Aumento do uso de medicamentos psicotrópicos na pandemia COVID-19

Detalhes bibliográficos
Autor(a) principal: MARTA, Elenilton José
Data de Publicação: 2022
Tipo de documento: Trabalho de conclusão de curso
Idioma: por
Título da fonte: Scientia – Repositório Institucional
Texto Completo: https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/65601
Resumo: No início de 2020, a pandemia da doença por coronavírus (COVID-19) levou a uma série de aumentos repentinos e profundos nos sintomas psiquiátricos relatados e mudanças nos métodos de prestação de cuidados de saúde mental. Os mercados de drogas estão cada vez mais complexos. Além de substâncias à base de plantas, como cannabis, cocaína e heroína, centenas de drogas sintéticas foram adicionadas, muitas das quais não estão sujeitas a controle internacional. Também houve um rápido aumento no uso de medicamentos para fins não médicos. Todos os anos, cerca de 500 Novas Substâncias Psicoativas (NPS) são encontrados nos mercados nacionais mundiais. O objetivo geral desta pesquisa é discutir o aumento do uso de medicamentos psicotrópicos durante a Pandemia de COVID-19. Este trabalho set rata de uma revisão bibliográfica em que foram usadas as bases Scielo, Lilacs, Pubmed e Google Academics para a investigação. As palavras-chave utilizadas na busca foram: “Psicotrópicos”, “Pandemia”; “COVID-19”; “Atenção Farmacêutica” e “Uso abusivo de medicamentos”. O uso nocivo e a dependência de substâncias psicoativas, lícitas ou ilícitas, estão associados à deterioração física e mental. Durante a pandemia de COVID-19 registrou-se um aumento de problemas de saúde mental, sendo os transtornos de ansiedade e depressivos continuam a ser particularmente comórbidos, com níveis mais altos de depressão sendo significativamente associados a níveis crescentes de ansiedade e vice-versa. Foi discutido o uso desses medicamentos durante a Pandemia de COVID-19. O consumo dos três subgrupos de drogas psiquiátricas (ansiolíticos, hipnóticos e antidepressivos) aumentou desde o início da pandemia de COVID-19, principalmente em mulheres e idosos, dois dos grupos populacionais mais vulneráveis. Existe um risco de persistência nesta situação.
id Krot_a7ca1d0c6a8a6c9c8cc4676643dbd408
oai_identifier_str oai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/65601
network_acronym_str Krot
network_name_str Scientia – Repositório Institucional
repository_id_str
spelling Aumento do uso de medicamentos psicotrópicos na pandemia COVID-19COVID-19PsicotrópicosPandemiaAtenção farmacêuticaNo início de 2020, a pandemia da doença por coronavírus (COVID-19) levou a uma série de aumentos repentinos e profundos nos sintomas psiquiátricos relatados e mudanças nos métodos de prestação de cuidados de saúde mental. Os mercados de drogas estão cada vez mais complexos. Além de substâncias à base de plantas, como cannabis, cocaína e heroína, centenas de drogas sintéticas foram adicionadas, muitas das quais não estão sujeitas a controle internacional. Também houve um rápido aumento no uso de medicamentos para fins não médicos. Todos os anos, cerca de 500 Novas Substâncias Psicoativas (NPS) são encontrados nos mercados nacionais mundiais. O objetivo geral desta pesquisa é discutir o aumento do uso de medicamentos psicotrópicos durante a Pandemia de COVID-19. Este trabalho set rata de uma revisão bibliográfica em que foram usadas as bases Scielo, Lilacs, Pubmed e Google Academics para a investigação. As palavras-chave utilizadas na busca foram: “Psicotrópicos”, “Pandemia”; “COVID-19”; “Atenção Farmacêutica” e “Uso abusivo de medicamentos”. O uso nocivo e a dependência de substâncias psicoativas, lícitas ou ilícitas, estão associados à deterioração física e mental. Durante a pandemia de COVID-19 registrou-se um aumento de problemas de saúde mental, sendo os transtornos de ansiedade e depressivos continuam a ser particularmente comórbidos, com níveis mais altos de depressão sendo significativamente associados a níveis crescentes de ansiedade e vice-versa. Foi discutido o uso desses medicamentos durante a Pandemia de COVID-19. O consumo dos três subgrupos de drogas psiquiátricas (ansiolíticos, hipnóticos e antidepressivos) aumentou desde o início da pandemia de COVID-19, principalmente em mulheres e idosos, dois dos grupos populacionais mais vulneráveis. Existe um risco de persistência nesta situação.2023-11-06T16:16:18Z2023-11-06T16:16:18Z2022info:eu-repo/semantics/publishedVersioninfo:eu-repo/semantics/bachelorThesisapplication/pdfhttps://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/65601MARTA, Elenilton Joséporreponame:Scientia – Repositório Institucionalinstname:Kroton Educacional S.A.instacron:KROTONinfo:eu-repo/semantics/openAccess2023-11-06T16:16:18Zoai:repositorio.pgsscogna.com.br:123456789/65601Repositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.opendoar:2023-11-06T16:16:18falseRepositório InstitucionalPRIhttps://repositorio.pgsscogna.com.br/oai/request.repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.bropendoar:2023-11-06T16:16:18Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.false
dc.title.none.fl_str_mv Aumento do uso de medicamentos psicotrópicos na pandemia COVID-19
title Aumento do uso de medicamentos psicotrópicos na pandemia COVID-19
spellingShingle Aumento do uso de medicamentos psicotrópicos na pandemia COVID-19
MARTA, Elenilton José
COVID-19
Psicotrópicos
Pandemia
Atenção farmacêutica
title_short Aumento do uso de medicamentos psicotrópicos na pandemia COVID-19
title_full Aumento do uso de medicamentos psicotrópicos na pandemia COVID-19
title_fullStr Aumento do uso de medicamentos psicotrópicos na pandemia COVID-19
title_full_unstemmed Aumento do uso de medicamentos psicotrópicos na pandemia COVID-19
title_sort Aumento do uso de medicamentos psicotrópicos na pandemia COVID-19
author MARTA, Elenilton José
author_facet MARTA, Elenilton José
author_role author
dc.contributor.author.fl_str_mv MARTA, Elenilton José
dc.subject.por.fl_str_mv COVID-19
Psicotrópicos
Pandemia
Atenção farmacêutica
topic COVID-19
Psicotrópicos
Pandemia
Atenção farmacêutica
description No início de 2020, a pandemia da doença por coronavírus (COVID-19) levou a uma série de aumentos repentinos e profundos nos sintomas psiquiátricos relatados e mudanças nos métodos de prestação de cuidados de saúde mental. Os mercados de drogas estão cada vez mais complexos. Além de substâncias à base de plantas, como cannabis, cocaína e heroína, centenas de drogas sintéticas foram adicionadas, muitas das quais não estão sujeitas a controle internacional. Também houve um rápido aumento no uso de medicamentos para fins não médicos. Todos os anos, cerca de 500 Novas Substâncias Psicoativas (NPS) são encontrados nos mercados nacionais mundiais. O objetivo geral desta pesquisa é discutir o aumento do uso de medicamentos psicotrópicos durante a Pandemia de COVID-19. Este trabalho set rata de uma revisão bibliográfica em que foram usadas as bases Scielo, Lilacs, Pubmed e Google Academics para a investigação. As palavras-chave utilizadas na busca foram: “Psicotrópicos”, “Pandemia”; “COVID-19”; “Atenção Farmacêutica” e “Uso abusivo de medicamentos”. O uso nocivo e a dependência de substâncias psicoativas, lícitas ou ilícitas, estão associados à deterioração física e mental. Durante a pandemia de COVID-19 registrou-se um aumento de problemas de saúde mental, sendo os transtornos de ansiedade e depressivos continuam a ser particularmente comórbidos, com níveis mais altos de depressão sendo significativamente associados a níveis crescentes de ansiedade e vice-versa. Foi discutido o uso desses medicamentos durante a Pandemia de COVID-19. O consumo dos três subgrupos de drogas psiquiátricas (ansiolíticos, hipnóticos e antidepressivos) aumentou desde o início da pandemia de COVID-19, principalmente em mulheres e idosos, dois dos grupos populacionais mais vulneráveis. Existe um risco de persistência nesta situação.
publishDate 2022
dc.date.none.fl_str_mv 2022
2023-11-06T16:16:18Z
2023-11-06T16:16:18Z
dc.type.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/publishedVersion
info:eu-repo/semantics/bachelorThesis
format bachelorThesis
status_str publishedVersion
dc.identifier.uri.fl_str_mv https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/65601
url https://repositorio.pgsscogna.com.br//handle/123456789/65601
dc.language.iso.fl_str_mv por
language por
dc.rights.driver.fl_str_mv info:eu-repo/semantics/openAccess
eu_rights_str_mv openAccess
dc.format.none.fl_str_mv application/pdf
dc.source.none.fl_str_mv reponame:Scientia – Repositório Institucional
instname:Kroton Educacional S.A.
instacron:KROTON
instname_str Kroton Educacional S.A.
instacron_str KROTON
institution KROTON
reponame_str Scientia – Repositório Institucional
collection Scientia – Repositório Institucional
repository.name.fl_str_mv Scientia – Repositório Institucional - Kroton Educacional S.A.
repository.mail.fl_str_mv repositorio@kroton.com.br || selma.elwein@cogna.com.br
_version_ 1803673025861648384