Consequências emocionais da disfunção familiar

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SPNESKI, Ingrid Almeida
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43988
Resumo: O presente trabalho é uma revisão bibliográfica, fundamentada em artigos localizados nas bases abertas de dados Scielo, Google, Google acadêmico e literatura clássica sobre o tema. Procurou investigar o quanto famílias disfuncionais impactam nas vidas dos membros no âmbito familiar. A família é definida pela Organização Mundial de Saúde como sendo o grupo de pessoas de casa que tem um certo grau de parentesco por sangue, adopção ou casamento, limitado em geral pelo chefe de família, esposa e filhos solteiros que convivem com eles e é o primeiro agente social envolvido na promoção da saúde e no bem estar. Quando a família se torna ineficaz, não sendo capaz de exercer as suas funções se torna assim uma família disfuncional. A violência doméstica é uma forma de disfunção familiar, constituindo qualquer tipo de violência física, psicológica, verbal ou outra dentro do seio familiar. Este trabalho pretende apresentar características de uma família disfuncional e do impacto dessa situação familiar na qualidade de vida do elemento alvo. O esforço terapêutico é de localizar apoio emocional a este indivíduo ou família, construindo um ambiente seguro para compartilhamento, compreensão e elaboração de sentimentos emergentes. Indica-se a continuidade de estudos sobre este assunto, tão importante e significativo para a psicoterapia e suas intervenções.
id Krot_94d5f4f53b42b2b8105446b650050205
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/43988
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Consequências emocionais da disfunção familiarDisfunção familiarFamílias disfuncionaisFamiliarPsicoterapiaO presente trabalho é uma revisão bibliográfica, fundamentada em artigos localizados nas bases abertas de dados Scielo, Google, Google acadêmico e literatura clássica sobre o tema. Procurou investigar o quanto famílias disfuncionais impactam nas vidas dos membros no âmbito familiar. A família é definida pela Organização Mundial de Saúde como sendo o grupo de pessoas de casa que tem um certo grau de parentesco por sangue, adopção ou casamento, limitado em geral pelo chefe de família, esposa e filhos solteiros que convivem com eles e é o primeiro agente social envolvido na promoção da saúde e no bem estar. Quando a família se torna ineficaz, não sendo capaz de exercer as suas funções se torna assim uma família disfuncional. A violência doméstica é uma forma de disfunção familiar, constituindo qualquer tipo de violência física, psicológica, verbal ou outra dentro do seio familiar. Este trabalho pretende apresentar características de uma família disfuncional e do impacto dessa situação familiar na qualidade de vida do elemento alvo. O esforço terapêutico é de localizar apoio emocional a este indivíduo ou família, construindo um ambiente seguro para compartilhamento, compreensão e elaboração de sentimentos emergentes. Indica-se a continuidade de estudos sobre este assunto, tão importante e significativo para a psicoterapia e suas intervenções.2022-07-11T19:58:14Z2022-07-11T19:58:14Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43988SPNESKI, Ingrid Almeidaporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-07-11T19:58:14Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/43988Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-07-11T19:58:14falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-07-11T19:58:14Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Consequências emocionais da disfunção familiar
title Consequências emocionais da disfunção familiar
spellingShingle Consequências emocionais da disfunção familiar
SPNESKI, Ingrid Almeida
Disfunção familiar
Famílias disfuncionais
Familiar
Psicoterapia
title_short Consequências emocionais da disfunção familiar
title_full Consequências emocionais da disfunção familiar
title_fullStr Consequências emocionais da disfunção familiar
title_full_unstemmed Consequências emocionais da disfunção familiar
title_sort Consequências emocionais da disfunção familiar
author SPNESKI, Ingrid Almeida
author_facet SPNESKI, Ingrid Almeida
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SPNESKI, Ingrid Almeida
dc.subject.por.fl_str_mv Disfunção familiar
Famílias disfuncionais
Familiar
Psicoterapia
topic Disfunção familiar
Famílias disfuncionais
Familiar
Psicoterapia
description O presente trabalho é uma revisão bibliográfica, fundamentada em artigos localizados nas bases abertas de dados Scielo, Google, Google acadêmico e literatura clássica sobre o tema. Procurou investigar o quanto famílias disfuncionais impactam nas vidas dos membros no âmbito familiar. A família é definida pela Organização Mundial de Saúde como sendo o grupo de pessoas de casa que tem um certo grau de parentesco por sangue, adopção ou casamento, limitado em geral pelo chefe de família, esposa e filhos solteiros que convivem com eles e é o primeiro agente social envolvido na promoção da saúde e no bem estar. Quando a família se torna ineficaz, não sendo capaz de exercer as suas funções se torna assim uma família disfuncional. A violência doméstica é uma forma de disfunção familiar, constituindo qualquer tipo de violência física, psicológica, verbal ou outra dentro do seio familiar. Este trabalho pretende apresentar características de uma família disfuncional e do impacto dessa situação familiar na qualidade de vida do elemento alvo. O esforço terapêutico é de localizar apoio emocional a este indivíduo ou família, construindo um ambiente seguro para compartilhamento, compreensão e elaboração de sentimentos emergentes. Indica-se a continuidade de estudos sobre este assunto, tão importante e significativo para a psicoterapia e suas intervenções.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022-07-11T19:58:14Z
2022-07-11T19:58:14Z
2022
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43988
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/43988
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803673011348307968