir custos da internação, pois quando um idoso sofre complicações durante sua internação, volume maior de recursos faz-se necessário, onerando o sistema de saúde. Assim, optou-se por abordagem metodológica na qual são confrontadas as opiniões de alguns dos principais pesquisadores acerca desse importante tema. Entre os principais resultados do presente estudo, conclui-se que existem diversos métodos de avaliação nutricional que podem ser efetivados usando-se, para isso, o cálculo do IMC, quando são aferidos o peso e a altura dos enfermos; a CB, a PCT, a CP e a CMB. A importância de tais indicadores é que revelam a reserva proteica e energética dos pacientes. Entre os métodos objetivos e subjetivos empregados na avaliação do risco nutricional dos idosos, a MAN é considerada atualmente o melhor método de triagem e avaliação nutricional pois identifica, de modo eficaz, o risco nutricional ou desnutrição instalada em pacientes idosos – especialmente diabéticos. Além disso, confirmando a hipótese, concluiu-se também que, havendo avaliação nutricional prévia, torna-se mais fácil diagnosticar os pacientes idosos que apresentam risco elevado de sofrer complicações no período de internação.
id Krot_89e2a2da3fba40d1b77b82d9a63e8cd6
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/58370
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Desnutrição hospitalar de pacientes idososDesnutriçãoIdosoSaúdeInternação hospitalarO presente estudo tem por principal objetivo descrever alguns dos principais problemas inerentes à desnutrição hospitalar do idoso, em face das condições específicas da internação, a qual quase afeta negativamente sua conduta alimentar habitual, conduzindo-o a situações que diminuem sua qualidade de saúde. Assim, a questão problema é: que procedimentos podem ser adotados para minimizar os efeitos negativos da internação hospitalar de idosos? A hipótese aqui levantada é a de que, havendo avaliação nutricional prévia, torna-se mais fácil diagnosticar pacientes idosos com maior risco de complicações durante a internação. Justificando a elaboração desse trabalho tem-se a importância de descobrir formas de minimizar o agravamento na saúde dos idosos hospitalizados; além disso, faz-se necessário diminuir custos da internação, pois quando um idoso sofre complicações durante sua internação, volume maior de recursos faz-se necessário, onerando o sistema de saúde. Assim, optou-se por abordagem metodológica na qual são confrontadas as opiniões de alguns dos principais pesquisadores acerca desse importante tema. Entre os principais resultados do presente estudo, conclui-se que existem diversos métodos de avaliação nutricional que podem ser efetivados usando-se, para isso, o cálculo do IMC, quando são aferidos o peso e a altura dos enfermos; a CB, a PCT, a CP e a CMB. A importância de tais indicadores é que revelam a reserva proteica e energética dos pacientes. Entre os métodos objetivos e subjetivos empregados na avaliação do risco nutricional dos idosos, a MAN é considerada atualmente o melhor método de triagem e avaliação nutricional pois identifica, de modo eficaz, o risco nutricional ou desnutrição instalada em pacientes idosos – especialmente diabéticos. Além disso, confirmando a hipótese, concluiu-se também que, havendo avaliação nutricional prévia, torna-se mais fácil diagnosticar os pacientes idosos que apresentam risco elevado de sofrer complicações no período de internação.2023-07-04T14:14:42Z2023-07-04T14:14:42Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/58370FIORINDO, Natália Rodriguesporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-07-04T14:14:42Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/58370Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-07-04T14:14:42falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-07-04T14:14:42Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Desnutrição hospitalar de pacientes idosos
title Desnutrição hospitalar de pacientes idosos
spellingShingle Desnutrição hospitalar de pacientes idosos
FIORINDO, Natália Rodrigues
Desnutrição
Idoso
Saúde
Internação hospitalar
title_short Desnutrição hospitalar de pacientes idosos
title_full Desnutrição hospitalar de pacientes idosos
title_fullStr Desnutrição hospitalar de pacientes idosos
title_full_unstemmed Desnutrição hospitalar de pacientes idosos
title_sort Desnutrição hospitalar de pacientes idosos
author FIORINDO, Natália Rodrigues
author_facet FIORINDO, Natália Rodrigues
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv FIORINDO, Natália Rodrigues
dc.subject.por.fl_str_mv Desnutrição
Idoso
Saúde
Internação hospitalar
topic Desnutrição
Idoso
Saúde
Internação hospitalar
description O presente estudo tem por principal objetivo descrever alguns dos principais problemas inerentes à desnutrição hospitalar do idoso, em face das condições específicas da internação, a qual quase afeta negativamente sua conduta alimentar habitual, conduzindo-o a situações que diminuem sua qualidade de saúde. Assim, a questão problema é: que procedimentos podem ser adotados para minimizar os efeitos negativos da internação hospitalar de idosos? A hipótese aqui levantada é a de que, havendo avaliação nutricional prévia, torna-se mais fácil diagnosticar pacientes idosos com maior risco de complicações durante a internação. Justificando a elaboração desse trabalho tem-se a importância de descobrir formas de minimizar o agravamento na saúde dos idosos hospitalizados; além disso, faz-se necessário diminuir custos da internação, pois quando um idoso sofre complicações durante sua internação, volume maior de recursos faz-se necessário, onerando o sistema de saúde. Assim, optou-se por abordagem metodológica na qual são confrontadas as opiniões de alguns dos principais pesquisadores acerca desse importante tema. Entre os principais resultados do presente estudo, conclui-se que existem diversos métodos de avaliação nutricional que podem ser efetivados usando-se, para isso, o cálculo do IMC, quando são aferidos o peso e a altura dos enfermos; a CB, a PCT, a CP e a CMB. A importância de tais indicadores é que revelam a reserva proteica e energética dos pacientes. Entre os métodos objetivos e subjetivos empregados na avaliação do risco nutricional dos idosos, a MAN é considerada atualmente o melhor método de triagem e avaliação nutricional pois identifica, de modo eficaz, o risco nutricional ou desnutrição instalada em pacientes idosos – especialmente diabéticos. Além disso, confirmando a hipótese, concluiu-se também que, havendo avaliação nutricional prévia, torna-se mais fácil diagnosticar os pacientes idosos que apresentam risco elevado de sofrer complicações no período de internação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-07-04T14:14:42Z
2023-07-04T14:14:42Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/58370
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/58370
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672986067140608