Constituição, consolidação e transformações de um programa de pós-graduação em educação matemática

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MENEZES, Guilherme Galvão de
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Dissertação
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/47959
Resumo: O presente trabalho tem como finalidade historiar as transformações ocorridas no Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática (PPGEM) da Universidade Anhanguera de São Paulo (UNIAN-SP) desde sua implantação, quando a proposta do curso foi concebida, e implementada. Trata-se, portanto, da construção de história de um Programa stricto sensu em tempo presente. A fundamentação teórica deste estudo está centrada nos historiadores Bloch, Valente e Bédarida. A pesquisa foi norteada por duas questões geradoras: 1) Como o Programa de Pós-graduação em Educação Matemática da Universidade Anhanguera de São Paulo foi constituído e consolidado? 2) Quais foram os principais marcos teóricos das investigações apresentadas nas teses defendidas no âmbito do Programa de Pós-Graduação em Educação Matemática da Universidade Anhanguera de São Paulo? Para responder às questões de pesquisa, realizou-se um estudo qualitativo, centrado na análise de todas as 124 teses produzidas desde outubro de 2008 até final de 2020, e dos documentos do e sobre o Programa. Foi possível identificar forte articulação e aderência entre a área de concentração, linhas de pesquisa, projetos em andamento e estrutura curricular, bem como sua infraestrutura. Conclui-se que a consolidação do PPGEM ocorreu pela forte experiência do grupo de docentes em desenvolver pesquisas e em projetos de formação continuada de professores. Essa consolidação também aconteceu pela participação ativa de grandes educadores matemáticos que estiveram presencialmente no Programa, quer nas Escolas de Altos Estudos financiadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, quer na posição de docentes visitantes ou na atuação como professores participantes de outras atividades acadêmicas promovidas pelo Programa. Quanto às teses do Programa, nota-se uma certa prevalência de fundamentos presentes no Design Experiment como Metodologia de Ensino e Pesquisa. Teorias como a Engenharia Didática, Campos Conceituais, Registros de Representação Semiótica e Etnomatemática também foram frequentes em muitos dos trabalhos. Cabe ressaltar que as transformações do Programa ao longo dos anos, como alterações nas disciplinas e nas linhas de pesquisa, ocorreram com o propósito de atualizá-lo e aperfeiçoá-lo. No entanto, nota-se, no último quadriênio, que o Programa não mantém o vigor de outrora, provavelmente pelo desinvestimento das agências de fomento, em decorrências das políticas públicas dos últimos anos.
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Para responder às questões de pesquisa, realizou-se um estudo qualitativo, centrado na análise de todas as 124 teses produzidas desde outubro de 2008 até final de 2020, e dos documentos do e sobre o Programa. Foi possível identificar forte articulação e aderência entre a área de concentração, linhas de pesquisa, projetos em andamento e estrutura curricular, bem como sua infraestrutura. Conclui-se que a consolidação do PPGEM ocorreu pela forte experiência do grupo de docentes em desenvolver pesquisas e em projetos de formação continuada de professores. Essa consolidação também aconteceu pela participação ativa de grandes educadores matemáticos que estiveram presencialmente no Programa, quer nas Escolas de Altos Estudos financiadas pela Coordenação de Aperfeiçoamento de Pessoal de Nível Superior, quer na posição de docentes visitantes ou na atuação como professores participantes de outras atividades acadêmicas promovidas pelo Programa. 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