O brincar como manejo clinico na terapia cognitiva comportamental
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2020 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/44398 |
Resumo: | A prática clínica para o atendimento infanto juvenil tem se aprimorado há alguns anos. Antes não se conseguia extrair conteúdo psíquico de uma forma mais eficaz da criança pois era considerado apenas o que os responsáveis levavam para a terapia como queixa, deixando de lado o que a criança necessitava expressar. O brincar foi surgindo como uma forma de compreender o que a criança queria trazer para a sessão. Através do brincar ela pode se expressar com desenhos, brincadeiras, quebra-cabeças, jogos e pinturas, tornando o processo psicoterápico mais eficiente. A ludicidade é uma ferramenta usada pelas mais diversas abordagens como estratégia para facilitar o atendimento a crianças e adolescentes. O problema da pesquisa foi definido através da frase “como o brincar pode ser eficiente dentro do processo terapêutico na abordagem cognitivo comportamental? “, O objetivo geral da pesquisa visa compreender como o brincar pode ser útil no manejo do processo terapêutico clínico segundo a Terapia Cognitiva Comportamental. A metodologia deste trabalho foi uma revisão bibliográfica qualitativa e descritiva, com o tema: o brincar como manejo clínico da terapia cognitiva comportamental. Foram selecionados trabalhos publicados nos últimos dez anos (2010 – 2020), com busca em livros e sites de banco de dados como Scielo, catálogo de teses e Scholar.google, utilizando palavras-chave como “brincar”, “terapia cognitiva comportamental” e “lúdico”. Foi evidenciado na pesquisa que através do lúdico a criança vai desenvolvendo habilidades emocionais, sociais, criando autonomia e aprendendo a lidar e agir em determinadas situações, se relacionando assim com a sociedade. Onde ainda foi possível perceber que os psicólogos usam a ludicidade para compreender a criança além da comunicação verbal, visto que elas conseguem se expressar melhor através do brincar. |
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O problema da pesquisa foi definido através da frase “como o brincar pode ser eficiente dentro do processo terapêutico na abordagem cognitivo comportamental? “, O objetivo geral da pesquisa visa compreender como o brincar pode ser útil no manejo do processo terapêutico clínico segundo a Terapia Cognitiva Comportamental. A metodologia deste trabalho foi uma revisão bibliográfica qualitativa e descritiva, com o tema: o brincar como manejo clínico da terapia cognitiva comportamental. Foram selecionados trabalhos publicados nos últimos dez anos (2010 – 2020), com busca em livros e sites de banco de dados como Scielo, catálogo de teses e Scholar.google, utilizando palavras-chave como “brincar”, “terapia cognitiva comportamental” e “lúdico”. Foi evidenciado na pesquisa que através do lúdico a criança vai desenvolvendo habilidades emocionais, sociais, criando autonomia e aprendendo a lidar e agir em determinadas situações, se relacionando assim com a sociedade. 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