Mastite bovina por Staphylococcus Aureus

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: CARDOSO, Samuel Vitor Silva
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/63326
Resumo: A mastite bovina é caracterizada como a inflamação da glândula mamária, resultante de infecções causadas principalmente por bactérias. Os principais sintomas são calor, dor, endurecimento da glândula mamária, febre e anorexia. A patologia causa alterações no leite, como a presença de sangue ou flocos de caseína, gerando problemas econômicos para os produtores. A mastite se destaca como a principal patologia da indústria leiteira no mundo, sendo uma das enfermidades que representa grandes prejuízos econômicos ao produtor e a indústria de laticínios. O Staphylococcus aureus está envolvido na maioria das causas da mastite subclínica, sendo de difícil diagnóstico por não apresentar a manifestação de sinais clínicos, assim acarretando prejuízos e risco para o rebanho. O S. aureus apresenta vários fatores de virulência, dificultando a resposta da doença, além de possuir resistência aos antimicrobianos convencionais. Buscou-se no presente trabalho ter como objetivo geral, descrever dentro do contexto da medicina veterinária a mastite na bovinocultura causado pela bactéria Staphylococcus aureus, especificamente, objetivou-sediscorrer sobre a mastite em bovinos, sua importância, e fatores de risco; descrever a mastite em bovinos causada pela bactéria Staphylococcus aureus e seus sinais clínicas; e assim orientar no tratamento, controle e prevenção. Este trabalho fundamenta-se de uma revisão bibliográfica sobre a mastite bovina, focando na mastite causada pela bactéria Staphylococcus Aureus.
id Krot_8f12f5ae69f59eeb9b1769ffb82867ab
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/63326
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Mastite bovina por Staphylococcus AureusMastite bovinaStaphylococcus AureusMastite subclínicaA mastite bovina é caracterizada como a inflamação da glândula mamária, resultante de infecções causadas principalmente por bactérias. Os principais sintomas são calor, dor, endurecimento da glândula mamária, febre e anorexia. A patologia causa alterações no leite, como a presença de sangue ou flocos de caseína, gerando problemas econômicos para os produtores. A mastite se destaca como a principal patologia da indústria leiteira no mundo, sendo uma das enfermidades que representa grandes prejuízos econômicos ao produtor e a indústria de laticínios. O Staphylococcus aureus está envolvido na maioria das causas da mastite subclínica, sendo de difícil diagnóstico por não apresentar a manifestação de sinais clínicos, assim acarretando prejuízos e risco para o rebanho. O S. aureus apresenta vários fatores de virulência, dificultando a resposta da doença, além de possuir resistência aos antimicrobianos convencionais. Buscou-se no presente trabalho ter como objetivo geral, descrever dentro do contexto da medicina veterinária a mastite na bovinocultura causado pela bactéria Staphylococcus aureus, especificamente, objetivou-sediscorrer sobre a mastite em bovinos, sua importância, e fatores de risco; descrever a mastite em bovinos causada pela bactéria Staphylococcus aureus e seus sinais clínicas; e assim orientar no tratamento, controle e prevenção. Este trabalho fundamenta-se de uma revisão bibliográfica sobre a mastite bovina, focando na mastite causada pela bactéria Staphylococcus Aureus.2023-09-14T11:45:50Z2023-09-14T11:45:50Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/63326CARDOSO, Samuel Vitor Silvaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-09-14T11:45:50Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/63326Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-09-14T11:45:50falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-09-14T11:45:50Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Mastite bovina por Staphylococcus Aureus
title Mastite bovina por Staphylococcus Aureus
spellingShingle Mastite bovina por Staphylococcus Aureus
CARDOSO, Samuel Vitor Silva
Mastite bovina
Staphylococcus Aureus
Mastite subclínica
title_short Mastite bovina por Staphylococcus Aureus
title_full Mastite bovina por Staphylococcus Aureus
title_fullStr Mastite bovina por Staphylococcus Aureus
title_full_unstemmed Mastite bovina por Staphylococcus Aureus
title_sort Mastite bovina por Staphylococcus Aureus
author CARDOSO, Samuel Vitor Silva
author_facet CARDOSO, Samuel Vitor Silva
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv CARDOSO, Samuel Vitor Silva
dc.subject.por.fl_str_mv Mastite bovina
Staphylococcus Aureus
Mastite subclínica
topic Mastite bovina
Staphylococcus Aureus
Mastite subclínica
description A mastite bovina é caracterizada como a inflamação da glândula mamária, resultante de infecções causadas principalmente por bactérias. Os principais sintomas são calor, dor, endurecimento da glândula mamária, febre e anorexia. A patologia causa alterações no leite, como a presença de sangue ou flocos de caseína, gerando problemas econômicos para os produtores. A mastite se destaca como a principal patologia da indústria leiteira no mundo, sendo uma das enfermidades que representa grandes prejuízos econômicos ao produtor e a indústria de laticínios. O Staphylococcus aureus está envolvido na maioria das causas da mastite subclínica, sendo de difícil diagnóstico por não apresentar a manifestação de sinais clínicos, assim acarretando prejuízos e risco para o rebanho. O S. aureus apresenta vários fatores de virulência, dificultando a resposta da doença, além de possuir resistência aos antimicrobianos convencionais. Buscou-se no presente trabalho ter como objetivo geral, descrever dentro do contexto da medicina veterinária a mastite na bovinocultura causado pela bactéria Staphylococcus aureus, especificamente, objetivou-sediscorrer sobre a mastite em bovinos, sua importância, e fatores de risco; descrever a mastite em bovinos causada pela bactéria Staphylococcus aureus e seus sinais clínicas; e assim orientar no tratamento, controle e prevenção. Este trabalho fundamenta-se de uma revisão bibliográfica sobre a mastite bovina, focando na mastite causada pela bactéria Staphylococcus Aureus.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-09-14T11:45:50Z
2023-09-14T11:45:50Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/63326
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/63326
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672981717647360