Atenção farmacêutica no uso racional de medicamentos

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: LEITE, Julio Cesar Ferreira
Data de Publicação: 2021
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/62052
Resumo: A área da Farmácia corresponde àquela, na área da saúde, que trata os medicamentos e fórmulas destinadas ao tratamento de transtornos ou cuidados com o corpo, comumente executada em farmácias e drogarias comerciais particulares (muito comum no Brasil); farmácias populares; hospitais; unidades de saúde; e manipulação de medicamentos. Nestes espaços, o farmacêutico realiza a dispensação, a atenção e a assistência em relação aos medicamentos para os pacientes. Na atenção farmacêutica, o profissional atua além da dispensação, buscando orientar quanto ao uso racional das formulações. Neste sentido, questionou-se sobre as contribuições do profissional formado em Farmácia na prevenção dos danos causados pelo uso irracional dos medicamentos por parte dos pacientes. Para responder a esta questão, o objetivo deste trabalho consistiu em descrever a relevância da atuação do farmacêutico contribuindo com a promoção do uso racional de medicamentos, a partir da prática da atenção farmacêutica. Quanto à metodologia, correspondeu a de pesquisa bibliográfica, a partir do levantamento de estudos publicados entre os anos de 2006 e 2021, que resultou na formulação deste referencial teórico, apontando o farmacêutico como responsável pelo conjunto de ações diretas que objetivam a eficácia farmacoterapia. Desta forma, tem-se que a atenção deste profissional é realizada para que os pacientes usem os medicamentos de forma racional e consciente, alcançando, assim, os resultados esperados e o seu bem-estar.
id Krot_a2d686886a50dc77f4eb5e447043ecf8
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/62052
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Atenção farmacêutica no uso racional de medicamentosFarmáciaMedicamentosAtenção farmacêuticaUso racional de medicamentosA área da Farmácia corresponde àquela, na área da saúde, que trata os medicamentos e fórmulas destinadas ao tratamento de transtornos ou cuidados com o corpo, comumente executada em farmácias e drogarias comerciais particulares (muito comum no Brasil); farmácias populares; hospitais; unidades de saúde; e manipulação de medicamentos. Nestes espaços, o farmacêutico realiza a dispensação, a atenção e a assistência em relação aos medicamentos para os pacientes. Na atenção farmacêutica, o profissional atua além da dispensação, buscando orientar quanto ao uso racional das formulações. Neste sentido, questionou-se sobre as contribuições do profissional formado em Farmácia na prevenção dos danos causados pelo uso irracional dos medicamentos por parte dos pacientes. Para responder a esta questão, o objetivo deste trabalho consistiu em descrever a relevância da atuação do farmacêutico contribuindo com a promoção do uso racional de medicamentos, a partir da prática da atenção farmacêutica. Quanto à metodologia, correspondeu a de pesquisa bibliográfica, a partir do levantamento de estudos publicados entre os anos de 2006 e 2021, que resultou na formulação deste referencial teórico, apontando o farmacêutico como responsável pelo conjunto de ações diretas que objetivam a eficácia farmacoterapia. Desta forma, tem-se que a atenção deste profissional é realizada para que os pacientes usem os medicamentos de forma racional e consciente, alcançando, assim, os resultados esperados e o seu bem-estar.2023-08-28T18:18:05Z2023-08-28T18:18:05Z2021info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/62052LEITE, Julio Cesar Ferreiraporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-08-28T18:18:06Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/62052Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-08-28T18:18:06falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-08-28T18:18:06Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Atenção farmacêutica no uso racional de medicamentos
title Atenção farmacêutica no uso racional de medicamentos
spellingShingle Atenção farmacêutica no uso racional de medicamentos
LEITE, Julio Cesar Ferreira
Farmácia
Medicamentos
Atenção farmacêutica
Uso racional de medicamentos
title_short Atenção farmacêutica no uso racional de medicamentos
title_full Atenção farmacêutica no uso racional de medicamentos
title_fullStr Atenção farmacêutica no uso racional de medicamentos
title_full_unstemmed Atenção farmacêutica no uso racional de medicamentos
title_sort Atenção farmacêutica no uso racional de medicamentos
author LEITE, Julio Cesar Ferreira
author_facet LEITE, Julio Cesar Ferreira
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv LEITE, Julio Cesar Ferreira
dc.subject.por.fl_str_mv Farmácia
Medicamentos
Atenção farmacêutica
Uso racional de medicamentos
topic Farmácia
Medicamentos
Atenção farmacêutica
Uso racional de medicamentos
description A área da Farmácia corresponde àquela, na área da saúde, que trata os medicamentos e fórmulas destinadas ao tratamento de transtornos ou cuidados com o corpo, comumente executada em farmácias e drogarias comerciais particulares (muito comum no Brasil); farmácias populares; hospitais; unidades de saúde; e manipulação de medicamentos. Nestes espaços, o farmacêutico realiza a dispensação, a atenção e a assistência em relação aos medicamentos para os pacientes. Na atenção farmacêutica, o profissional atua além da dispensação, buscando orientar quanto ao uso racional das formulações. Neste sentido, questionou-se sobre as contribuições do profissional formado em Farmácia na prevenção dos danos causados pelo uso irracional dos medicamentos por parte dos pacientes. Para responder a esta questão, o objetivo deste trabalho consistiu em descrever a relevância da atuação do farmacêutico contribuindo com a promoção do uso racional de medicamentos, a partir da prática da atenção farmacêutica. Quanto à metodologia, correspondeu a de pesquisa bibliográfica, a partir do levantamento de estudos publicados entre os anos de 2006 e 2021, que resultou na formulação deste referencial teórico, apontando o farmacêutico como responsável pelo conjunto de ações diretas que objetivam a eficácia farmacoterapia. Desta forma, tem-se que a atenção deste profissional é realizada para que os pacientes usem os medicamentos de forma racional e consciente, alcançando, assim, os resultados esperados e o seu bem-estar.
publishDate 2021
dc.date.none.fl_str_mv 2021
2023-08-28T18:18:05Z
2023-08-28T18:18:05Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/62052
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/62052
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672966840451072