Letramento literário e vivências poéticas no contexto da educação do campo: uma experiência de leitura com “A cesta de dona Maricota”, de Tatiana Belinky

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MORAES, Renata da Silva Araújo
Data de Publicação: 2024
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/67886
Resumo: A interação com a poesia é uma das responsáveis pelo desenvolvimento pleno da habilidade linguística da criança, através do acesso e da familiaridade com a linguagem conotativa e desenvolvimento da sensibilidade para a compreensão de si própria e do mundo que a cerca, o que faz deste tipo de linguagem uma ponte fundamental entre o indivíduo e sua vida e a construção do conhecimento. Sabendo da importância da poesia na vida dos seres humanos, principalmente nos Anos Iniciais, em que o processo de alfabetização e letramento se inicia, propõe-se um trabalho na perspectiva do alfabetizar letrando por meio da obra literária A cesta de dona Maricota de Tatiana Belinky. A obra foi escolhida para que os alunos pudessem se sentir pertencentes e valorizem a cultura do local em que estão inseridos. A obra contém a história de dona Maricota indo à feira comprar seus produtos, que são cultivados em grade escala na zona rural pela população campesina. Foram situações vivenciadas, em sala de aula, que instigaram o interesse de pesquisar e escrever sobre o tema aqui abordado, partilhando assim com os demais leitores as várias estradas, caminhos pelos quais se faz possível trabalhar a leitura, alfabetização e o letramento literário no ambiente campesino, na busca incessante por transformar alunos em leitores. O gênero literário poema foi escolhido como estímulo para a aprendizagem da leitura e da escrita. A pesquisa pretende contribuir para a formação dos leitores ao mostrar que alfabetizar letrando por meio do uso de textos literários faz mais sentido e torna o ato de apreender mais prazeroso e significativo. Como aporte teórico foram utilizados os textos de Cosson (2021), Coenga (2010) e Souza (2012), entre outros. Esta dissertação se caracteriza com abordagem qualitativa que consiste na pesquisa-ação participante, desenvolvida no período de julho a novembro de 2023, por meio de uma Sequência Básica, constituída por seis momentos, com 22 estudantes do 2º ano do Ensino Fundamental na Escola Municipal do Campo São José, localizada na zona rural da cidade de Nova Mutum. Como instrumento de produção de dados foram utilizados: observação participante, entrevista, Sequência Básica proposta por Cosson (2021) com suas etapas: 1. Motivação; 2. Introdução; 3. Leitura; 4. Interpretação. Em síntese, os resultados demonstram que ao utilizar, em sala de aula, um gênero textual que faz parte da vivência dos estudantes, as aulas se tornam mais prazerosas e significativas, havendo interesse e participação dos envolvidos no processo. Esse processo contribuiu, de forma significativa, havendo engajamento e desenvolvimento das habilidades leitoras. Porém se faz necessário aprofundar nos diferentes gêneros textuais trabalhados, pois os sujeitos envolvidos na pesquisa estão em fase de alfabetização e construção dos conceitos quanto aos gêneros textuais e demonstram fragilidades no momento de conceituálos e definir cada etapa e característica que compõem estes gêneros textuais.
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A obra contém a história de dona Maricota indo à feira comprar seus produtos, que são cultivados em grade escala na zona rural pela população campesina. Foram situações vivenciadas, em sala de aula, que instigaram o interesse de pesquisar e escrever sobre o tema aqui abordado, partilhando assim com os demais leitores as várias estradas, caminhos pelos quais se faz possível trabalhar a leitura, alfabetização e o letramento literário no ambiente campesino, na busca incessante por transformar alunos em leitores. O gênero literário poema foi escolhido como estímulo para a aprendizagem da leitura e da escrita. A pesquisa pretende contribuir para a formação dos leitores ao mostrar que alfabetizar letrando por meio do uso de textos literários faz mais sentido e torna o ato de apreender mais prazeroso e significativo. Como aporte teórico foram utilizados os textos de Cosson (2021), Coenga (2010) e Souza (2012), entre outros. 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