O papel do fisioterapeuta na estimulação precoce da criança com Síndrome Congênita do vírus Zika
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2021 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/39112 |
Resumo: | Os casos de malformação neurológica aumentaram consideravelmente no Brasil a partir de 2015, por conta do surto do Zika vírus. Além da malformação, um conjunto de sinais e sintomas pode ser transmitido via transplacentária ainda na gestação ou posteriormente com o contato ao vírus Zika, caracterizando-se como a síndrome congênita do Zika vírus. O presente estudo tem como objetivo apresentar a importância da fisioterapia no trabalho de estimulação precoce, de crianças com alterações neuropsicomotoras e sociais decorrentes da síndrome congênita do Zika vírus. Visando conceituar a síndrome congênita do vírus Zika, apresentar as possíveis alterações no desenvolvimento infantil após o contato com o vírus e descrever a importância da abordagem fisioterapêutica. Trata- se de um estudo qualitativo e descritivo, realizado através de uma revisão de literatura, através de buscas efetivadas em sites de bancos de dados como Google Acadêmico, Scielo. Os resultados desse estudo enfatizam a importância da fisioterapia em crianças portadoras da síndrome congênita do vírus Zika, levando em consideração o desenvolvimento da criança em todos os seus aspectos, para uma melhor qualidade de vida. Especialistas avaliam que a estimulação precoce na janela de três anos de idade é importante para reduzir o nível de comprometimento causado pelas sequelas de malformação. Intervenções fisioterapêuticas na estimulação são capazes de evitar ou amenizar eventuais prejuízos no desenvolvimento motor. |
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