Aplicação do Lean Manufacturing na indústria brasileira: uma revisão

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MOREIRA, Tatiane Ribas
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/58026
Resumo: No contexto atual vivido pelas empresas (ambientes cada vez mais dinâmicos e competitivos) é indispensável o uso de um sistema de gestão industrial ágil e preciso, que possibilita a busca por respostas rápidas e apropriadas as exigências de mercado. Essas necessidades podem ser supridas pelo emprego da filosofia lean manufcturing que visa a melhoria contínua dos processos, a partir da redução de todos aqueles fatores que não agregam valor a produção e gere uma elevação nos custos. O objetivo desse trabalho foi mostrar a importância do lean manufcturing para as indústrias brasileiras, realizando uma revisão bibliográfica de artigos científicos, dissertações e livros nas seguintes bases de dados: Google Acadêmico, Periódicos Capes, Scielo, Science Direct, e Scopus, considerando os últimos 20 anos. A pesquisa mostrou que o lean surgiu na empresa Toyota Motor Corporation, localizada no Japão, na década de 1940. Entretanto, a sua expansão para as indústrias brasileiras ocorreu de forma tardia, devido ao próprio histórico industrial do Brasil e que até nos dias atuais poucas empresas brasileiras tem conseguido aplicar o lean, ainda que de forma moderada. A pesquisa mostrou que apenas 34% da indústria de transformação aplica o lean de forma completa. O percentual ainda é menor ao comparar a indústria de construção civil (12%). Nesse trabalho, também foi apresentado os principais conceito e ferramentas sobre essa filosofia. Por fim, conclui-se que para a aplicação do lean nas indústrias do Brasil, é preciso realizar mudanças na cultura das organizações e do estudo e compreensão das forças de resistência ou obstáculos tais como: dificuldade no emprego das ferramentas, resistência operacional, falta de recursos para investir, resposta lenta ao mercado, falta de envolvimento da alta administração e falta de apoio da média gerência. Logo, as empresas precisam aplicar projetos de gestão da mudança, aplicando estratégias de envolvimento (e desenvolvimento) do time de trabalho a partir da conscientização de todos os funcionários desde o alto-escalão até o chão de fábrica. Garantido assim, que todos dentro da indústria estejam comprometidos com a aplicação e manutenção continua da aplicação do lean.
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Por fim, conclui-se que para a aplicação do lean nas indústrias do Brasil, é preciso realizar mudanças na cultura das organizações e do estudo e compreensão das forças de resistência ou obstáculos tais como: dificuldade no emprego das ferramentas, resistência operacional, falta de recursos para investir, resposta lenta ao mercado, falta de envolvimento da alta administração e falta de apoio da média gerência. Logo, as empresas precisam aplicar projetos de gestão da mudança, aplicando estratégias de envolvimento (e desenvolvimento) do time de trabalho a partir da conscientização de todos os funcionários desde o alto-escalão até o chão de fábrica. 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