A prevalência do diagnóstico de hiv em indivíduos com baixa escolaridade
Autor(a) principal: | |
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Data de Publicação: | 2022 |
Tipo de documento: | Trabalho de conclusão de curso |
Idioma: | por |
Título da fonte: | Scientia – Repositório Institucional |
Texto Completo: | https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/47666 |
Resumo: | Em relação ao contexto sociocultural do diagnóstico da população afetada pelo hiv no Brasil, é notável a predominância de certa parcela social frente a esta problemática. Nessa realidade destaca-se o grupo de indivíduos que possuem perfil de baixa escolaridade sendo este o maior nicho atingido pelo problema. Visto isso, é necessário a compreensão dos fatores intrínsecos e extrínsecos que corroboram para a manutenção e perpetuação deste quadro, portanto, este trabalho tem como objetivo principal elucidar esta problemática de forma clara, coesa, com uma análise holística, relacionando os dados obtidos ao cenário observado por meio da correlação entre textos de diversos autores e de revisões literárias minuciosas. Ao decorrer da pesquisa é possível compreender os fatores mais importantes que ocasionam o quadro observado, destacando questões como: a falta de educação em saúde, a evasão escolar, a ausência de políticas públicas eficazes e o conservadorismo, sendo eles os grandes fatores que perpetuam este quadro no Brasil. Por conseguinte, pessoas em situação de vulnerabilidade (intelectual e financeira) estão mais propensas a contrair o vírus por ausência de informação e de entendimento da realidade, pois ao desconhecer o panorama da transmissão de IST’S como o hiv , essas pessoas continuam a se tornar números estatísticos e um grave problema para o quadro de saúde pública do país, que acarreta em gastos com tratamentos antirretrovirais que outrora poderiam ter sido evitados com a garantia de educação em saúde para este grupo populacional. Diante do contexto apresentado, a pesquisa realizada permite a inferência da situação de maneira ampla e integral, proporcionando uma visão clara e racional do cenário observado. |
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