Abuso sexual infantil: um olhar a partir da psicanálise

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CUERCI, Alexandra Pereira
Data de Publicação: 2018
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35770
Resumo: O presente trabalho acadêmico teve como objetivo a pesquisa sobre o abuso sexual infanto-juvenil e a colaboração da psicanálise para o mesmo. Para a abordagem deste assunto, entende-se que é necessário colocá-lo em sua real dimensão. A definição de abuso sexual infantil se refere ao envolvimento da criança em atividade sexual para a qual ela não tem condições, capacidade ou está desenvolvida para compreender e consentir. O fenômeno do abuso sexual é universal, englobando todas as classes sociais, onde há uma predisposição da vítima em perpetuar o ciclo de violência no qual ela foi inserida. Nas últimas décadas observou-se um crescimento de pesquisas relacionadas ao tema, seus diferentes aspectos como questões culturais, epidemiológicas, características sobre o assunto foram abordadas. Observou-se uma tendência contemporânea em patologizar os casos de abuso sexual infantil. No entanto, apenas a prática do manejo clínico ou administrativo e até mesmo policial que é atribuído em cada caso, não define de fato a escuta do sujeito, a implicação subjetiva de cada um mediante a descoberta e/ou denúncia do ato. Na presente pesquisa, buscou-se compreender através de revisão da literatura descritiva e qualitativa de publicações sobre o tema proposto, condições históricas sobre violência infantil, o conceito do trauma, a dinâmica familiar, sua estrutura e organização. A compreensão psicanalítica busca compreender a singularidade do sujeito, o impacto do abuso sexual frente ao desenvolvimento do aparelho psíquico do sujeito, permitindo assim que a vítima tenha oportunidade de reestabelecimento de mecanismos, favorecendo uma nova construção psíquica.
id Krot_8d4ca1dcf4cecb08c245f18cb114b021
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/35770
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Abuso sexual infantil: um olhar a partir da psicanáliseAbuso sexual infantilO abuso sexual infantil e psicanáliseO presente trabalho acadêmico teve como objetivo a pesquisa sobre o abuso sexual infanto-juvenil e a colaboração da psicanálise para o mesmo. Para a abordagem deste assunto, entende-se que é necessário colocá-lo em sua real dimensão. A definição de abuso sexual infantil se refere ao envolvimento da criança em atividade sexual para a qual ela não tem condições, capacidade ou está desenvolvida para compreender e consentir. O fenômeno do abuso sexual é universal, englobando todas as classes sociais, onde há uma predisposição da vítima em perpetuar o ciclo de violência no qual ela foi inserida. Nas últimas décadas observou-se um crescimento de pesquisas relacionadas ao tema, seus diferentes aspectos como questões culturais, epidemiológicas, características sobre o assunto foram abordadas. Observou-se uma tendência contemporânea em patologizar os casos de abuso sexual infantil. No entanto, apenas a prática do manejo clínico ou administrativo e até mesmo policial que é atribuído em cada caso, não define de fato a escuta do sujeito, a implicação subjetiva de cada um mediante a descoberta e/ou denúncia do ato. Na presente pesquisa, buscou-se compreender através de revisão da literatura descritiva e qualitativa de publicações sobre o tema proposto, condições históricas sobre violência infantil, o conceito do trauma, a dinâmica familiar, sua estrutura e organização. A compreensão psicanalítica busca compreender a singularidade do sujeito, o impacto do abuso sexual frente ao desenvolvimento do aparelho psíquico do sujeito, permitindo assim que a vítima tenha oportunidade de reestabelecimento de mecanismos, favorecendo uma nova construção psíquica.2021-10-28T14:25:17Z2021-10-28T14:25:17Z2018info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35770CUERCI, Alexandra Pereiraporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-10-17T20:18:28Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/35770Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-10-17T20:18:28falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-10-17T20:18:28Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Abuso sexual infantil: um olhar a partir da psicanálise
title Abuso sexual infantil: um olhar a partir da psicanálise
spellingShingle Abuso sexual infantil: um olhar a partir da psicanálise
CUERCI, Alexandra Pereira
Abuso sexual infantil
O abuso sexual infantil e psicanálise
title_short Abuso sexual infantil: um olhar a partir da psicanálise
title_full Abuso sexual infantil: um olhar a partir da psicanálise
title_fullStr Abuso sexual infantil: um olhar a partir da psicanálise
title_full_unstemmed Abuso sexual infantil: um olhar a partir da psicanálise
title_sort Abuso sexual infantil: um olhar a partir da psicanálise
author CUERCI, Alexandra Pereira
author_facet CUERCI, Alexandra Pereira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CUERCI, Alexandra Pereira
dc.subject.por.fl_str_mv Abuso sexual infantil
O abuso sexual infantil e psicanálise
topic Abuso sexual infantil
O abuso sexual infantil e psicanálise
description O presente trabalho acadêmico teve como objetivo a pesquisa sobre o abuso sexual infanto-juvenil e a colaboração da psicanálise para o mesmo. Para a abordagem deste assunto, entende-se que é necessário colocá-lo em sua real dimensão. A definição de abuso sexual infantil se refere ao envolvimento da criança em atividade sexual para a qual ela não tem condições, capacidade ou está desenvolvida para compreender e consentir. O fenômeno do abuso sexual é universal, englobando todas as classes sociais, onde há uma predisposição da vítima em perpetuar o ciclo de violência no qual ela foi inserida. Nas últimas décadas observou-se um crescimento de pesquisas relacionadas ao tema, seus diferentes aspectos como questões culturais, epidemiológicas, características sobre o assunto foram abordadas. Observou-se uma tendência contemporânea em patologizar os casos de abuso sexual infantil. No entanto, apenas a prática do manejo clínico ou administrativo e até mesmo policial que é atribuído em cada caso, não define de fato a escuta do sujeito, a implicação subjetiva de cada um mediante a descoberta e/ou denúncia do ato. Na presente pesquisa, buscou-se compreender através de revisão da literatura descritiva e qualitativa de publicações sobre o tema proposto, condições históricas sobre violência infantil, o conceito do trauma, a dinâmica familiar, sua estrutura e organização. A compreensão psicanalítica busca compreender a singularidade do sujeito, o impacto do abuso sexual frente ao desenvolvimento do aparelho psíquico do sujeito, permitindo assim que a vítima tenha oportunidade de reestabelecimento de mecanismos, favorecendo uma nova construção psíquica.
publishDate 2018
dc.date.none.fl_str_mv 2018
2021-10-28T14:25:17Z
2021-10-28T14:25:17Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35770
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/35770
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672938112614400