Assistência de enfermagem frente a violência obstétrica

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Thais Ingrid da
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45881
Resumo: A integralidade da assistência obstétrica, tem como finalidade a reestruturação da assistência ofertada, com a ligação do pré-natal, parto e puerpério, sendo assim, os profissionais de saúde devem prestar uma assistência integra e humanizada, na preparação da paciente até o momento do trabalho de parto até o nascimento do bebê. Em algumas situações, a parturiente pode sofrer agressões, quem podem ocorrer desde o pré-natal até o momento do parto, como procedimentos desnecessários e invasivos, violência verbal e física, tratamento inadequado no atendimento prestado, incluindo descaso, humilhações, posições desconfortáveis e até mesmo violando o direito de acompanhante na hora do parto. A Violência obstétrica configura-se em violações e apropriações do corpo das mulheres em período gestacional. Nesse contexto, os autores são os profissionais de saúde, instrumentalizados em práticas desumanas e abusivas. A pesquisa teve como objetivo entender como o enfermeiro pode prestar uma assistência humanizada frente a violência obstétrica e no processo de nascimento, a conceitualização de violência obstétrica e analisar quais os impactos essa violência pode causar na vida das puérperas. Quanto a proposta metodológica, esse estudo se caracteriza como uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, onde foi utilizada a técnica de revisão de literatura. Foi realizada uma revisão de documentos já publicados como artigos, trabalhos de conclusão de cursos e literatura cinzenta, encontrados na Scientific Eletronic Library On Line (Scielo), Catálogo de Teses e Dissertações da Caps. Os resultados apontam que o enfermeiro possui atribuições importantes para amenizar os impactos físicos e psicológicos, e nessa perspectiva, a literatura contribui na construção de saberes que se relacionem com a pratica dos profissionais.
id Krot_9b81a9f9665af03af02607074dbd70fb
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/45881
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Assistência de enfermagem frente a violência obstétricaViolência obstétricaEnfermeiro + violência obstétricaParto humanizadoViolência na hora do partoA integralidade da assistência obstétrica, tem como finalidade a reestruturação da assistência ofertada, com a ligação do pré-natal, parto e puerpério, sendo assim, os profissionais de saúde devem prestar uma assistência integra e humanizada, na preparação da paciente até o momento do trabalho de parto até o nascimento do bebê. Em algumas situações, a parturiente pode sofrer agressões, quem podem ocorrer desde o pré-natal até o momento do parto, como procedimentos desnecessários e invasivos, violência verbal e física, tratamento inadequado no atendimento prestado, incluindo descaso, humilhações, posições desconfortáveis e até mesmo violando o direito de acompanhante na hora do parto. A Violência obstétrica configura-se em violações e apropriações do corpo das mulheres em período gestacional. Nesse contexto, os autores são os profissionais de saúde, instrumentalizados em práticas desumanas e abusivas. A pesquisa teve como objetivo entender como o enfermeiro pode prestar uma assistência humanizada frente a violência obstétrica e no processo de nascimento, a conceitualização de violência obstétrica e analisar quais os impactos essa violência pode causar na vida das puérperas. Quanto a proposta metodológica, esse estudo se caracteriza como uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, onde foi utilizada a técnica de revisão de literatura. Foi realizada uma revisão de documentos já publicados como artigos, trabalhos de conclusão de cursos e literatura cinzenta, encontrados na Scientific Eletronic Library On Line (Scielo), Catálogo de Teses e Dissertações da Caps. Os resultados apontam que o enfermeiro possui atribuições importantes para amenizar os impactos físicos e psicológicos, e nessa perspectiva, a literatura contribui na construção de saberes que se relacionem com a pratica dos profissionais.2022-08-18T13:49:42Z2022-08-18T13:49:42Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45881SILVA, Thais Ingrid daporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2022-08-18T13:49:42Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/45881Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2022-08-18T13:49:42falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2022-08-18T13:49:42Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Assistência de enfermagem frente a violência obstétrica
title Assistência de enfermagem frente a violência obstétrica
spellingShingle Assistência de enfermagem frente a violência obstétrica
SILVA, Thais Ingrid da
Violência obstétrica
Enfermeiro + violência obstétrica
Parto humanizado
Violência na hora do parto
title_short Assistência de enfermagem frente a violência obstétrica
title_full Assistência de enfermagem frente a violência obstétrica
title_fullStr Assistência de enfermagem frente a violência obstétrica
title_full_unstemmed Assistência de enfermagem frente a violência obstétrica
title_sort Assistência de enfermagem frente a violência obstétrica
author SILVA, Thais Ingrid da
author_facet SILVA, Thais Ingrid da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Thais Ingrid da
dc.subject.por.fl_str_mv Violência obstétrica
Enfermeiro + violência obstétrica
Parto humanizado
Violência na hora do parto
topic Violência obstétrica
Enfermeiro + violência obstétrica
Parto humanizado
Violência na hora do parto
description A integralidade da assistência obstétrica, tem como finalidade a reestruturação da assistência ofertada, com a ligação do pré-natal, parto e puerpério, sendo assim, os profissionais de saúde devem prestar uma assistência integra e humanizada, na preparação da paciente até o momento do trabalho de parto até o nascimento do bebê. Em algumas situações, a parturiente pode sofrer agressões, quem podem ocorrer desde o pré-natal até o momento do parto, como procedimentos desnecessários e invasivos, violência verbal e física, tratamento inadequado no atendimento prestado, incluindo descaso, humilhações, posições desconfortáveis e até mesmo violando o direito de acompanhante na hora do parto. A Violência obstétrica configura-se em violações e apropriações do corpo das mulheres em período gestacional. Nesse contexto, os autores são os profissionais de saúde, instrumentalizados em práticas desumanas e abusivas. A pesquisa teve como objetivo entender como o enfermeiro pode prestar uma assistência humanizada frente a violência obstétrica e no processo de nascimento, a conceitualização de violência obstétrica e analisar quais os impactos essa violência pode causar na vida das puérperas. Quanto a proposta metodológica, esse estudo se caracteriza como uma pesquisa descritiva, de abordagem qualitativa, onde foi utilizada a técnica de revisão de literatura. Foi realizada uma revisão de documentos já publicados como artigos, trabalhos de conclusão de cursos e literatura cinzenta, encontrados na Scientific Eletronic Library On Line (Scielo), Catálogo de Teses e Dissertações da Caps. Os resultados apontam que o enfermeiro possui atribuições importantes para amenizar os impactos físicos e psicológicos, e nessa perspectiva, a literatura contribui na construção de saberes que se relacionem com a pratica dos profissionais.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2022-08-18T13:49:42Z
2022-08-18T13:49:42Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45881
url https://repositorio.pgsskroton.com//handle/123456789/45881
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803673004221136896