Amamentação: consequências do desmame precoce

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Beatriz Maria Teixeira
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/53077
Resumo: O leite materno é o único e melhor alimento que deve a ser ofertado para criança menor de 6 meses, mesmo assim a predominância do aleitamento materno exclusivo no Brasil ainda é bem abaixo do preconizado pela Organização Mundial de Saúde. Dessa forma, essa revisão bibliográfica teve como objetivo geral questionar quais seriam as consequências do desmame quando realizado de forma precoce. Neste contexto, ainda foi observado quais motivos estariam favorecendo esse desmame, e as contribuições de enfermagem no processo de integração ao aleitamento. O levantamento de dados se deu por publicações nacionais e internacionais publicadas entre 2012 e 2022, exceto no primeiro capítulo onde é tratado a história da amamentação no Brasil e foram utilizados publicações e documentos datados entre 1995 e 2019. As bases de dados utilizadas foram Google Acadêmico, Biblioteca Virtual em Saúde, Scientific Electronic Library Online (Scielo) e documentos disponibilizados pelo governo federal. Concluiu-se que o desmame precoce não traz benefício algum para o lactente, foram evidenciados fatores históricos de mortalidade infantil, predominância de infecções, alergias, acometimento de doenças, atraso no desenvolvimento e comorbidades futuras a longo prazo.
id Krot_9b71f0fe98d4bd6a5d785e75617413eb
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/53077
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Amamentação: consequências do desmame precoceAmamentaçãoDesmameLeite maternoAleitamento exclusivoDesenvolvimento infantilO leite materno é o único e melhor alimento que deve a ser ofertado para criança menor de 6 meses, mesmo assim a predominância do aleitamento materno exclusivo no Brasil ainda é bem abaixo do preconizado pela Organização Mundial de Saúde. Dessa forma, essa revisão bibliográfica teve como objetivo geral questionar quais seriam as consequências do desmame quando realizado de forma precoce. Neste contexto, ainda foi observado quais motivos estariam favorecendo esse desmame, e as contribuições de enfermagem no processo de integração ao aleitamento. O levantamento de dados se deu por publicações nacionais e internacionais publicadas entre 2012 e 2022, exceto no primeiro capítulo onde é tratado a história da amamentação no Brasil e foram utilizados publicações e documentos datados entre 1995 e 2019. As bases de dados utilizadas foram Google Acadêmico, Biblioteca Virtual em Saúde, Scientific Electronic Library Online (Scielo) e documentos disponibilizados pelo governo federal. Concluiu-se que o desmame precoce não traz benefício algum para o lactente, foram evidenciados fatores históricos de mortalidade infantil, predominância de infecções, alergias, acometimento de doenças, atraso no desenvolvimento e comorbidades futuras a longo prazo.2023-04-28T12:53:07Z2023-04-28T12:53:07Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/53077SILVA, Beatriz Maria Teixeiraporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-28T12:53:07Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/53077Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-04-28T12:53:07falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-04-28T12:53:07Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Amamentação: consequências do desmame precoce
title Amamentação: consequências do desmame precoce
spellingShingle Amamentação: consequências do desmame precoce
SILVA, Beatriz Maria Teixeira
Amamentação
Desmame
Leite materno
Aleitamento exclusivo
Desenvolvimento infantil
title_short Amamentação: consequências do desmame precoce
title_full Amamentação: consequências do desmame precoce
title_fullStr Amamentação: consequências do desmame precoce
title_full_unstemmed Amamentação: consequências do desmame precoce
title_sort Amamentação: consequências do desmame precoce
author SILVA, Beatriz Maria Teixeira
author_facet SILVA, Beatriz Maria Teixeira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Beatriz Maria Teixeira
dc.subject.por.fl_str_mv Amamentação
Desmame
Leite materno
Aleitamento exclusivo
Desenvolvimento infantil
topic Amamentação
Desmame
Leite materno
Aleitamento exclusivo
Desenvolvimento infantil
description O leite materno é o único e melhor alimento que deve a ser ofertado para criança menor de 6 meses, mesmo assim a predominância do aleitamento materno exclusivo no Brasil ainda é bem abaixo do preconizado pela Organização Mundial de Saúde. Dessa forma, essa revisão bibliográfica teve como objetivo geral questionar quais seriam as consequências do desmame quando realizado de forma precoce. Neste contexto, ainda foi observado quais motivos estariam favorecendo esse desmame, e as contribuições de enfermagem no processo de integração ao aleitamento. O levantamento de dados se deu por publicações nacionais e internacionais publicadas entre 2012 e 2022, exceto no primeiro capítulo onde é tratado a história da amamentação no Brasil e foram utilizados publicações e documentos datados entre 1995 e 2019. As bases de dados utilizadas foram Google Acadêmico, Biblioteca Virtual em Saúde, Scientific Electronic Library Online (Scielo) e documentos disponibilizados pelo governo federal. Concluiu-se que o desmame precoce não traz benefício algum para o lactente, foram evidenciados fatores históricos de mortalidade infantil, predominância de infecções, alergias, acometimento de doenças, atraso no desenvolvimento e comorbidades futuras a longo prazo.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-04-28T12:53:07Z
2023-04-28T12:53:07Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/53077
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/53077
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672931280093184