A assistência de enfermagem ao parto humanizado

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: ARAÚJO, Gabrielle Cristyne Santos
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/52712
Resumo: O trabalho foi sobre a assistência de enfermagem ao parto humanizado, visto que esse momento é muito importante para as gestantes, bem como conta com uma série de direitos da parturiente e deveres da área da saúde para assegurar segurança e conforto ao trabalho de parto. Levantou-se a seguinte indagação: como a assistência da enfermagem pode contribuir para o enfrentamento e superação das mulheres parturientes no momento do parto? Justificou-se a escola do tema por meio da relevância acadêmica e profissional que essa abordagem apresenta ao âmbito social, em prol da concessão de bem-estar à mulher gestante que se encontra em trabalho de parto e necessita de procedimentos humanizados. O objetivo geral da pesquisa foi compreender as condutas de enfermagem para a redução do uso de técnicas intervencionistas durante o trabalho de parto em prol da autonomia, conforto e segurança à mulher gestante, e os objetivos específicos se referiram a explicar o parto humanizado, apresentar a Lei do Parto Humanizado com vistas à preconização das atitude da Organização Mundial de Saúde (OMS) em prol do bem-estar da parturiente e discorrer sobre as condutas de enfermagem durante esse procedimento. Para a construção do estudo, realizou-se uma revisão de literatura de natureza qualitativa. Dentre os principais resultados, destaca-se que, o parto humanizado é uma prática de saúde que anseia prever qualidade de vida, bem-estar, autonomia, segurança e conforto à mulher durante o trabalho de parto, e para que isso seja efetivado com êxito, as parturientes requerem das intervenções da equipe de enfermagem, a qual corresponde às condutas que promovem o bem-estar e o conforto da parturiente e do bebê durante o parto, além de que prestam auxílio no pós-parto. Em síntese, a enfermagem contribui para que a gestante enfrente o parto de maneira mais leve, com o menor sofrimento possível.
id Krot_a3c71a1923f837447175259da0e23f21
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/52712
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling A assistência de enfermagem ao parto humanizadoAssistência de enfermagemGestaçãoParto humanizadoO trabalho foi sobre a assistência de enfermagem ao parto humanizado, visto que esse momento é muito importante para as gestantes, bem como conta com uma série de direitos da parturiente e deveres da área da saúde para assegurar segurança e conforto ao trabalho de parto. Levantou-se a seguinte indagação: como a assistência da enfermagem pode contribuir para o enfrentamento e superação das mulheres parturientes no momento do parto? Justificou-se a escola do tema por meio da relevância acadêmica e profissional que essa abordagem apresenta ao âmbito social, em prol da concessão de bem-estar à mulher gestante que se encontra em trabalho de parto e necessita de procedimentos humanizados. O objetivo geral da pesquisa foi compreender as condutas de enfermagem para a redução do uso de técnicas intervencionistas durante o trabalho de parto em prol da autonomia, conforto e segurança à mulher gestante, e os objetivos específicos se referiram a explicar o parto humanizado, apresentar a Lei do Parto Humanizado com vistas à preconização das atitude da Organização Mundial de Saúde (OMS) em prol do bem-estar da parturiente e discorrer sobre as condutas de enfermagem durante esse procedimento. Para a construção do estudo, realizou-se uma revisão de literatura de natureza qualitativa. Dentre os principais resultados, destaca-se que, o parto humanizado é uma prática de saúde que anseia prever qualidade de vida, bem-estar, autonomia, segurança e conforto à mulher durante o trabalho de parto, e para que isso seja efetivado com êxito, as parturientes requerem das intervenções da equipe de enfermagem, a qual corresponde às condutas que promovem o bem-estar e o conforto da parturiente e do bebê durante o parto, além de que prestam auxílio no pós-parto. Em síntese, a enfermagem contribui para que a gestante enfrente o parto de maneira mais leve, com o menor sofrimento possível.2023-04-24T17:12:38Z2023-04-24T17:12:38Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/52712ARAÚJO, Gabrielle Cristyne Santosporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-04-24T17:12:38Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/52712Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-04-24T17:12:38falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-04-24T17:12:38Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv A assistência de enfermagem ao parto humanizado
title A assistência de enfermagem ao parto humanizado
spellingShingle A assistência de enfermagem ao parto humanizado
ARAÚJO, Gabrielle Cristyne Santos
Assistência de enfermagem
Gestação
Parto humanizado
title_short A assistência de enfermagem ao parto humanizado
title_full A assistência de enfermagem ao parto humanizado
title_fullStr A assistência de enfermagem ao parto humanizado
title_full_unstemmed A assistência de enfermagem ao parto humanizado
title_sort A assistência de enfermagem ao parto humanizado
author ARAÚJO, Gabrielle Cristyne Santos
author_facet ARAÚJO, Gabrielle Cristyne Santos
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv ARAÚJO, Gabrielle Cristyne Santos
dc.subject.por.fl_str_mv Assistência de enfermagem
Gestação
Parto humanizado
topic Assistência de enfermagem
Gestação
Parto humanizado
description O trabalho foi sobre a assistência de enfermagem ao parto humanizado, visto que esse momento é muito importante para as gestantes, bem como conta com uma série de direitos da parturiente e deveres da área da saúde para assegurar segurança e conforto ao trabalho de parto. Levantou-se a seguinte indagação: como a assistência da enfermagem pode contribuir para o enfrentamento e superação das mulheres parturientes no momento do parto? Justificou-se a escola do tema por meio da relevância acadêmica e profissional que essa abordagem apresenta ao âmbito social, em prol da concessão de bem-estar à mulher gestante que se encontra em trabalho de parto e necessita de procedimentos humanizados. O objetivo geral da pesquisa foi compreender as condutas de enfermagem para a redução do uso de técnicas intervencionistas durante o trabalho de parto em prol da autonomia, conforto e segurança à mulher gestante, e os objetivos específicos se referiram a explicar o parto humanizado, apresentar a Lei do Parto Humanizado com vistas à preconização das atitude da Organização Mundial de Saúde (OMS) em prol do bem-estar da parturiente e discorrer sobre as condutas de enfermagem durante esse procedimento. Para a construção do estudo, realizou-se uma revisão de literatura de natureza qualitativa. Dentre os principais resultados, destaca-se que, o parto humanizado é uma prática de saúde que anseia prever qualidade de vida, bem-estar, autonomia, segurança e conforto à mulher durante o trabalho de parto, e para que isso seja efetivado com êxito, as parturientes requerem das intervenções da equipe de enfermagem, a qual corresponde às condutas que promovem o bem-estar e o conforto da parturiente e do bebê durante o parto, além de que prestam auxílio no pós-parto. Em síntese, a enfermagem contribui para que a gestante enfrente o parto de maneira mais leve, com o menor sofrimento possível.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-04-24T17:12:38Z
2023-04-24T17:12:38Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/52712
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/52712
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803673022042734592