O ENSINO DE ARITMÉTICA NA ESCOLA NORMAL DA CIDADE DO RIO DE JANEIRO: 1889-1932
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Data de Publicação: | 2017 |
Tipo de documento: | Tese |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/32003 |
Resumo: | A presente tese está pautada em base teórico-metodológica da História Cultural e tem como objetivo analisar como o ensino de aritmética era abordado com os futuros professores da Escola Normal, localizada no Distrito Federal, na cidade do Rio de Janeiro. O recorte temporal eleito corresponde ao momento compreendido entre o ano da Proclamação da República e 1932, com a criação do Instituto de Educação. Considera-se relevante estudar possíveis transformações que ocorreram no ensino de aritmética nesta instituição no referido período, no que tange ao encaminhamento didático-metodológico de seus conteúdos, posto que a Escola Normal do Distrito Federal era local de pesquisa e referência de ensino para os demais estados da nação. Esta pesquisa faz uso de uma variedade de documentos, tais como: legislações, programas de ensino, livros didáticos, jornais, revistas e arquivos, a maioria deles pertencentes ao Centro de Memória da Educação Brasileira, sediado no Instituto Superior de Educação do Rio de Janeiro. |
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