Odontologia no sus: o papel do atendimento odontológico no sus como redutor da desigualdade

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: SILVA, Aléxia Cristine Martins da
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/55897
Resumo: Quando observada a desigualdade, entende-se que ela vai além dos aspectos econômicos que diferenciam os indivíduos ricos daqueles indivíduos pobres. Essa desigualdade observada no contexto econômico, gera diferenças em outros contextos da vida humana, de modo que o indivíduo mais pobre possui uma carência no acesso a direitos, bens e serviços. Portanto, entende-se que, apesar da saúde ser descrita na Constituição Federal como um direito universal, nem todos os indivíduos possuem um acesso igualitário a este direito. Neste sentido, percebe-se que o acesso a saúde, para os mais pobres, é limitado em razão das suas baixas condições socioeconômicas. Diante deste contexto, o presente trabalho, por meio de uma revisão de literatura, teve como objetivo apresentar o papel do atendimento odontológico, ofertado pelo Sistema Único de Saúde, como redutor da desigualdade no acesso à saúde bucal no Brasil. Diante dos resultados obtidos, nesta pesquisa, foi possível compreender que o atendimento odontológico, ofertado pelo Sistema Único de Saúde, têm possibilitado a muitos indivíduos, em situação de carência, o contato com o profissional cirurgião-dentista. Portanto, compreende-se que os serviços odontológicos, inseridos no SUS, funciona como redutor da desigualdade no acesso à saúde bucal no Brasil, proporcionando qualidade e assistência integral a todos, sem distinção socioeconômica.
id Krot_a66ffe9995041788f50bc9fd6b2f312a
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/55897
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Odontologia no sus: o papel do atendimento odontológico no sus como redutor da desigualdadeSistema único de saúdeOdontologiaSUSDesigualdadeQuando observada a desigualdade, entende-se que ela vai além dos aspectos econômicos que diferenciam os indivíduos ricos daqueles indivíduos pobres. Essa desigualdade observada no contexto econômico, gera diferenças em outros contextos da vida humana, de modo que o indivíduo mais pobre possui uma carência no acesso a direitos, bens e serviços. Portanto, entende-se que, apesar da saúde ser descrita na Constituição Federal como um direito universal, nem todos os indivíduos possuem um acesso igualitário a este direito. Neste sentido, percebe-se que o acesso a saúde, para os mais pobres, é limitado em razão das suas baixas condições socioeconômicas. Diante deste contexto, o presente trabalho, por meio de uma revisão de literatura, teve como objetivo apresentar o papel do atendimento odontológico, ofertado pelo Sistema Único de Saúde, como redutor da desigualdade no acesso à saúde bucal no Brasil. Diante dos resultados obtidos, nesta pesquisa, foi possível compreender que o atendimento odontológico, ofertado pelo Sistema Único de Saúde, têm possibilitado a muitos indivíduos, em situação de carência, o contato com o profissional cirurgião-dentista. Portanto, compreende-se que os serviços odontológicos, inseridos no SUS, funciona como redutor da desigualdade no acesso à saúde bucal no Brasil, proporcionando qualidade e assistência integral a todos, sem distinção socioeconômica.2023-06-02T16:37:13Z2023-06-02T16:37:13Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/55897SILVA, Aléxia Cristine Martins daporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-06-02T16:37:13Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/55897Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-06-02T16:37:13falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-06-02T16:37:13Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Odontologia no sus: o papel do atendimento odontológico no sus como redutor da desigualdade
title Odontologia no sus: o papel do atendimento odontológico no sus como redutor da desigualdade
spellingShingle Odontologia no sus: o papel do atendimento odontológico no sus como redutor da desigualdade
SILVA, Aléxia Cristine Martins da
Sistema único de saúde
Odontologia
SUS
Desigualdade
title_short Odontologia no sus: o papel do atendimento odontológico no sus como redutor da desigualdade
title_full Odontologia no sus: o papel do atendimento odontológico no sus como redutor da desigualdade
title_fullStr Odontologia no sus: o papel do atendimento odontológico no sus como redutor da desigualdade
title_full_unstemmed Odontologia no sus: o papel do atendimento odontológico no sus como redutor da desigualdade
title_sort Odontologia no sus: o papel do atendimento odontológico no sus como redutor da desigualdade
author SILVA, Aléxia Cristine Martins da
author_facet SILVA, Aléxia Cristine Martins da
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv SILVA, Aléxia Cristine Martins da
dc.subject.por.fl_str_mv Sistema único de saúde
Odontologia
SUS
Desigualdade
topic Sistema único de saúde
Odontologia
SUS
Desigualdade
description Quando observada a desigualdade, entende-se que ela vai além dos aspectos econômicos que diferenciam os indivíduos ricos daqueles indivíduos pobres. Essa desigualdade observada no contexto econômico, gera diferenças em outros contextos da vida humana, de modo que o indivíduo mais pobre possui uma carência no acesso a direitos, bens e serviços. Portanto, entende-se que, apesar da saúde ser descrita na Constituição Federal como um direito universal, nem todos os indivíduos possuem um acesso igualitário a este direito. Neste sentido, percebe-se que o acesso a saúde, para os mais pobres, é limitado em razão das suas baixas condições socioeconômicas. Diante deste contexto, o presente trabalho, por meio de uma revisão de literatura, teve como objetivo apresentar o papel do atendimento odontológico, ofertado pelo Sistema Único de Saúde, como redutor da desigualdade no acesso à saúde bucal no Brasil. Diante dos resultados obtidos, nesta pesquisa, foi possível compreender que o atendimento odontológico, ofertado pelo Sistema Único de Saúde, têm possibilitado a muitos indivíduos, em situação de carência, o contato com o profissional cirurgião-dentista. Portanto, compreende-se que os serviços odontológicos, inseridos no SUS, funciona como redutor da desigualdade no acesso à saúde bucal no Brasil, proporcionando qualidade e assistência integral a todos, sem distinção socioeconômica.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-06-02T16:37:13Z
2023-06-02T16:37:13Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/55897
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/55897
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803672991239766016