Brinquedo terapêutico como um instrumento de intervenção em enfermagem
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2018 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/33597 |
Resumo: | O brincar é um dos aspectos mais importantes na vida de uma criança. Estando em um hospital o direito de brincar deve ser preservado na tentativa de minimizar o sofrimento da criança. Vários recursos que têm sido utilizados na assistência de enfermagem é o uso do brinquedo terapêutico. Onde esta ferramenta tem apresentado um papel importante no atendimento infantil, pois favorece a criança sua compressão que desenvolve medidas que beneficiam diretamente no atendimento, na recuperação e reabilitação da criança. O objetivo geral é Conhecer o que a literatura cientifica traz sobre o uso do brinquedo terapêutico como estratégia efetiva na redução do medo, da tensão e da dor da criança hospitalizada. Realizou-se um levantamento bibliográfico das publicações em fontes reconhecidas de pesquisa, que se relacionavam com a temática, utilizou-se textos disponíveis online, por meio da Biblioteca Virtual em Saúde (BVS) na biblioteca eletrônica nas seguintes bases de dados Scientific Electronic Library Online (SCIELO) e Literatura Latino-Americana e do Caribe em Ciências da Saúde (LILACS). Os critérios de inclusão foram textos sobre a temática abordada, no idioma português, disponíveis online na íntegra, na forma de artigos, que colaboram com a resposta do problema e alcance dos objetivos, publicados no período de 2000 a 2018. A utilização do brinquedo terapêutico é uma intervenção muito importante e visa compreender melhor a criança identificando suas necessidades sendo uma ferramenta fundamental usada pelos profissionais de saúde nas unidades pediátricas especialmente na realização de procedimentos dolorosos proporcionando uma melhor aceitação. |
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